UX/UI: tendências de design e usabilidade para 2022

As 10 principais tendências de UX/UI design: confira as análises e previsões de nossos especialistas para que seus visitantes e usuários tenham a melhor experiência de interação.


clock
8 min
UX/UI: tendências de design e usabilidade para 2022

O design da interface do usuário (UI) e da experiência do usuário (UX) são essenciais para uma experiência do cliente clara e confortável com aplicativos e sites. Segundo as estatísticas, 88% dos visitantes não voltam a um site se ele oferecer uma experiência ruim ou não permitir encontrar rapidamente uma solução para o seu problema.

Nesse sentido, saiba que as tendências de design nesta área estão sempre em constante mudança. Por isso, você precisará desenvolver continuamente o design de seus apps ou sites para refletir tais tendências e oferecer experiências cada vez melhores.

Para te ajudar nessa missão, reunimos os pontos mais relevantes a serem considerados em UI e UX para 2022. Observe que algumas das tendências passadas continuam mais firmes do que nunca no mercado.

Contudo, apesar de não ser novidade, elas continuam em constante evolução. Ao utilizar as orientações a seguir, você será capaz de criar um site atraente e interessante para os visitantes e aprimorar sua usabilidade e navegabilidade. Acompanhe!

Perspectiva Mobile-First

A estatística que mostra que existem 7,1 bilhões de usuários de celulares em todo o mundo é um forte argumento a ser considerado quando o assunto é tendência de design. Saiba que mais da metade do tráfego em sites comerciais vem de dispositivos móveis.

Até 2025, espera-se que 7,5 bilhões de pessoas tenham smartphones e outros dispositivos móveis.

Para tornar a experiência de uso cada vez mais acessível e prazerosa, esses aparelhos ficam cada vez mais responsivos  e versáteis, oferecendo muitas opções aos usuários. Isso significa que, ao desenvolver projetos para web ou aplicativo, você precisa priorizar a experiência para dispositivos móveis.

desenhos de três dispositivos que são usados de forma integrada pelos usuários: smartphone, tablet e computador.
Photo by web-cart.com

Personalização avançada

Esta tendência ainda permanece no topo do design de UX e UI. Se antes bastava considerar os interesses dos segmentos de grupos-alvo, a personalização agora está se tornando ainda mais necessária, pois leva em consideração as especificidades de cada usuário individual.

Isso é facilitado pela inteligência artificial e tecnologias de aprendizado de máquina. Com a ajuda deles, é possível analisar o comportamento humano e recomendar conteúdos mais relevantes. Talvez o exemplo mais notável dessa tendência seja a Netflix.

Pesquisa e controle por voz

O uso de assistentes de voz (Google Assistant, Alexa, Siri) tornou-se algo muito comum para as pessoas e a popularidade cresce a cada dia. É muito provável que, em breve, o uso da voz para pesquisas e para controle de tarefas concorra com os meios mais tradicionais existentes .

mulher sorrindo e olhando para o smartphone.
Photo by quasa.io

A interface do usuário por comando de voz (VUI) é conveniente principalmente porque economiza tempo e permite que você não insira texto na interface. Sendo assim, as tecnologias modernas de aprendizado de máquina oferecem muitas  oportunidades.

Portanto, vale a pena encontrar elementos no site com os quais os usuários possam interagir com a voz e implementar essa solução.

Mais elementos 3D

Essa tendência também não é nova. No entanto, definitivamente, haverá mudanças nela em 2022. Atualmente, existe a tendência de usar elementos tridimensionais grandes e bastante uniformes.

Porém, o problema é que eles aumentam o tempo de carregamento da página ou o tempo de abertura do aplicativo móvel.

Por isso, acredita-se que em 2022 os designers irão focar em frameworks pequenos para reduzir o tempo de abertura e carregamento. Mas, por que precisamos de elementos 3D? Veja algumas das formas de aplicação:

melhorias de usabilidade;
atrair a atenção;
adicionar originalidade;
complementar o design.

