Metodologias MindMiners: Estratégia de Comunicação e Marca


clock
5 min
Metodologias MindMiners: Estratégia de Comunicação e Marca

Ao realizar um planejamento de comunicação e mídia, o profissional de agência de publicidade ou empresa de grande porte terá que escolher os meios de comunicação para veicular a sua campanha, e sabemos que um canal de comunicação ou rede social podem ter uma vida útil curta, ou seja, em questão de meses seus usuários buscam algo novo. A mesma lógica, por vezes, também se aplica às marcas e aos produtos, uma vez que os consumidores estão em constante mudança e evolução.

Por esses motivos, realizar pesquisa de mercado periodicamente com os seus consumidores é fundamental para alcançar seus objetivos de comunicação.

Pensando na regularidade dessas pesquisas de mercado, que irão embasar toda a estratégia de comunicação e marca do seu negócio, a MindMiners disponibiliza na plataforma de human analytics uma categoria inteira de questionários prontos para uso, desenvolvidos por especialistas em pesquisa.

Esses questionários prontos estão dentro das Metodologias MindMiners, que são divididas em quatro categorias:

  • Comportamento do consumidor
  • Inovação e Desenvolvimento de Produto
  • Estratégia de Comunicação e Marca
  • Satisfação e Experiência do Cliente

Como utilizar na prática

Dentro da categoria que você escolher, selecione o questionário ideal para a sua pesquisa. O questionário está pronto, e por conta disso, somente alguns campos são editáveis, na tela de set-up. Cada metodologia tem a sua tela de set-up, com informações que são normalmente nome da empresa ou marca, logo, campanha ou embalagem que está sendo testada, objetivo da comunicação, entre outros.

Após a coleta de respostas de questionários feitos somente com as Metodologias MindMiners, são gerados automaticamente os Dashboards de Resultados, relatórios analíticos que otimizam o tempo dedicado à análise dos resultados e proporcionam mais autonomia nessa etapa da pesquisa.

Nesse artigo, vamos apresentar os questionários prontos da categoria de Estratégia de Comunicação e Marca, que faz parte das Metodologias MindMiners. Veja como e quando usá-los, e exemplos práticos.

3 questionários prontos para aprimorar seu planejamento de comunicação e mídia

[1] Pré-teste de Comunicação

Descrição: Esse tipo de pesquisa procura mensurar se a mensagem da comunicação de determinada marca (seja por vídeo, imagem ou apenas uma ideia) está sendo transmitida corretamente, o quanto é capaz de passar credibilidade e se estimula o engajamento do público-alvo.

Temos dois questionários prontos de pré-teste na plataforma de human analytics da MindMiners: o primeiro para avaliar uma campanha, peças publicitárias, ou até mesmo uma ideia, o “Pré-teste de comunicação”, e outro para comparar duas campanhas  e verificar qual delas é a melhor, que é o “Teste comparativo de campanha".

São 27 questões no questionário de Pré-teste, e 44 no de Teste comparativo de campanha. Em ambos os questionários, na configuração do questionário (set-up), existem campos para serem preenchidos com: nome da marca; categoria de mercado; comunicação a ser testada (Comunicação 1 / Comunicação 2, no caso do Teste comparativo); mensagem da comunicação; objetivo da comunicação e bloco pré-teste de peças de apoio (se houverem, no Pré-teste de comunicação).

O Pré-teste de Comunicação é importante para evitar insatisfação do público-alvo com a sua campanha, além de crises e imagens negativas para a marca.

Na plataforma:

[2] Pós-teste de Comunicação

Descrição: Como o nome já diz, esse questionário é usado para que o seu público-alvo avalie (em formato de imagem, posts ou vídeos) as suas campanhas após elas serem veiculadas. De maneira geral, esse teste tem como objetivo avaliar:

  • A eficiência da campanha em termos de lembrança de marca
  • A penetração e entrega da campanha por canal
  • Se a mensagem da comunicação foi transmitida corretamente
  • O quão fácil é compreendê-la e se o público a entende
  • O quanto a peça transmite credibilidade e diferenciação para a marca
  • O quanto chama a atenção e estimula o engajamento do público alvo

O questionário é composto por 24 questões, e os campos a serem preenchidos na configuração do questionário (set-up), são: nome da marca; categoria de mercado; funil de consumo; brand lift (apenas para comunicação em vídeo); comunicação; mensagem da comunicação; marca associada à propaganda (depois de ver as imagens da comunicação, o respondente deverá indicar de qual marca ele acredita que seja o anúncio/propaganda) e objetivo da comunicação.

A metodologia de Pós-teste de Comunicação permite que você levante dados sobre a sua campanha publicitária já veiculada, tanto sobre a avaliação do seu público-alvo, quanto sobre a compreensão, sentimentos, engajamento e intenção de compra.

Na plataforma:

Saiba mais: Entenda como foi realizada e o resultado da pesquisa de pós-teste de comunicação do Dia dos Namorados - Campanha #Brumar para C&A.

[3] Saúde de Marca

Descrição: A Metodologia de Saúde de marca é uma pesquisa desenvolvida para rastrear a sua marca, medir a sua força, e entender como seus consumidores se relacionam com os seus produtos e serviços, o que pensam e sentem sobre a marca. Com ela, é possível ter um panorama da sua marca, desde o cenário de categoria em que ela está inserida, até entender se as percepções que os consumidores possuem sobre ela estão realmente alinhadas com seus objetivos de negócio. Essa metodologia te permite:

  • Medir os níveis de conhecimento e consumo da marca
  • Rastrear novos participantes na sua categoria, e comparar como a sua marca é percebida em relação aos concorrentes
  • Monitorar a reputação da marca e identificar com rapidez as mudanças no sentimento ao longo do tempo
  • Acompanhar as percepções sobre a sua marca e rastrear o impacto das campanhas de branding

O questionário de Saúde de marca é composto por 28 questões, e deve ser preenchido na parte de  configurações do questionário (set-up) com as informações específicas da sua marca: nome e logo da marca; categoria de atuação; nomes e logos de 3 ou mais concorrentes; frequência de consumo e atributos de imagem que deseja avaliar.

A maioria das empresas que se preocupa com a saúde da marca, realiza o "tracking de marca" mensal a trimestralmente. Portanto, um total de até 12 ondas por ano.

Se o fluxo de campanhas publicitárias da sua marca for alto, pode aumentar a frequência do uso da metodologia, para entender como elas estão contribuindo para a sua marca.

Na plataforma:

Conclusão

A plataforma da MindMiners é ideal para quem procura trabalhar com questionários prontos para uso, como exemplificamos neste artigo, ou criar seus projetos de pesquisa do zero. Combinamos o conhecimento de especialistas e nossa tecnologia ágil para entregar os melhores resultados utilizando pesquisa digital.

Faça um free-trial e tenha acesso a diversos questionários, clusters e muito mais.

Ficou com alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários.


Início