Afinal, o que é pesquisa de marketing? Como usar na empresa?

O que é pesquisa de marketing

Neste post, vamos explicar qual a relação entre a área de marketing e a de pesquisa de marketing. Você vai entender definitivamente o que é pesquisa de marketing, o que faz com que uma área dependa do outra e o que suas funções e aplicações representam para as empresas.

Vamos lá!

O que é pesquisa de marketing: 4 tópicos fundamentais

Para que fica ainda mais fácil para você entender o que é pesquisa de marketing e a relevância de seu papel na empresa, dividimos nossa abordagem em 5 tópicos, com conceitos que você precisa conhecer o relembras para que tudo fique bem claro.

1- A função do Marketing

Podemos dizer que a principal tarefa do marketing é criar valor para seus consumidores, e valor podemos definir da seguinte forma:

“A comparação entre a percepção de benefícios que os consumidores recebem ao comprar e usar produtos e serviços, com a percepção dos custos incorridos na troca por eles”

Consumidores que estão dispostos e são capazes de realizar trocas, as fazem quando os benefícios das trocas excedem seus custos e os produtos ou serviços oferecem valor superior quando comparados com suas alternativas.

Na intenção de criar esse valor para seus consumidores e estimular a venda, o marketing foca seus esforços e ações em elementos do produto ou serviço que chamam de marketing mix, também conhecidos como os quatro “P”s do marketing:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça (canais de distribuição);
  • Promoção (comunicação).

2- Ambiente incontrolável gera necessidade de informações

Vimos que o marketing desenvolve estratégias que combinam elementos do marketing mix de forma complementar, numa forma que eles possam influenciar positivamente a percepção de valor bem como o comportamento dos consumidores.

Essa tarefa seria muito mais fácil se todos os elementos que afetam a percepção de valor dos consumidores estivessem sob controle do departamento de marketing e se toda reação dos consumidores para cada mudança realizada fosse previsível.

No entanto, um grande número de fatores que impactam no sucesso das estratégias de marketing, incluindo o social, econômico, político, legal, natural, tecnológico e competitivo, estão além do controle do marketing e, fora isso, o comportamento dos consumidores é totalmente imprevisível.

Ou seja, os consumidores estão no centro das atividades de uma empresa e a sua satisfação (isso é, aumento da percepção de valor) é alcançada por meio de ajustes simultâneos do marketing mix. Mas, os resultados destes ajustes são incertos porque as atividades do marketing ocorrem em um ambiente incontrolável.

Consequentemente, um gestor de uma área de marketing, bem como todos aqueles que se envolvem na tomada de decisão e construção de estratégias, tem uma constante e urgente necessidade de obter informações.

Nesse contexto, o que é pesquisa de marketing? Ora, é ela a responsável por prover essas informações para auxiliar a área de marketing no processo de tomada de decisão.

3- O que a pesquisa de marketing representa nas empresas

A área de pesquisa de marketing é então o elo de comunicação da empresa com o consumidor e o ambiente em que se insere. Ela é o meio pelo qual a empresa gera, transmite e intercepta informações sobre o consumidor, relacionadas ao sucesso das estratégias de marketing da empresa.

A definição para pesquisa de marketing atribuída pela American Marketing Association’s (AMA) dá ênfase ao papel de elo com a informação:

“Pesquisa de marketing é a função que “linka” o consumidor, o comprador e o público ao marketing por meio da informação – informação usada para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar, refinar e avaliar ações de marketing; monitorar a performance de marketing; e melhorar nosso entendimento sobre o marketing como um processo”

Resumidamente, essa definição indica que a área de pesquisa de marketing provê informação para as pessoas em pelo menos quatro grandes áreas:

  • Geração de ideias para ações de marketing, incluindo identificação de problemas e oportunidades
  • Avaliação de ações de marketing
  • Comparação de performance versus objetivos
  • Entendimento geral do marketing como processo

Dentro das atividades do marketing, os tópicos de pesquisa de marketing alcançam todos os aspectos do negócio, principalmente:

  • Produto: testes de conceito, desenvolvimento de nomes, teste de embalagens
  • Preço: custo, preço, elasticidade, demanda de mercado, potencial de vendas e projeções
  • Praça (distribuição): teste de website, performance de canais, cobertura e exposição, exportação
  • Promoção: eficiência de mídia, imagem de marca, comissão de vendas
  • Comportamento do consumidor: segmentação de mercado, lembrança de marca, satisfação, preferência de marca, atitudes e comportamento.
  • Pesquisa corporativa: tendências de mercado e diversificação de oportunidades

Agora que você entendeu melhor o que é pesquisa de marketing e sua definição, vamos nos aprofundar em suas funções entro da empresa.

4- Pesquisa de marketing de acordo com a sua função

Uma outra forma de se enxergar o que é pesquisa de marketing dentro das empresas se dá em função de como a gestão a usa: para planejamento, para resolução de problemas ou para controle.

Quando usada para planejamento, ela lida muito mais com a determinação de quais oportunidades de marketing são viáveis e quais não são promissoras. Quando as oportunidades são descobertas, a pesquisa de marketing fornece estimativas do seu tamanho e escopo, para que o marketing possa melhor avaliar os recursos que precisará para desenvolvê-las.

Quando usadas para resolução de problemas, esse tipo de pesquisa é focado em auxiliar decisões de curto e longo prazo referentes ao marketing mix.

E quando orientada a controle, a pesquisa auxilia a gestão em como isolar pontos de problemas e monitorar as operações atuais.

Depois destes esclarecimentos, ficou mais claro para você o que é pesquisa de marketing e o papel que ocupa nas organizações empresariais?

Se sua empresa está precisando desenvolver uma pesquisa de marketing, confira esta postagem de nosso blog e descubra uma solução ágil e viável para este desafio: Projetos certificados MindMiners: como criar uma pesquisa automática?

Posts relacionados