Pós-Black Friday 2022: como foram as compras?

Fizemos um comparativo do pré e pós-Black Friday e analisamos o que realmente se concretizou em vendas. Veja como foi a expectativa x realidade na data!


clock
2 min
Pós-Black Friday 2022: como foram as compras?

Em datas importantes para o mercado de maneira geral, buscamos entender as expectativas para as compras e comparar com o que de fato se concretizou. Na Black Friday não foi diferente.

Na nossa pesquisa de pré-Black Friday 2022, identificamos que apenas 10% dos respondentes não pretendiam fazer compras na data, o que pode ter gerado altas expectativas tanto para quem compra, quanto para quem vende produtos e serviços.

Mas, na realidade esses números foram diferentes: 57% dos respondentes declararam não ter feito compras na BF, e entre os principais motivos estão:

  • falta de dinheiro (44%)
  • não estar precisando de nenhum produto ou serviço (28%) e
  • a falta de promoções atrativas (26%).

Conversamos com 1.000 pessoas (18+) de todas as regiões do país e classes sociais, pelo nosso painel de respondentes exclusivo, o MeSeems, para entender o que os consumidores acharam dos preços, produtos e descontos da Black Friday em 2022. Veja alguns números.

Realidade: como realmente foram as compras?

Em 2022, 43% dos respondentes disseram ter feito alguma compra na data. Essa informação é 19 p.p (pontos percentuais) abaixo da expectativa que foi declarada na pesquisa pré-Black Friday.

45% dos respondentes disseram que compram na Black Friday todos os anos e 30% em quase todos os anos.

Os respondentes também demonstraram mais cautela em relação aos gastos no evento deste ano. A faixa de preço entre 101 e 300 reais foi individualmente a mais apontada pelos respondentes.

No entanto, a maioria deles (28%) gastou nas faixas acima de R$1.000. Este dado é 10 p.p (pontos percentuais) a menos do que a expectativa declarada na pesquisa pré.

Geração Z:  foi a que menos gastou na Black Friday 2022, sendo a maioria (54%) nas faixas de preço até 300 reais.

Falando em dinheiro, no total, a satisfação com as formas de pagamento das compras de Black Friday foi de 93% (4 e 5 estrelas), sendo que 70% dos respondentes classificou como 5 estrelas.

A categoria com mais expectativas para fazer compras na data — Eletrônicos/eletroportáteis — acabou sendo a 3ª mais comprada no ranking dos respondentes. Por falar nisso, vamos a elas!

Categorias mais compradas na Black Friday 2022

Além de novamente observar peculiaridades de cada geração em relação ao que compraram na Black Friday 2022, você também pode entender melhor alguns dados sobre expectativa vs. realidade nas compras. Para isso, basta acessar o nosso infográfico no botão abaixo!  

Acessar dados completos!

(crédito da foto de capa: freestocks)


Início