Planejamento de campanha publicitária: confira passo a passo e dicas

Como criar uma campanha ou peça publicitária com sucesso? Vamos apresentar os principais passos de forma prática e tendências no mercado global.


clock
5 min
Planejamento de campanha publicitária: confira passo a passo e dicas

Pensando em criar uma campanha publicitária para a sua marca, mas ainda não sabe por onde começar? Saiba que o planejamento é o primeiro passo para uma campanha bem-sucedida.

Neste post, vamos mostrar um passo a passo de como construir um planejamento de campanha baseado em análises de dados confiáveis, para que você atinja os melhores resultados em seus esforços de comunicação.

Confira e saiba como ter efetividade ao comunicar uma ideia e divulgar a campanha publicitária de um produto ou serviço.

7 passos para planejamento de campanha publicitária

Assim como qualquer planejamento, o de campanha publicitária também precisa seguir algumas regras para que o resultado seja o esperado ao final do processo e o fluxo de atividades possa fluir de forma organizada e ágil. Acompanhe!

1º passo – Diagnóstico: analise a situação da empresa

O primeiro passo para fazer um eficiente planejamento de campanha publicitária é analisar a atual situação da empresa. Ou seja: é preciso elaborar um diagnóstico. Ele deve abranger tanto a empresa quanto o mercado em que você atua.

Para esta etapa, é interessante levantar questões que deem uma dimensão mais ampla sobre o negócio, considerando fatores internos e externos. Você pode, por exemplo, levantar dados sobre:

volume de vendas;
faturamento;
lucro;
market share;
satisfação dos clientes;
desempenho dos funcionários;
processos internos;
fluxos de trabalho;
posicionamento da sua marca e dos concorrentes, dentre tantas outras possibilidades.

Quer mais? Duas excelentes ferramentas para auxiliar nessa etapa são a análise SWOT e pesquisas de mercado.

2º passo – Defina o objetivo da campanha

Qual é a motivação da sua campanha publicitária?

Veja alguns exemplos de objetivos de campanha publicitária:

  • Lançamento de um produto ou serviço
  • Reforço de imagem institucional;
  • (Re)posicionamento de marca;
  • Expansão para novos mercados;
  • Ampliação de público-alvo.

O objetivo é o responsável por nortear os KPIs da sua campanha, assunto que trataremos a seguir. Além disso, diferentes objetivos levam a criação de diferentes tipos de campanha publicitária.

Veja também como seus consumidores enxergam a publicidade e propaganda:

3º passo – Estabeleça os KPIs da sua campanha

No terceiro passo do seu planejamento de campanha publicitária de um produto ou serviço, ficam estabelecidos os objetivos que você deseja alcançar ao final da campanha.

Os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.

Exemplo: Aumentar em 10% a venda do produto X no próximo semestre.

4º passo – Defina o público-alvo da campanha

Para quem o conteúdo da sua campanha será direcionado?

Nesta etapa do planejamento, é fundamental saber com quem a sua marca quer se comunicar. Se você não estiver com o seu público-alvo bem definido, a mensagem da campanha pode não ser entregue às pessoas certas e, como consequência, você não vai conseguir alcançar os objetivos listados na etapa anterior.

Para facilitar essa tarefa de definir o público-alvo da sua campanha, que tal contar com a ajuda da tecnologia? Afinal, se esta definição não for muito bem feita, não será possível fazer uma campanha publicitária de sucesso.

Por isso, a MindMiners desenvolveu uma plataforma de pesquisa que te permite criar questionários a fim de identificar o perfil das pessoas que consomem (ou que podem consumir) os produtos e serviços da sua empresa. Vale a pena conferir!

5º passo – Criação do conceito

Com o público-alvo definido, é hora das equipes de planejamento e criação definirem o conceito da campanha.

Para isso, é criada uma versão preliminar de uma primeira peça. Ela pode ser um anúncio, um storyboard para ser testado, ou mesmo uma animação que resume o conceito em um breve filme.

No passo seguinte, esse conceito deverá ser testado por meio de uma pesquisa para garantir sua adequação aos objetivos pretendidos com a campanha.

Confira este exemplo de campanha publicitária de lançamento do produto Corpus da Danone, baseada em dados de pesquisas realizadas em nossa plataforma.

