Você quer encontrar novas formas de validar a ideia de um logotipo para sua marca? Está buscando medir a eficácia e compreensão de seu logo? Neste artigo vamos apresentar como a pesquisa de mercado digital pode ser uma aliada para realizar um teste de logo.

O que é um logo, afinal?

Logo é a representação visual da sua marca. É a porta de entrada para novos consumidores conhecerem sua marca e produtos, o primeiro contato visual que eles têm com a sua marca. E, como sabemos, a primeira impressão é muito importante, certo? Por isso, o logo pode ser o diferencial competitivo para seus futuros consumidores: o objetivo é fixá-lo na mente do seu consumidor na hora da decisão de compra, e, para isso, o logo precisa representar a marca/produto de uma maneira simples e direta.

Do outro lado, um logotipo confuso ou que não traduza os pilares de sua empresa pode ter um efeito negativo na imagem da sua marca: de acordo com a psicologia do consumidor, as pessoas possuem uma memória mais visual do que textual. Então, a dica é: Teste a eficácia de seu logo usando pesquisa de mercado, conversando com consumidores reais e de uma maneira rápida e prática.

Em nossa plataforma de pesquisa, apresentamos uma biblioteca com mais de 40 questionários prontos para uso, somente com mínimos ajustes. Um destes questionários é de Teste de Logo, uma metodologia que permite avaliar o grau de receptividade de um público a um logotipo e possíveis logos para um produto / marca, tudo isso em 5 dias úteis.

Um exemplo prático: Ragazzo

Criar um novo logotipo, ou mesmo mudar o seu atual, pode parecer simples, mas é uma missão difícil e complexa. Isso porque os consumidores estão acostumados com uma imagem e tendem a demorar para aceitar novas cores, layouts, slogans e todo o conjunto que compõe a identidade visual de uma empresa.

Em marcas já consolidadas no mercado, como o Ragazzo, rede de restaurantes e fast food com foco em comidas italianas e salgados que recentemente divulgou seu novo logo, a mudança de logotipo pode ser turbulenta. Para evitar surpresas e tomar decisões com segurança, é importante conhecer a opinião dos seus consumidores para entender como o seu novo logotipo é percebido e quais são os sentimentos e principais atributos que seus consumidores associam à nossa imagem da marca.

O caso do Ragazzo é um bom exemplo da importância de testar um logo com seu público-alvo. A rede de restaurantes é uma empresa do Grupo Habib’s, e mudou de logomarca no começo do segundo trimestre de 2018. O projeto de repaginação de branding vem acontecendo a mais de 1 ano, trazendo um novo conceito e modelo de lojas. O resultado do logo você pode ver na imagem:

E aí, o que achou do novo logo? Você consegue perceber a diferença que o logo pode fazer com a imagem que você tem de uma marca? Se quiser saber mais sobre o novo logo e conceito do Ragazzo, leia este artigo publicado pelo portal AdNews.

No nosso questionário pronto para uso de teste de logo, os consumidores de sua marca são apresentados ao novo logo e declararam, com suas próprias palavras e ideias, o que eles gostaram e não gostaram no logotipo.

Em seguida, analisamos o logo em níveis, como facilidade de compreensão, credibilidade, qualidade, inovação e estimulação de compra. Com estas informações, você pode entender o que os consumidores gostaram e onde é necessário melhorias. Dessa forma, você obtém feedback reais e mais detalhados, indo muito além do simples: “gostei” e “não gostei”. O modelo de questionário da MindMiners, também, compara o logo novo com o antigo, para avaliar qual deles passa a ideia de melhor preço ou qualidade, por exemplo, ou qual deles é mais inovador, dependendo dos seus objetivos de negócio. E, por último, perguntamos qual dos dois logos os respondentes consideraram melhor, de modo geral.

Com a plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, os questionários de teste de logo podem ser enviados para seus clientes por meio de uma listagem de e-mail, ou segmentados com perfis avançados comportamentais e demográficos, na base de respondentes MeSeems.

Os resultados são apresentados em tempo real, você não precisa tabular ou organizar os dados. Seu foco é analisar e tomar decisões estratégicas, avaliando a qualidade do logotipo.

Mudar de logotipo, depois de tantos anos de mercado, é um desafio para muitas empresas e profissionais de comunicação. Conhecer a opinião dos seus consumidores é o primeiro passo para entender se a mudança é (ou não) um bom caminho. Pense sempre no futuro: Onde sua empresa e marca querem chegar? Qual será seu posicionamento? Seus consumidores estão prontos? A pesquisa de mercado pode ser uma grande aliada nesses momentos, por funcionar como um termômetro da opinião do consumidor.

Você pode acessar nossos outros questionários com foco em marca e branding, neste artigo. Por lá, explicamos a importância do branding para uma empresa e disponibilizamos questionários para mensuração de avaliação de lembrança de marca, saúde de marca, teste de slogan e teste de nome.