Inovação em Marketing: práticas para implementar em 2018

Confira as principais tendências de inovação que têm surgido no marketing e que devem ser cada vez mais incorporadas nas estratégias das empresas.


clock
2 min
Inovação em Marketing: práticas para implementar em 2018

Com a tecnologia digital em crescimento constante, as empresas tem inúmeras frentes e formatos para se comunicar e se relacionar com seus consumidores. Por isso, profissionais de marketing devem estar sempre atentos às tendências do mercado para que possam se diferenciar frente à concorrência.

Nesse post, vamos apresentar algumas práticas de inovação em Marketing que têm surgido e que devem ser cada vez mais incorporadas nas estratégias das empresas. Confira!

Conteúdo interativo e visual

O foco do marketing deve ser cada vez mais na experiência do consumidor, já que, no contexto digital em que estamos inseridos hoje, engajamento é tudo. O sucesso de uma estratégia de marketing vai depender de como o consumidor reage ao conteúdo das marcas. Por isso, o formato de conteúdo interativo vai ser essencial para conceber estratégias de marketing eficientes. Trata-se de um jeito altamente eficaz de captar a atenção do consumidor. E, com o desenvolvimento do meio digital as possibilidades de engajamento entre marcas e consumidores são praticamente infinitas.

Vídeo em tempo real

Dentro das opções de formato de conteúdo interativo, o vídeo em tempo real pode ser visto como a maior tendência. Por meio da transmissão em tempo real, as marcas conseguem criar conteúdo visualmente rico e, ao mesmo tempo, proporcionar uma conexão profunda com a sua audiência.

A popularização das redes sociais permite que as marcas possam explorar mais a fundo diferentes formatos de vídeo, já que não estão mais engessadas no formato molde dos canais de mídia tradicionais. Isso, junto com o crescimento do uso do mobile, que significa que as pessoas podem assistir a vídeos a qualquer momento, faz com que a promoção de vídeos de alta qualidade e em tempo real seja uma tendência bastante relevante dentro do marketing.

Micro-moments

Com o crescimento do uso de smartphones, explorar e antecipar os micro-moments pode ajudar a criar um laço definitivo com quem consome sua marca. 96% dos consumidores utiliza o smartphone para pesquisar uma informação imediatamente quando surge uma dúvida sobre alguma coisa. As marcas que conseguirem antecipar esse momento e entregar ao consumidor a informação que ele precisa na hora que ele deseja vão ser aquelas que conquistarão e fidelizarão consumidores.

Chatbots

Os chatbots estão sendo cada vez mais usados como forma prática de manter um relacionamento próximo com o consumidor. O objetivo da ferramenta é facilitar a comunicação entre marca e consumidor e extrair informações sobre o seu comportamento de consumo, ajudando as empresas a construírem estratégias de marketing mais eficientes – e de forma rápida e precisa.

Internet das coisas

A evolução da internet das coisas está causando impacto em diversas indústrias. Dentre elas, o marketing. A quantidade de informação que é gerada por meio dos aparelhos wearable está crescendo, o que significa que as marcas tem cada vez mais oportunidades de ouvir e responder aos anseios do seu público.

Além disso, esse tipo de tecnologia surge como uma oportunidade para profissionais de marketing criarem uma ponte entre suas estratégias no plano físico e no digital. Por meio dos aparelhos wearable, marcas podem se comunicar com o consumidor virtualmente enquanto ele está na loja física, criando uma experiência envolvente e interativa.

Diante de tantas mudanças e de tendências que apontam para o nascimento de um novo consumidor, é fundamental que as empresas e, consequentemente, seus times de Marketing estejam preparados. Ouvir o que os consumidores têm a dizer, entender como encaram tantas novidades e descobrir o que esperam quando o assunto é consumo são perguntas que precisam de respostas.

Nesse aspecto, a pesquisa digital deve ser encarada como uma grande aliada por sua assertividade, agilidade e custo-benefício. Quer saber mais sobre suas aplicações práticas? Leia aqui.


Início