Pesquisa Qualitativa: o que é, como fazer e dicas

Descubra como desvendar insights profundos sobre o comportamento do consumidor através da pesquisa qualitativa.


clock
5 min
Pesquisa Qualitativa: o que é, como fazer e dicas

Já fez uma pesquisa de mercado com o método quantitativo e teve curiosidade de saber mais profundamente porque o seu cliente escolheu determinadas respostas?

A pesquisa qualitativa nos leva além dos números e nos convida a mergulhar nas complexidades e motivações que levam o consumidor ser como é e, por consequência, fazer as escolhas que faz.

Neste texto vamos explorar os passos essenciais para realizar uma pesquisa qualitativa eficaz, com exemplos que ilustram como essa abordagem pode nos ajudar a ter insights significativos.

Além disso, também vamos falar sobre a importância da colaboração entre pesquisas qualitativas e quantitativas, destacando como essas duas abordagens podem se complementar, enriquecendo a compreensão que temos sobre o mercado. Boa leitura!

O que é pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa é um método de pesquisa que busca descobrir as motivações e justificativas do comportamento expresso pelo consumidor, tendo uma abordagem bem mais aprofundada e detalhada do que em uma pesquisa quantitativa.

A coleta de dados da pesquisa qualitativa funciona de modo não estruturado, não utiliza aspectos objetivos como dados e números.

Ou seja, em vez de ser estruturada com perguntas e alternativas a serem escolhidas pelo respondente — como na pesquisa quantitativa —, ela segue um modelo com perguntas adaptadas para entender pontos de vista, ideias e aspectos mais subjetivos do comportamento das pessoas, como as entrevistas em profundidade.

A pesquisa qualitativa é apropriada para obter insights detalhados, investigando as experiências dos participantes e revelando informações que podem não ser identificadas em uma abordagem quantitativa.

Isso se dá, pois a pesquisa quantitativa busca entregar “o que?”, que pode ser muito esclarecedor em diversos cenários, mas que nem sempre entrega a profundidade necessária para entender os motivos por trás dessas respostas.

Como fazer uma pesquisa qualitativa?

Existem etapas cruciais para realizar uma boa pesquisa qualitativa que são definitivas para ajudar a desvendar, de forma mais detalhada, o comportamento do consumidor. Vamos descobrir quais são elas em ordem de execução na lista a seguir:

1- Definir problema a ser solucionado

Antes de elaborar qualquer pesquisa, é essencial ter uma compreensão clara do problema ou questão que você pretende solucionar. Isso envolve definir os objetivos da pesquisa e identificar as lacunas no conhecimento sobre o consumidor da sua marca.

Só após entender qual é o seu problema de pesquisa, qual o desafio de negócio precisa ser superado e o objetivo, é que será possível planejar as próximas etapas.

2- Selecionar metodologia

A escolha da metodologia define como você abordará a coleta e análise de dados. Para uma pesquisa qualitativa, você pode optar por entrevistas, grupos focais, observação do participante ou método delphi que é uma técnica de tomada de decisão reunindo especialistas para fornecer previsões ou consenso sobre um determinado problema.

A seleção da metodologia deve estar alinhada aos seus objetivos, permitindo uma exploração aprofundada das experiências e percepções dos participantes.

3- Definir amostra

A amostragem na pesquisa qualitativa é muitas vezes focada na obtenção de uma variedade de perspectivas. Considere critérios como diversidade de experiências, contexto cultural e importância para o problema em questão.

A amostra de uma pesquisa qualitativa costuma ser mais curta do que de uma pesquisa quantitativa e por isso deve ser representativa das diferentes nuances do fenômeno estudado.

4- Coletar dados

Nesse tipo de pesquisa, a coleta de dados pode envolver interações mais próximas com os respondentes, como entrevistas em profundidade e grupos focais. Durante esse processo, é crucial estabelecer um ambiente de confiança para incentivar a abertura dos participantes.

Considere registrar não apenas as respostas diretas, mas também nuances, expressões faciais e contextos que podem enriquecer a compreensão.

