Percepções de 2022: como foi o ano para os brasileiros?

Expectativa x realidade: o que se concretizou na vida dos brasileiros em 2022 e quais são as expectativas para 2023. Confira no nosso estudo original!


clock
2 min
Percepções de 2022: como foi o ano para os brasileiros?

O ano de 2022 foi e está sendo o que os brasileiros esperavam? O que aprenderam com este ano e como esperam que seja em 2023? Quais eram as metas para 2022?

A ansiedade sentida no início do ano se resumia aos eventos que viriam pela frente. A liberação de festas, shows e festivais com grandes públicos, as eleições e a Copa do Mundo eram os principais motivos das expectativas para 2022.

A maioria desses eventos já aconteceram e, por mais que seus efeitos ainda estejam frescos em nossa memória, a satisfação de ter vivido por mais um ano e ter presenciado tantas coisas ainda nos influencia — sejam elas positivas ou não, dependendo do ponto de vista.

Na sociedade, de modo geral, existe o costume de estabelecer objetivos e metas, revisitar o que aprendeu no passado para que assim o próximo ano seja ainda melhor.

E agora, no final de 2022, quais são os sentimentos e como os brasileiros perceberam este ano? Todas as metas e expectativas colocadas no começo do ano foram cumpridas?

Os usuários do nosso painel de respondentes exclusivo, o MeSeems, responderam essas perguntas e ainda comentaram o que esperam de 2023! Vem ver como está o clima!

Expectativa x Realidade

Assim como foi em relação a 2021, 7 em cada 10 respondentes afirma que teve algum aprendizado de vida durante o ano de 2022.

43% concorda que foi um bom ano para a vida pessoal

Mas apesar disso, apenas 28% dizem ter conseguido cumprir metas e planos pessoais, uma porcentagem 10 p.p a menos do que o declarado sobre 2021.

Além disso, apesar da forma como os respondentes em geral estão se sentindo, o ranking de emoções sofreu uma leve modificação em relação ao começo de 2022. Agora, o tédio e o marasmo que o novo começo trouxe, teve sua posição tomada pela angústia.


A convivência em um ano tão político e com a polarização em alta, pode ser bastante desafiadora no Brasil. No início do ano, 58% dos respondentes disseram achar que estamos vivendo tempos de paz, mas agora, o nível de concordância com esta afirmação caiu 12p.p.

E para 2023?

Cuidar da alimentação e evitar situações que desgastam mentalmente são alguns dos projetos e metas dos respondentes para 2023. Você sabe quais são os objetivos específicos da sua audiência? Com a ferramenta Clusters fica fácil descobrir!

Quer saber o que mais os brasileiros colocaram como meta para o ano de 2023 e conhecer todos os dados e diferenças percentuais em relação aos da pesquisa do início do ano?

No nosso infográfico você vai conferir tudo isso e muito mais!

(créditos da foto capa: Kelly Sikkema)


Início