O trabalho envolveu uma série de perguntas com o objetivo de definir o novo conceito do produto. Assim, as equipes criativas tiveram todas as informações que precisavam para ter certeza de como montar uma campanha publicitária para esse produto de forma a impactar adequadamente o público-alvo.

trial mindminers

6º passo – Faça um pré-teste de campanha

As pesquisas de comunicação servem para antecipar a reação do público ao conteúdo da sua campanha publicitária. A intenção aqui é evitar que se invista tempo e dinheiro em uma ideia que não vai gerar o impacto desejado.

Com o resultado da pesquisa de pré-teste, é possível fazer os devidos ajustes e, assim, ser mais assertivo na abordagem adotada na campanha e até no tipo de campanha publicitária a ser empregada.

Nesta etapa, você também pode recorrer à nossa plataforma de pesquisa digital e levantar aspectos como a adequação do conceito ao público e o impacto na intenção de compra. Para todos eles, temos questionários prontos para você usar.

Confira em nosso blog: Questionários MindMiners: Planejamento de Comunicação e Mídia

Confira neste vídeo com a plataforma é fácil de ser usada e pode trazer informações extremamente importantes na hora de criar a campanha publicitária de um produto ou serviço:

7º passo – Plano de ação

Para otimizar os recursos disponíveis e dar direcionamento à condução dos trabalhos de campanha, é fundamental criar um plano de ação bem completo.

Com as peças definidas e os veículos e os mapas de veiculação prontos, é hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer.

Defina responsabilidades, cronogramas e outros fatores respondendo às perguntas da sigla 5W2H:

  • What: O que será feito? – o escopo da campanha.
  • Why: Por que será feito? – o objetivo da campanha.
  • Who: Quem fará? – divida as responsabilidades e delegue as tarefas.
  • Where: Onde será feito? – deixe claro em que locais as pessoas se reunirão para tratar e realizar cada etapa da campanha. Pode haver diversas empresas envolvidas.
  • When: Quando será feito? – defina o cronograma da campanha, dividido em etapas.
  • How: Como será feito? – esclareça que metodologias e tecnologias serão usadas, assim como softwares de apoio e critérios de tomada de decisão.
  • How much: Quanto vai custar? –  defina o orçamento da campanha.

Aproveite para conferir 3 tendências de marketing

Agora que você já sabe como fazer um planejamento de campanha publicitária, confira 3 tendências de marketing que você já pode incorporar no seu planejamento de campanha publicitária de um produto ou serviço.

1 – Personalização

A personalização é uma estratégia de marketing capaz de fidelizar os seus consumidores e aumentar as vendas do seu negócio. Procure utilizar os dados de compra dos seus clientes para oferecer uma melhor experiência para ele.

Um exemplo bastante usado é quando algoritmos de e-commerces analisam o perfil de compra dos clientes, cruzam com dados do site e fazem ofertas personalizadas enquanto você busca por produtos no site.

2 – Microinfluenciadores

A internet é uma das principais fontes de informação a qual os consumidores recorrem quando estão na dúvida sobre algum produto ou serviço.

Nesse sentido, os microinfluenciadores (youtubers, instagramers, bloggers etc.) exercem papel importante na decisão de compra do consumidor final das marcas, pois eles estão mais engajados com o seu público.

3 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial pode ajudar a equipe de marketing a identificar padrões de consumo. A partir dessas informações, é possível prever o comportamento do consumidor e desenvolver uma campanha mais assertiva.

Recentemente, a empresa de data-driven marketing Marketdata mostrou em um evento que campanhas de Adwords (links patrocinados) que usam inteligência artificial podem ter uma taxa de cliques até 14% maior e custos até 35% menores.

Estar a par das tendências é importante para quem quer saber como fazer uma campanha publicitária e porque formas inovadoras de impactar seu público podem trazer resultados mais relevantes para seus esforços de comunicação.

Por isso, recomendamos que você leia nosso e-book gratuito: 17 fontes de tendências que todo profissional de marketing e comunicação precisa conhecer.

Afinal, sem acesso a esse tipo de informação sobre o que está rolando de novo no mercado, não há como montar uma campanha publicitária inovadora e que vai surpreender seu público-alvo.

Preparado para o seu próximo planejamento de campanha publicitária? Para se inspirar ainda mais, aproveite e confira em nosso blog: 5 campanhas de marketing de sucesso aclamadas em Cannes.


Início