5- Mensurar e analisar dados

Entender os dados na pesquisa qualitativa é como montar um quebra-cabeça. Primeiro, escreva e organize as informações. Depois, siga as etapas de técnicas como codificação aberta, axial e seletiva.

1° Etapa - Codificação aberta: visa criar códigos que resumem o conteúdo, ou seja, é bem inicial e exploratório para ter uma visão geral dos dados.

2° Etapa - Codificação Axial: Neste estágio, o pesquisador procura relações entre os códigos previamente identificados. Os códigos são agrupados em categorias mais amplas e conceitos-chave.

3° Etapa - Codificação Seletiva: Aqui o pesquisador seleciona as categorias mais significativas e fundamentais, desenvolvendo uma narrativa coerente que explica o problema de pesquisa selecionado no início.

Tenha atenção aos padrões que aparecem e ideias que surgem com frequência. Essa análise é mais sobre entender o que as informações realmente querem dizer, e não apenas contar quantidades.

Imagem por mstandret | Envato

Exemplos de pesquisa qualitativa

Existem diversos cenários em que uma pesquisa qualitativa pode ser usada visando solucionar problemas. Vamos listar exemplos de pesquisa qualitativa em situações diferentes para entendermos melhor como esse tipo de pesquisa se aplica na prática.

1- Pesquisa na área da saúde

Na pesquisa em saúde, a abordagem qualitativa pode ajudar a elucidar a experiência dos pacientes, as barreiras ao acesso aos cuidados de saúde, as percepções sobre tratamentos e a dinâmica entre os profissionais de saúde e os pacientes.

Entrevistas e grupos focais podem fornecer insights sobre fatores emocionais, culturais e sociais que influenciam o cuidado e a adesão a tratamentos, informando estratégias mais eficazes de intervenção e políticas de saúde.

2- Pesquisa sobre o comportamento do consumidor

Na pesquisa de comportamento do consumidor, a abordagem qualitativa é essencial para compreender as motivações, atitudes e expectativas dos consumidores em relação a produtos e marcas.

Podemos explorar a percepção de qualidade, as preferências estéticas, as associações emocionais e as influências sociais. Esses insights são fundamentais para desenvolver estratégias de marketing mais eficazes, ajustar produtos às necessidades do mercado e prever tendências de consumo.

3- Pesquisa etnográfica

Imersão em ambientes culturais específicos permite ao pesquisador entender profundamente os comportamentos, valores e rituais de um grupo.

A observação participante e as entrevistas em contexto natural ajudam a coletar informações que podem ser perdidas em métodos mais tradicionais.

Como as pesquisas quanti e quali podem ser complementares?

Apesar das distintas abordagens, metodologias, estruturas e problemas de pesquisa, as pesquisas quantitativa e qualitativa podem se complementar em determinadas circunstâncias. Vamos citar os cenários nos quais essas duas modalidades de pesquisa convergem.

A colaboração mais comum ocorre quando a pesquisa qualitativa aprofunda os resultados da pesquisa quantitativa, explorando e explicando suas descobertas para fornecer insights mais detalhados.

Inversamente, a pesquisa quantitativa pode validar os resultados da pesquisa qualitativa, trazendo uma camada adicional de confiabilidade por meio de métricas numéricas.

Essas cooperações ampliam a compreensão dos fenômenos estudados, fortalecendo a base de conhecimento por meio de uma abordagem abrangente e aprofundada do assunto.

Onde realizar pesquisas qualitativas?

A pesquisa qualitativa chegou na MindMiners! Isso mesmo! Agora, além das pesquisas quantitativas que nos ajudam a entender os consumidores a partir de dados exatos, estamos expandindo nossos serviços para atender demandas que exigem uma abordagem qualitativa de pesquisa.

Queremos ir além dos números e aspectos objetivos, explorando a riqueza de experiências e percepções que só a pesquisa qualitativa pode proporcionar. E, para entender melhor sobre o assunto, considere entrar em contato com um de nossos especialistas e tirar suas dúvidas.


Foto de capa by coolhand1180 | Envato


Início