O que você precisa para desenvolver um planejamento de comunicação

Definir a estratégia de comunicação de uma empresa significa, inevitavelmente, fazer escolhas. Nessas horas, deixar que a intuição decida pode aumentar, e muito, os riscos de fracasso.

Por isso, profissionais renomados pregam que os responsáveis – sejam eles a área de planejamento de uma agência ou o departamento Marketing – devem investir uma parte significativa do tempo de desenvolvimento de um projeto focados no levantamento de informações. Aqui, as possibilidades são muitas. Sejam essas informações oriundas de desk research ou de pesquisas contratadas sob medida, é uma prática bastante comum combinar dados de fontes distintas para estudar, traçar caminhos possíveis e, a partir daí, traçar caminhos com mais segurança.

O objetivo deste artigo é te orientar nessa busca. Compreender quais informações são fundamentais para que você possa começar a desenvolver seu planejamento de comunicação e onde você poderá obtê-las vai facilitar o trabalho e te fazer poupar muito tempo. Preparado?

Informações sobre a marca

Um bom planejamento de comunicação deve começar focado em compreender a marca para o qual ele se destina. A definição da missão e visão da empresa, propósito de atuação e objetivos à longo prazo constitui um processo importante para assegurar alinhamento e coerência, garantindo um maior retorno sobre o investimento em comunicação.

Informações sobre os produtos e serviços

O que você vai comunicar ao seu público? Quais são as principais características do produto/serviço que a sua empresa oferece? E o que te destaca dos concorrentes em termos de oferta de valor? É essencial que você consiga responder todas essas perguntas para desenvolver seu planejamento.

Informações sobre o segmento de atuação

O segmento de atuação também deve ser analisado. Quais são as principais ameaças e oportunidades do mercado no qual a empresa está inserida? Quem são os seus principais concorrentes e como eles se posicionam no mercado? Aqui, é preciso expandir a arena competitiva. Considere competidores diretos e indiretos, olhe para a fora e busque inspiração de players que já estejam em estágios mais avançados do negócio.

Informações sobre os consumidores

Por fim, e para realizar um planejamento de comunicação eficaz, você precisa compreender o comportamento do público alvo. Conheça a fundo suas necessidades, seus hábitos de consumo e preferências. Além disso, tente localizar a empresa na vida de cada um: como percebem a marca e os concorrentes? É importante avaliar também quais são os canais de comunicação mais eficientes para falar com cada um deles. A pesquisa é a ferramenta mais indicada para responder tais perguntas.

Aqui você vai poder entender um pouco mais sobre como a pesquisa de mercado pode te ajudar no desenvolvimento de um planejamento de comunicação.

Com essas informações em mãos você estará preparado para desenvolver, com assertividade, os melhores planejamentos de comunicação para sua empresa e/ou para seus clientes. No final, são resultados como esse que fazem com que percebam cada vez mais valor no seu trabalho.

Caso esteja pensando em fazer uma pesquisa para embasar seu próximo planejamento, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre pesquisa automatizada. Essa novidade poderá te ajudar a poupar tempo e dinheiro. Cadastre-se na nossa plataforma e faça um teste.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz