Conheça 3 tipos de questionário de comunicação interna

Satisfação profissional: veja 3 tipos de questionário de comunicação interna e comece a mensurar a satisfação da sua equipe de colaboradores.


clock
4 min
Conheça 3 tipos de questionário de comunicação interna

Satisfação profissional: 3 tipos de questionário de comunicação interna

É normal que as empresas concentrem seus esforços em garantir a satisfação de seus clientes, tendo em vista que eles representam sua principal fonte de receita. Porém, há um público que também precisa de atenção especial: os colaboradores. Os recursos humanos que a empresa dispõe são essenciais para o funcionamento das atividades; são eles os responsáveis por fazer a máquina girar.

Funcionários insatisfeitos podem representar queda de produtividade, aumento da rotatividade, erros e retrabalhos, entre outros prejuízos. Por isso, é fundamental entender o que tem causado insatisfação entre os funcionários e procurar reverter a situação. Nesse sentido, um questionário de comunicação interna pode ser bastante útil para descobrir a percepção que os colaboradores têm sobre a empresa.

A intenção da pesquisa é compreender como eles se sentem em relação a condições de trabalho, atuação dos líderes, políticas internas, carreira, remuneração, benefícios, colegas e uma série de outros fatores que impactam na satisfação. Não basta pagar os devidos salários com os benefícios garantidos em lei para que as equipes se sintam motivadas e deem o melhor de si.

Garantir a satisfação dos colaboradores fará com que eles produzam mais e com melhor qualidade, além de reduzir a rotatividade, aumentar o engajamento das equipes e tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Para ajudar você nessa missão, separamos aqui 3 tipos de questionário de comunicação interna para você utilizar na sua empresa e descobrir como anda o nível de satisfação dos seus funcionários.

Confira!

3 tipos de questionário de comunicação interna

1 – Net Promoter Score – NPS

O NPS é uma das metodologias mais usadas para medir a satisfação do cliente devido à sua praticidade (pode ser feito com uma única pergunta) e poder de comparação com outras empresas, pois muitas delas o usam. Geralmente, o NPS é aplicado sob a perspectiva do cliente; porém, pode ser facilmente adaptado para a perspectiva dos funcionários. Como ele é fácil de aplicar e os resultados são rapidamente apurados, também tem grande potencial como questionário de comunicação interna.

A aplicação interna do NPS deve levar em conta alguns cuidados, como a garantia de anonimato e a frequência, afinal, quanto mais feedbacks o gestor tiver sobre a satisfação no trabalho de seus funcionários, mais rapidamente poderá tomar as providências necessárias.

Confira mais algumas dicas: Como o NPS pode ser usado para aumentar o engajamento dentro de uma empresa?

O questionamento é simples, veja:

“De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa para um amigo seu trabalhar?”.

Os respondentes serão divididos em grupos de acordo com a nota que eles deram.

  • Promotores: 9 ou 10;
  • Neutros: 7 ou 8;
  • Detratores: 0 a 6.

Para calcular o índice NPS, basta subtrair o número de Detratores do número de Promotores e dividir o resultado pelo total de respondentes. A empresa, então, será enquadrada em uma das seguintes categorias de acordo com o resultado:

Zona de Excelência: 75% – 100%;
Zona de Qualidade: 50% – 74%;
Zona de Aperfeiçoamento: 0% – 49%;
Zona Crítica: -100% – -1%.

E se você quiser aprofundar ainda mais sua pesquisa, pode incluir mais perguntas com a intenção de diagnosticar o nível de satisfação dos colaboradores com o trabalho de forma mais ampla. O gestor conseguirá descobrir sobre as considerações de cada entrevistado com mais riqueza. A melhor forma de criar perguntas sobre satisfação de clientes é usando a escala Likert. Essa metodologia apresentada 5 alternativas de resposta em uma classificação gradativa, e o respondente é solicitado a dizer com qual das frases mais concorda.

Por exemplo, se a pergunta for:

De forma geral, o quanto você está satisfeito com a empresa na qual você trabalha?
As alternativas seriam:
( ) muito satisfeito
( ) satisfeito
( ) indiferente (ou neutro)
( ) insatisfeito
( ) muito insatisfeito

Outra pergunta poderia ser:

O quanto você está satisfeito com as oportunidades de promoção na empresa na qual você trabalha?
( ) muito satisfeito
( ) satisfeito
( ) indiferente (ou neutro)
( ) insatisfeito
( ) muito insatisfeito

Ao notar que seus colaboradores estão insatisfeitos, o ideal é iniciar uma pesquisa de clima organizacional.

2 – Pesquisa de clima organizacional

O clima dentro da empresa e a qualidade do ambiente de trabalho são fatores que influenciam a satisfação dos funcionários e, consequentemente, o desempenho deles e da organização como um todo.

Veja um exemplo:

“Em termos de competência profissional, como você avaliaria os seus colegas de trabalho?”

As opções de respostas devem seguir a escala Likert, como nos exemplos acima. Nesse caso, com relação a competência e não a satisfação.

Com os resultados da pesquisa, a empresa saberá exatamente os pontos que estão incomodando os funcionários e desenvolverá um plano de ações para reverter esse quadro.

Você sabe o que os Millennials valorizam no ambiente de trabalho? Conheça essa e outras informações sobre eles em nosso estudo exclusivo: Millennials e a Geração Nem Nem: trabalho, educação e consumo.

3 – Pesquisa de onboarding

Esse tipo de questionário de comunicação interna é feito com colaboradores recém-chegados, geralmente com 6 a 12 meses de casa.
As perguntas têm como objetivo descobrir a percepção que eles têm da empresa.

Veja alguns exemplos de perguntas que podem fazer parte desse questionário:

“Você se sente confortável para realizar a sua tarefas diárias?”

“Qual é a probabilidade de você continuar trabalhando nessa empresa pelos próximos dois anos?”

Manter os colaboradores satisfeitos e, por que não, felizes é vital para que a empresa possa alcançar melhores resultados. Por isso, a satisfação das equipes deve ser mensurada, monitorada e analisada frequentemente. Com a plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners você tem acesso a questionários prontos, com necessidade mínima de ajustes. Lá você pode também criar o questionário de comunicação interna mais adequado à realidade da sua empresa. Experimente!


Início