Pesquisa em tempos de coronavírus

Toda crise traz incertezas e inseguranças. E, junto com elas, vem muitos questionamentos. Com a COVID-19 não está sendo diferente. Diante do agravamento e do cenário de incerteza criado pela pandemia ao redor de todo o mundo, empresas dos mais diversos segmentos e portes estão diante de grandes desafios.

A fim de auxiliar clientes e parceiros, a MindMiners reuniu seu time de especialistas em Pesquisa e Marketing para responder algumas dúvidas frequentes sobre a condução de projetos de pesquisa nesse momento.
Em paralelo, seguiremos monitorando o impacto do coronavírus na rotina, hábitos e humor dos brasileiros por meio do nosso monitoramento. Todas as ondas já publicadas podem ser acessadas em nosso blog.

Pesquisas:
fazer ou não fazer?


Acreditamos que, mais do que nunca, é importante termos informações de confiança para orientar decisões. Ou seja, pesquisas são essenciais nesse momento. Você só precisará tomar alguns cuidados. Falaremos sobre isso em detalhes.


Será que perguntas para os consumidores, nesse momento, podem parecer falta de sensibilidade?

Temos percebido os respondentes do nosso painel bastante engajados, e motivados a falar sobre sua vida, sua rotina. Com o tom correto, sua pesquisa poderá contribuir para o sentimento de normalidade, oferecer distração e fazer com que o respondente se sinta útil.

Quais cuidados devo ter na minha pesquisa?

Como estamos vivendo um cenário macroeconômico muito adverso e único, em qualquer pesquisa que deseje realizar, é importante ter em mente que os dados coletados neste período deverão ser analisados como uma fotografia do momento atual, e não algo que reflete um hábito cotidiano dos seus consumidores.

Tendo em vista este ponto, algumas métricas naturalmente sofrerão maior impacto do que outras. Métricas que traduzem uma construção de longo prazo, como awareness e imagem de marca, por exemplo, sentirão menos impacto (desde que não tenha havido nenhum tipo de esforço de exposição da mesma associado à pandemia). Já métricas ligadas à intenção de compra ou intenção de participação em eventos, por exemplo, são mais diretamente impactadas pelo contexto atual.

Posso continuar fazendo testes?

Teste de conceito. Teste de claim. Teste de comunicação. Sim, você pode continuar fazendo.

Se o objetivo do seu projeto é avaliar a receptividade do conceito de um produto/serviço diretamente impactado pelo contexto atual de lockdown e isolamento social (é o caso, por exemplo, da avaliação de um conceito e interesse em participar de evento físico) é preciso usar de artifícios e recursos capazes de contextualizar e direcionar o respondente. Uma forma de fazer isso seria complementar o enunciado da questão: Considerando sua rotina normal, você gostaria de/teria interesse em participar de um evento…?

Já se o seu objetivo for entender a intenção de participação efetiva, nossa orientação é que você espere um pouquinho para realizar essa pesquisa devido à incerteza de quando o distanciamento social deixará de ser necessário. Em testes de conceito de produto, o mesmo racional é aplicável. Ou seja: se a categoria do produto é diretamente impactada pelo cenário (itens de luxo, vestuário, fast food, etc.), o resultado da pesquisa será um reflexo do momento atual.

Posso continuar mapeando comportamentos?

Pesquisas de identificação de perfis de consumidores. Segmentação de mercado. U&A´s e afins. Como todas elas dizem respeito a estudos com teor comportamental muito forte, nesta época, refletirão hábitos e comportamentos durante a crise COVID-19. Tendo isso em mente, e se não se tratar de um problema para o seu objetivo, você poderá seguir com a sua pesquisa.

A avaliação de drivers de consumo de algumas categorias não sazonais ou não impactadas pela situação (ou seja, aquilo que, independentemente o contexto, segue sendo consumido) continua sendo possível. Por exemplo: fórmulas infantis, consumo de produtos à base de proteína, fraldas ou qualquer item de necessidade básica. Se aplicarmos o discurso de contextualização, poderemos dar continuidade ao estudo. A quantidade comprada e a frequência, no entanto, poderá sofrer viés caso não seja explicado para o respondente o que ele deve considerar antes de responder.

Posso continuar monitorando minha marca?

Você deve sim seguir com um tracking/ estudo de saúde de marca. A verdade é que estamos vivendo um momento de intensa transformação social e comportamental. Esta fotografia atual do mercado registrará oscilações com relação à sua marca neste período específico. Por isso, acreditamos ser rico para entendimento do cenário atual e seus impactos na sua marca e em seus esforços de comunicação.

