Pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento: modelo prático [com exemplos]

Uma pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento de funcionários vai te ajudar a identificar as necessidades imediatas do seu time.


clock
4 min
Pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento: modelo prático [com exemplos]

Antes de iniciar a implementação de um programa de capacitação de seus colaboradores, é importante entender, dentro do ambiente de trabalho, quais as necessidades imediatas para sanar problemas técnicos ou sociais dentro do ambiente da empresa. Para isso, uma solução é a aplicação de uma pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento de funcionários.

Antes de qualquer coisa, vamos a uma breve explicação da diferença entre treinamento e desenvolvimento.

Os programas de treinamento têm objetivos muito específicos e quantificáveis, como ensinar a um departamento ou funcionário a operar determinada máquina, entender um processo específico ou executar determinados procedimentos com grande precisão.

Os programas de desenvolvimento, por outro lado, concentram-se em habilidades mais amplas que são aplicáveis a uma maior variedade de situações, como tomada de decisões, habilidades de liderança e estabelecimento de metas.

Porque investir em pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento?

No ambiente de trabalho moderno, diversos são os esforços para ampliar a capacidade e produtividade de uma equipe.

Por esse motivo, entender quais as necessidades de seu time é fundamental para a criação de um programa que realmente traga resultados, selecionando os tipos de treinamento organizacionais, que melhor atenderão às suas necessidades.

Para que isso aconteça uma pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento pode apontar necessidades de capacitação em habilidades de trabalho altamente específicas até a ampliação da capacidade profissional de longo prazo. https://www.ohub.com.br/ideias/objetivos-treinamento-desenvolvimento/

Cada vez mais empresas, de todos os portes, adotam o aprendizado contínuo para gestores e colaboradores. Os objetivos do treinamento e desenvolvimento  é promover o crescimento dos colaboradores e adquirir uma força de trabalho altamente qualificada.

A pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento auxilia na montagem do plano de capacitação a curto e médio prazo.

Pesquisa: o início de um plano de treinamento e desenvolvimento

A aplicação de uma pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento é parte fundamental para o entendimento das necessidades organizacionais.

Abaixo separamos um passo a passo para você aplicar a pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento com gestores e colaboradores, e iniciar seu programa de capacitação.

Passo 1: Entrevista com gestores

Os gestores têm a missão de enxergar as falhas de seus departamentos, entendendo pontos fortes e fracos de sua equipe e identificando processos que poderiam ser melhor executados.

Dessa forma, a primeira etapa de uma pesquisa de capacitação deve ser uma conversa entre o departamento, gestor ou empresa de treinamento e desenvolvimento, designada a construir o plano de capacitação e os gestores de cada área, tendo assim uma visão ampla e macro das necessidades.

Para essa conversa o gestor responsável pelo programa de capacitação deve levar perguntas que direcionam os demais gestores, entre elas:

  • Existem falhas repetitivas em processos cotidianos de seu departamento?
  • Os colaboradores de seu núcleo tem todos no mesmo nível de conhecimento?
  • Quais as etapas dos processos internos poderiam ser melhor e mais rapidamente executadas?
  • Existem problemas de relacionamento entre os membros de sua equipe?
  • Indique 3 cursos que fariam a diferença para a sua equipe neste momento.

Essas são algumas perguntas que guiarão você às próximas etapas. Os colaboradores também devem ser ouvidos neste momento para que você possa identificar as áreas de desempenho que precisam ser fortalecidas.

Passo 2: Pesquisa individual com colaboradores

Assim como os gestores de cada departamento, os colaboradores são as pessoas que lidam no dia a dia com processos, equipamentos e com todo o time, por esse motivo devem ser ouvidos em sua pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento.

Abaixo selecionamos 7 perguntas para você aplicar à sua equipe a fim de descobrir quais as capacitações têm mais relevância no momento.

  1. Que nota (de 0 a 10) você dá para a capacitação que a empresa oferece aos seus colaboradores?
  2. Você tem alguma dificuldade para lidar com as funções de seu setor? Por quê?
  3. Quais as funções atribuídas a você que você tem mais dificuldade em realizar?
  4. De 0 a 10: qual a sua dificuldade em realizar as atribuições de seu cargo.
  5. Quais as atividades presentes no portfólio de seu setor que você não se sente apto a realizar plenamente?
  6. Indique três temas para treinamentos e cursos.
  7. Qual horário você acha ideal para que o treinamento seja aplicado?
  8. Você deseja aprender a realizar alguma outra tarefa além das que você executa?

Passo 3: Avaliação de desempenho

Uma outra etapa importante é a avaliação de desempenho. Após identificar quais as necessidades apontadas pelos gestores e seus colaboradores, você pode buscar informações em dados e métricas de seu negócios.

Indicadores de desempenho são fundamentais. Eles podem apresentar necessidades que uma entrevista ou pesquisa não indicaria. Dados como os apresentados abaixo, são fundamentais para a identificação de falhas e possíveis soluções para treinamento e desenvolvimento de seus setores.  

  • indicadores de produtividade
  • indicadores de competitividade
  • indicadores de lucratividade e rentabilidade
  • indicadores de eficiência e eficácia

Após definir quais as necessidades de treinamento e desenvolvimento de suas equipes, o programa deve ser colocado em prática. Construa seu programa de capacitação e coloque-o em prática.

Mãos à obra!

O treinamento tem um papel importante no local de trabalho? Com certeza. Mas tenha em mente que sua eficácia depende de como ele foi projetado, desenvolvido e implementado.

Você também pode usar a tecnologia a seu favor para realizar pesquisas sobre os pontos mais estratégicos de suas empresa. A plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners gera insights e orienta decisões estratégicas para todos os perfis de empresas, auxiliando você a resolver  seus desafios de marketing por meio de pesquisas e apresentando soluções que te ajudam desde a concepção de produtos e serviços até a mensuração de resultados de campanhas publicitárias.

Outro ponto importante a ser destacado é a necessidade de uma periodicidade constante na realização de pesquisas sobre treinamento e desenvolvimento, bem como pesquisas relacionadas a outras áreas estratégicas da empresa.

Como uma organização formada por pessoas, as empresas em geral mudam suas necessidades ao longo do tempo, bem como inserem novos colaboradores com necessidades diferentes. Por isso, manter dados atualizados é fundamental para a continuidade do crescimento e otimização da produtividade.

Seguindo as etapas acima, você verá que seus programas de treinamento serão muito mais eficazes, resultando em um aumento de aprendizado e eficiência dos seus treinamentos.

Está pensando em contratar uma empresa que irá colocar em prática seu programa de treinamento empresarial? Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido.


Início