A tendência 3D torna o site mais interessante. Visuais únicos atraem o público e fazem pleno uso do espaço disponível. Acredita-se que a presença de elementos tridimensionais aumenta a probabilidade de manter o usuário na página e melhora significativamente sua capacidade de indexação.

Neomorfismo

Uma das principais tendências em 2020 e 2021 continua relevante. O neomorfismo é uma fusão dos conceitos de “novo” e "esqueumorfismo" (interface realista).

Caracteriza-se por uma fusão de realismo e futurismo. Para fazer isso, use desfoque, correção da intensidade da sombra e outros efeitos.

O resultado final é um visual mais agradável e moderno. Estas são imagens que você vai querer olhar por um longo tempo, pois elementos projetados individualmente neste estilo são sempre atraentes.

figuras projetam as imagens do tipo de projeção ideal para os ícones dos apps nos smartphones
Photo by taffinc.com

Você pode começar com um logo projetado neste estilo. Sendo assim, é possível criá-lo sozinho, sem a necessidade de um designer. Serviços especializados, como um construtor de marca como o Logaster, possibilitam a geração independente de variantes de logo e experiências com design.

Modo escuro

Muitos desenvolvedores já implementaram o modo escuro em sites ou aplicativos em 2020. Acredita-se que a equipe de design da rede social Instagram foi a primeira a fazer isso, mudando completamente a aparência do aplicativo móvel.

Vale dizer que, apesar de ser um experimento, essa estratégia foi rapidamente adotada pelos desenvolvedores da Apple. Depois que o modo escuro apareceu em dispositivos com iOS e macOS, a tendência se tornou mundial.

Acredita-se que em 2022, quase todos os aplicativos móveis oferecerão um design escuro como alternativa. Porém, não estamos falando apenas da “tela preta”, como também de outras cores: marrom, verde escuro, preto e azul, etc.

Isso se aplicará não apenas a jogos e multimídias, mas a outros aplicativos móveis — incluindo apps de mensagens instantâneas.

imagens de telas de smartphones e desktop no modo escuro
Photo by blog.doist.com

Além disso, o modo escuro pode ir além do celular e chegar aos sites para desktop em 2022. O número de sites com opções alternativas de design também aumentará: os usuários poderão escolher a cor da interface que lhes convêm.

Entenda alguns dos motivos que fazem do tema escuro bastante popular:

permite destacar melhor os detalhes individuais;
economiza a bateria do celular;
é mais confortável para a visão.

O crescente interesse no design do modo escuro está mudando a interface familiar de muitos sites e aplicativos. Por isso, especialistas da área acreditam que, nos próximos anos, o número de sites e programas para celulares que vão fazer uso desta nova opção continuará crescendo.

Novas fontes

Mudanças tipográficas acontecem todos os anos. Isso é fácil de explicar: os usuários rapidamente se cansam de ver as mesmas fontes em textos em sites e aplicativos.

Deve-se notar que desde 2020 existe uma tendência de usar vários tipos de fontes na mesma página ao mesmo tempo. No entanto, essa tendência mudará para um estilo uniforme até 2022.

Ao mesmo tempo, muitos designers vão deixar de lado o minimalismo, pois essa solução não pode mais ser chamada de única. A abundância de fontes simples levou à criação de milhares de sites repetitivos.

Porém, uma fonte é um elemento de design e ela deve complementá-lo. Em 2022, muitos desenvolvedores se concentrarão em usar uma única fonte para seus projetos e abandonarão as soluções clássicas.

Confira as características esperadas desta tendência:

fonte serifada;
alteração do tamanho da fonte de palavra para palavra;
imposição de uma fonte translúcida sobre uma opaca;
adição de itálico e saturação.

Veja alguns exemplos dessas novas fontes:

Alteração do tamanho da fonte de palavra para palavra. Photo by Dribble
Adição de itálico e saturação. Photo by Dribble

Aqui, a questão é a seguinte: se você quiser usar essa tendência e destacar seu projeto dos demais, terá de se afastar das fontes familiares e conhecidas, escolhendo algo original e, ao mesmo tempo, conveniente para os usuários.

