Pesquisa de marketing: o que é e por que é tão importante?

itas pessoas tem uma impressão errada do que é pesquisa de marketing – que se refere apenas a questionários feitos para saber o que o consumidor acha sobre uma marca ou propaganda. Embora esse tipo de pesquisa use questionários, sua atividade envolve muito mais do que isso.

Veja esse exemplo de pesquisa aplicada:

Após assistirem inúmeras horas de vídeo de consumidores entrando em lojas, supermercados, bancos e outras lojas varejistas de grande porte, pesquisadores de marketing passaram a sugerir que não se investisse na elaboração de gôndolas nos 10 primeiros metros da entrada das lojas, pois essa é considerada uma área de “descompressão”. Ou seja, essa é uma área na qual os consumidores ainda estão se orientando na loja e estão menos predispostos a selecionar produtos para comprar.

De forma similar, estes mesmo pesquisadores identificaram que a maior parte dos consumidores tendem a virar à direita assim que entram nas lojas, não porque a maior parte é destra, mas porque estão acostumados a dirigir pela direita.

Você já notou isso ao entrar em uma varejista de grande porte?

Definindo Pesquisa de Marketing

Segundo Philip Kotler, um dos maiores ícones do marketing mundial:

“Pesquisa de Marketing representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”

Em outras palavras, é uma forma de coletar dados pertinentes que vão servir como base na hora de tomar decisões para solucionar problemas relativos à empresa, tais como: se consumidores estão satisfeitos com o seu produto/serviço, como eles reagiriam à uma mudança de preço ou de produto, como eles veem o seu produto/serviço em comparação ao produto/serviço concorrente, etc.

Por que usar pesquisa de marketing?

Uma empresa de sucesso precisa se adaptar de forma constante às mudanças do mercado, e responder à essas mudanças por meio de publicidade e do desenvolvimento de novos produtos/serviços que aumentem seu valor percebido pelos consumidores. Então, soluções para grandes problemas de negócio podem ser encontradas por meio da pesquisa de marketing.

Todos que planejam atuar em empresas devem entender o que uma pesquisa de marketing pode fazer. Todos os dias, diretores de marketing e de produto são requisitados para tomar decisões, às vezes pequenas, às vezes muito complexas, mas todas elas serão muito mais assertivas quando baseadas no uso inteligente desse tipo de pesquisa.

Tomar decisões assertivas depende totalmente da qualidade dos inputs utilizados, e a pesquisa tem papel essencial em traduzir dados em informações que sejam úteis.

Quem faz pesquisa de marketing?

Qualquer negócio que procure eficiência na atração e retenção de clientes em mercados competitivos se foca em estratégias diversas de marketing.

O departamento de marketing, por sua vez, cria estratégias que se alinham com esses objetivos de atração e retenção, mas o fazem corretamente apenas se conhecem bem o seu publico-alvo. Esse conhecimento é desenvolvido por meio da pesquisa de marketing, usando tanto projetos pontuais para solução de problemas como com projetos recorrentes para monitorar o mercado.

Além da área de marketing, o sucesso de pessoas de outros departamentos é significativamente ampliado por meio do conhecimento em pesquisa de marketing. Por exemplo, muito do que é uma consultoria estratégica é baseada em pesquisa. Empreendedores, também por exemplo, aumentam suas chances de atingir um mercado corretamente se entenderem melhor o fit de seu produto com a demanda de mercado.

O público que se beneficia de pesquisa de marketing não se restringe apenas a departamentos tradicionais das empresas. Por exemplo, o desenvolvimento de propriedades usa pesquisa de marketing para entender o desejo dos residentes da região, desde a localização de shopping centers até um parque do bairro. Políticos usam pesquisa de marketing para preparar suas estratégias de campanhas, discursos e intenção de votos.

Posts relacionados