Como fazer uma campanha publicitária: redes sociais x mídia tradicional

Na medida em que o uso das redes sociais está crescendo e se diversificando, profissionais de marketing precisam entender como diferentes públicos interagem nestes meios de comunicação, para que eles possam desenhar as melhores estratégias de comunicação para a sua marca.

Sem isso, não há como fazer uma campanha publicitária de sucesso.

Para entender melhor os hábitos e as preferências de consumo de conteúdo e informação de diferentes faixas etárias, realizamos um estudo com 1.000 respondentes no Brasil distribuídos de acordo com a população, em Novembro de 2016, que explora o comportamento em relação ao uso de redes sociais em comparação com os meios de comunicação tradicionais.

Veja os resultados abaixo!

Pesquisa analisa como fazer uma campanha publicitária nas mídias mais efetivas

Com base nas respostas, o Whatsapp, o Facebook, Google e Youtube são os canais mais populares entre o público, e devem se priorizados para se obter os melhores resultados nas campanhas.

Dos entrevistados:

  • 91% dizem usar o Whatsapp
  • 87% dizem o Facebook
  • 85% o Google
  • 84% o Youtube
como fazer uma campanha publicitária
Quais desses veículos você utiliza?

Por outro lado, Instagram, Snapchat, Twitter, Rádios e Jornais tem um uso que pode ser considerado nichado.

Entre os jovens, o Snapchat e o Twitter tem penetração maior, mas ainda tem menor relevância do que as outras redes sociais. Em comparação, a população mais velha (acima de 40 anos) usa pouco o Twitter e praticamente não usa o Snapchat.

O Instagram tem penetração um pouco maior entre os mais velhos, mais ainda é pouco relevante quando comparada com as redes sociais mais populares. Entre os mais jovens, o Instagram também tem uma relevância menor do que o Facebook e o Youtube, por exemplo.

Portanto, é importante para quem quer entender como fazer uma campanha publicitária de sucesso que a análise das pesquisas deve ser criteriosa, par se evitar o desperdício de recursos em mídias que não são efetivas para o seu público.

Meios de comunicação tradicionais perdendo força

Para que serve uma campanha publicitária? Para levar seu público-alvo a uma ação, geralmente de compra, por meio do uso de mensagens enviadas através dos meios de comunicação mais adequados.

Nesse contexto, se você pretende aprender como fazer uma campanha publicitária de sucesso, leve em conta que os meios de comunicação tradicionais estão perdendo força, como indicam os dados a seguir.

O gráfico abaixo, por exemplo, nos mostra que as mídias mais tradicionais como a televisão e o rádio, por mais que tenham alta penetração, estão perdendo relevância, especialmente entre a população mais jovem.

O consumo de conteúdo de jornais e revistas impressas também segue este mesmo padrão.

como fazer uma campanha publicitária
Quais veículos você deixou de utilizar ou reduziu bastante o uso?

Por outro lado, o uso do Snapchat também apresentou uma queda, inclusive entre os mais jovens, que são os principais consumidores da plataforma.

Entre os usuários da plataforma, a frequência de uso ainda é alta, mas está em queda, o que pode ser uma consequência direta do lançamento de serviços semelhantes, como o Instagram Stories, lançado em agosto de 2016.

Este post de nosso blog pode ajudar a entender melhor este tipo de comportamento: É possível pensar em campanhas tradicionais para consumidores modernos?

Frequência nas redes sociais x mídia tradicional

Quando comparamos a aderência às redes sociais com a aderência aos canais de mídia mais tradicionais, fica claro que as redes estão ganhando espaço como plataformas para consumo de conteúdo entre todas as gerações. Porém, essa diferença é mais notável entre os jovens do que entre a população mais velha.

Pra ver mais dados como estes, acesse nosso estudo: Millennials: uma comparação com a Geração X

A televisão ainda é um meio de comunicação muito relevante entre todas as gerações, mas o consumo de mídia por meio dela tem caído entre os jovens, que estão cada vez mais optando por outras fontes como as plataformas de streaming, que tem muito mais usabilidade mobile, por exemplo.

Ao observarmos os dados apresentados no gráfico abaixo, podemos ver que a relação entre a aderência à televisão varia de acordo com a idade: quanto mais jovem menor a frequência de consumo de mídia pela televisão.

Essa mesma relação pode ser observada quanto ao consumo de mídia pelo rádio, que possivelmente está perdendo espaço para plataformas de compartilhamento de música como o Spotify.

como fazer uma campanha publicitária

Com que frequência você utiliza cada um dos veículos?

O Youtube tem alta aderência em todas as gerações, mas por outro lado demonstrou uma frequência menor quando comparado com os meios de comunicação tradicionais.

Isso indica que o hábito de consumo pelo Youtube ainda não foi consolidado, apesar das pessoas acessarem a plataforma.

Levando em conta para que serve uma campanha publicitária, este tipo de pesquisa sobre os meios de comunicação é de fundamental importância. Sem dados como esses sobre as mídias mais adequadas, não tem como fazer uma campanha publicitária de sucesso, por mais criativas e persuasivas que sejam as peças de comunicação criadas.

  
 

Posts relacionados