Microinterações

Surpreendentemente, a maioria dos desenvolvedores modernos ignoram essa valiosa maneira de comunicação com o usuário, apesar das microinterações afetarem diretamente o crescimento do público e as taxas de resposta. No entanto, isso deve mudar em 2022.

Além disso, as microinterações se tornarão uma tendência chave no desenvolvimento do design moderno. Elementos dessa nova tendência são:

respostas táteis no aplicativo móvel;
a capacidade de alterar a tonalidade para cada um dos estados do programa;
visualização do processo de carregamento da página;
transições animadas;
reação interessante (única) às ações do usuário — por exemplo, ao pressionar botões.

Essa tendência será capaz de deixar a interação do usuário com um app ou site mais humanizada. Isso se explica pelo fato de que a pessoa perceberá de forma mais clara o contato e uma resposta mais pessoal.

As emoções evocadas se tornarão fatores fundamentais para passar mais tempo nas páginas e retornar a elas no futuro. Não é apenas uma melhoria no desempenho, mas também um aumento na reputação da marca.

Desempenho do design

À medida que os padrões de comunicação evoluem, o 5G, antes visto como algo distante, já está se tornando comum. Apesar da oposição à implementação dessa norma — devido a possíveis problemas ambientais —, ela já está influenciando as tendências futuras.

Tudo está ficando mais rápido, e os usuários esperam que os sites e aplicativos carreguem muito mais rápido também. Ao mesmo tempo, a abundância de elementos de design aumenta significativamente o tempo de carregamento.

Portanto, é melhor usar apenas os elementos da interface que sejam realmente úteis para os visitantes e não reduzam o desempenho do seu projeto.

Adaptabilidade

Essa é uma tendência muito importante e que não pode ser ignorada no mundo moderno saturado de gadgets móveis. As características das telas dos aparelhos são diferentes.

Existem smartphones sem borda, dispositivos com bordas arredondadas, outros que são dobráveis e flexíveis e outros gadgets com telas dos mais variados tamanhos.

Precisamos trabalhar na adaptação das versões móveis dos sites para os recursos de hoje em dia. A imagem na tela de qualquer dispositivo móvel deve ser de alta qualidade, inclusive em termos de funcionalidade e conforto para visualização.

Nesse sentido, adaptação significa:

preenchimento de toda a tela;
navegação conveniente usando gestos;
melhoria da percepção visual;
criação de detalhes gráficos completos;
máxima qualidade de imagem.

Naturalmente, a adaptabilidade está longe de ser uma nova tendência do design de UX, mas os requisitos modernos são muito mais complexos do que eram no início. Sendo assim, o novo visual dos celulares modernos traz novos desafios aos desenvolvedores: a interface precisa ser reescrita ou adaptada.

Conseguir exibir as coisas na tela com conforto já é um bom começo. No entanto, é importante adicionar conveniência e atratividade ao conteúdo. Agora, a aparência dos apps é de grande importância.

Photo by taffinc.com

Além da adaptabilidade, há uma tendência concomitante de multiplataforma. Uma pessoa normalmente utiliza vários dispositivos: computador, tablet, smartphone, dispositivo vestível.

É importante para ele que os recursos convenientes e a experiência fluida estejam disponíveis simultaneamente em todos os dispositivos.

Conclusão

O design de UX e UI para 2022 será voltado cada vez mais para a experiência do usuário. A utilização da inteligência artificial permite analisar as necessidades individuais de cada pessoa e criar recursos cada vez mais adaptados, úteis e acessíveis.

Por isso, ressaltamos que a atenção especial deve ser dada às microinterações. Além disso, não deixe para trás as tendências relacionadas ao design visual.

Este texto foi escrito pela Logaster, parceira convidada da MindMiners.

Foto de capa: Daniel Korpai on Unsplash



Início