Isso se torna ainda mais verdadeiro e fundamental se, por exemplo, sua empresa criou uma campanha e/ou ação especial voltada para a COVID-19. Seja uma promoção, um vídeo do CEO se posicionando ou um projeto de cunho social para auxiliar pessoas necessitadas nesse momento, é importante entender como seus consumidores estão percebendo sua atuação e se isso tem impacto na forma como te percebem, intenção de compra, etc.

O que temos percebido é que a pandemia se tornou também um ambiente propício para marcas que saibam, por meio de seu propósito, contribuir de forma genuína para o enfrentamento dessa crise.

Pesquisa digital como aliada



Diante de um cenário de quarentena ainda sem data para acabar, sabemos que pesquisas realizadas presencialmente, face-to-face, se tornaram um risco e, portanto, inviáveis.

Assim como empresas estão tendo que adotar (e aprender a usar) ferramentas digitais que possibilitem a comunicação entre seus times, o mesmo acontece com pesquisa.

A pesquisa digital surge, nesse momento, como uma grande aliada para marcas que desejam se manter próximas de seus consumidores.



Vantagens da pesquisa digital

Em um momento como esse, a pesquisa digital oferece três vantagens principais para os seus projetos de pesquisa:


1.

Ela é capaz de garantir a proteção de todos. Ou seja, você terá a certeza de que o respondente não precisou se deslocar e/ou ficou exposto em pontos de grande circulação de pessoas. Ele respondeu a pesquisa onde estava. Uma demonstração de cuidado que, com certeza, terá reflexo positivo para a sua marca.

2.

Tudo tem mudado muito rápido. Esperar uma semana para obter resultados de uma pesquisa significa estar diante de um cenário que não reflete mais a realidade. Com pesquisa digital seu projeto será realizado em prazo recorde, garantindo a obtenção de insights que, de fato, retratam o comportamento em tempo real.

3.

Pela agilidade e determinação exata da duração dos campos de pesquisa, você terá maior comparabilidade do antes e depois da crise.

MeSeems: conheça nosso painel



Mais de um milhão de pessoas de todo o país reunidas em um aplicativo. Por lá, elas interagem entre si e respondem pesquisas de acordo com o seu perfil em troca de pontos. Esse é o MeSeems, painel de respondentes proprietário e exclusivo da MindMiners e também a maior rede social de opinião do Brasil.

Ele está disponível 24 horas, 7 dias por semana, e te permitirá segmentar a amostra e sua pesquisa a partir de dados demográficos e/ou comportamentais, garantindo representatividade, agilidade e transparência para suas pesquisas em um momento onde a informação rápida e confiável se tornou ainda mais urgente.

Utilizamos algoritmos para identificar padrões, testes de consistência de perfil e cálculo do tempo gasto para enviar cada resposta. Além de quarentenas para respondentes recorrentes e confirmação do cadastro.



Oportunidades à vista



Em meio ao caos, as pesquisas indicam que existem sim oportunidades e muita esperança.

Temos observado, por exemplo, uma aceleração de iniciativas digitais focadas no e-commerce. Houve também aumento no engajamento entre marcas e consumidores via canais digitais. As empresas têm buscado desenvolver conteúdos emocionais, buscando ajudar as pessoas a enfrentarem esse cenário. Outros players enfatizaram seu papel social, assumindo o protagonismo em oferecer soluções para ajudar a população e pequenas empresas.

Depende apenas da sua capacidade de inovar e de como você, como marca, pretende encarar esse m Utilizamos algoritmos para identificar padrões, testes de consistência de perfil e cálculo do tempo gasto para enviar cada resposta. Além de quarentenas para respondentes recorrentes e confirmação do cadastro.



Tendências para ficar de olho



1.

Necessidades de criar momentos de celebração e conexão emocional pós crise;

2.

Ocasiões e promoção de experiências dentro do lar em alta (como, por exemplo, cozinhar, snacking, interação digital);

3.

Maior sensibilidade dos consumidores com relação à segurança e saudabilidade em alimentos;

4.

No período pós isolamento social, consumidores devem se mostrar mais receosos num primeiro momento em retornar a sua vida cotidiana e em espaços públicos, havendo necessidade de marcas, em especial do varejo físico de reforçar/educar no caso de não haver riscos de contaminação.


Gostou das nossas dicas?

Preencha o formulário para receber nosso guia completo sobre como conduzir pesquisas em tempos de COVID-19.

Pesquisas realizadas no meio digital podem trazer as respostas que estão faltando para você dar o próximo passo com segurança.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.