Tipos de variáveis em pesquisas de mercado: confira as principais e exemplos

As variáveis são informações ou atributos que se deseja mensurar de uma amostra da população em uma pesquisa de mercado. Entenda a fundo nesse artigo!


clock
4 min
Tipos de variáveis em pesquisas de mercado: confira as principais e exemplos

Quem está começando no mundo das pesquisas de mercado pode achar um tanto confusos alguns conceitos acerca do assunto, como a existência de diversos tipos de variáveis. Porém, saiba que muitos temas são mais simples do que parecem e é possível familiarizar-se rapidamente.

Neste artigo, vamos explicar quais são e como funcionam os tipos de variáveis desse modelo de pesquisa com alguns exemplos práticos de perguntas que podem ser feitas.

A certeza é de que você sairá daqui sem dúvidas. Mas, se isso não acontecer, ou se quiser complementar seus conhecimentos, você ainda contará com um bônus ao final da leitura. Continue e confira!

O que são variáveis em pesquisas, exatamente?

Variáveis são características a serem estudadas de cada elemento da população em uma pesquisa de mercado. São as informações ou atributos que se deseja mensurar em um estudo, tais como qualidades, quantidades, faixa etária, gêneros ou tipos de determinada coisa.

As variáveis vêm da área da Estatística e, por isso, podem assustar quem não tem habilidade com números. Mas aqui o conceito é simples e aplicado de forma bastante prática. Para isso, é preciso conhecê-las para entender como uma pesquisa funciona, certo?

Quais são os tipos de variáveis em uma pesquisa?

De maneira geral, as variáveis podem ser divididas em dois grandes grupos: as quantitativas e as qualitativas. Essas são as classificações mais utilizadas em pesquisas de mercado.

1) Variáveis Quantitativas - quando trabalham com números

Esse tipo de variável representa quantidades numéricas, simples assim. É a quantia (ou valor) de determinada variável que se pretende pesquisar no estudo. Porém, a variável quantitativa é classificada em dois grupos:

1) Variável discreta

Corresponde aos números naturais ou inteiros (sem decimais). É utilizada quando se pretende saber a quantia exata de alguma coisa.

Exemplo de pergunta que utiliza a variável quantitativa discreta:

  • Quantos aparelhos de TV existem na sua casa? Resposta: 2
2) Variável contínua

Já nesse tipo de variável os números são representados por decimais (separados por vírgulas). Exemplos de perguntas que podem aparecer em pesquisas que utilizam variável quantitativa contínua:

  • Qual é o seu peso? Resposta: 65,7

2) Variáveis Qualitativas - quando trabalham com uma qualidade e são representadas por palavras

As variáveis qualitativas também são simples de entender, pois são expressas por palavras ou sentenças, ao contrário do que vimos anteriormente. Assim, como a variável quantitativa, a qualitativa também é subdividida em categorias:

1) Nominal

Essa é uma variável que informa as características, mas não há ordem entre elas, ou seja: não há relação de maior ou menor ou do que vem primeiro e o que fica em último.

Exemplo:

  • Tipos sanguíneos A, B, AB, O. Esses são tipos de sangue existentes e cada pessoa tem o seu, não sendo um prioritário sobre o outro.
A variável qualitativa nominal informa as características, sem ordem de prioridade definida

2) Ordinal

A variável ordinal é considerada um desdobramento da nominal, pois ela define uma ordem entre as características. Essa ordem é necessária para conferir outros níveis de aprofundamento no estudo e auxilia na divisão ou no detalhamento de outras pesquisas no futuro.

Exemplos:

  • Escolaridade dos indivíduos avaliados: analfabeto, ensino fundamental, ensino médio ou superior;
  • Grau de dor em um paciente: leve, moderado, intenso e muito intenso.

3) Dicotômica

Essa classificação consiste na equivalência de apenas uma resposta entre as duas opções possíveis, não sendo possível que o respondente escolha mais de uma alternativa. Exemplos de uma sondagem que utiliza esse tipo de variável:

  • Você é uma pessoa destra ou canhota? Resposta: Destra;
  • Você mora em zona urbana ou rural? Resposta: Rural.

4) Politômica

A variável politômica é o contrário da anterior e isso quer dizer que podem existir mais de duas opções em um estudo e o respondente só pode escolher uma alternativa. Veja exemplos:

  • Você se considera pessoa preta, parda, branca, amarela ou indígena? Resposta: Preta;
  • A marca do seu smartphone é Apple, Samsung, Motorola ou outra? Resposta: Apple.

Outros tipos de variáveis

Vale informar que os tipos de variáveis mais comuns são classificados, de maneira abrangente, em qualitativos e quantitativos, como você conferiu anteriormente.

Porém, para fins de detalhamento de estudos — e de acordo com o tipo de amostra que pretende-se identificar —, também podem ser utilizados outros tipos de variáveis que não estão na pesquisa, propriamente, mas são objetos de estudo dela.

Variáveis independentes

Consistem na variação de fatores que podem ser controlados pelo mercado, como preço dos produtos, distribuição e realização de promoções. Essas são variáveis que podem ser alteradas à medida que um estudo é realizado.

As variáveis independentes podem ser controladas, como preço e promoção

Variáveis dependentes

As dependentes são reflexos das variáveis independentes e são diretamente influenciadas por elas. Exemplos disso são o aumento nas vendas, inflação, volume de transações, lucratividade, entre outros.

Variáveis moderadoras (ou mediadoras)

Esse tipo de variável atua entre a dependente e a independente. Sendo assim, ela é influenciada pela variável independente e influencia a dependente.

A título de exemplo, as variáveis moderadoras são utilizadas quando o objetivo do estudo é entender o comportamento do consumidor, assim como “como e por que” as intenções de compra das pessoas são impactadas e os efeitos disso no mercado.

Exemplos de pesquisas de marketing que utilizam os tipos de variáveis

Se o seu interesse é entender as formas de variáveis existentes nas pesquisas de marketing e em quais tipos de estudos elas são utilizadas, aqui vão alguns exemplos para aplicação na sua empresa:

  • Identificar hipóteses para determinados problemas;
  • Descobrir as opiniões e necessidades dos clientes;
  • Entender o nível de satisfação com a central de atendimento;
  • Perceber tendências de mercado;
  • Compreender a aceitação de um novo produto;
  • Distinguir um público-alvo;
  • Explorar crenças que influenciam hábitos de consumo.

Ficou claro para você o que são e como funcionam os tipos de variáveis utilizadas em pesquisas de mercado? Certamente, você entendeu a aplicabilidade de cada tipo em um estudo e pôde perceber a lógica por trás dessas avaliações que podem ajudar a melhorar os resultados internos.

No entanto, te convidamos a colocar em prática as lições aprendidas aqui, de forma gratuita! Você pode acessar e testar a nossa plataforma especializada em pesquisas online por 15 dias. É uma boa oportunidade de conhecer metodologias de pesquisas certificadas sem pagar nada.


Início