Need Gap: o que é e como realizar essa análise?

A metodologia permite entender onde estão os gaps entre a sua marca e seus concorrentes. Quais atributos são mais valorizados e importantes na visão de seus consumidores.


clock
4 min
Need Gap: o que é e como realizar essa análise?

Entender a visão que seus consumidores possuem em relação à concorrência é essencial para ajudar na construção de uma estratégia de marca bem direcionada. Tão importante quanto olhar para seu próprio produto/serviço, é ter uma visão do todo, do contexto geral de categoria em que sua marca está inserida. E para realizar essa análise mais aprofundada é recomendada uma pesquisa de Need Gap.

Uma pesquisa de need gap te ajuda a entender o que você precisa ajustar no seu produto ou serviço, com base nas lacunas entre: o que os consumidores consideram importante e o quanto eles estão satisfeitos com os produtos disponíveis da categoria.

Para tanto, a metodologia MindMiners de Need Gap permite conhecer de forma rápida a relevância dada pelos consumidores aos atributos de produtos ou serviços presentes no mercado. E o que pode ser incorporado a cada um deles no futuro para criar diferenciais e entregar mais valor. Dessa forma, você entenderá onde seu produto/serviço está e o que precisa ser feito para que ele evolua.

Nosso questionário é composto por questões relacionadas à importância de diversos atributos, à satisfação geral com a sua empresa/marca e à satisfação desses mesmos atributos considerando a sua marca e a de seus concorrentes.

Na prática, esse tipo de pesquisa é indicado para marca e empresas que desejam identificar gaps entre a performance atual de seu produto/serviço x seu potencial frente às necessidades indicadas por consumidores/clientes para promover melhorias de forma ágil e garantindo bons resultados.

Quando aplicar uma pesquisa de Need Gap?

Qualquer empresa pode (e deve) realizar uma pesquisa de need gap para avaliar como os atributos do seu produto/serviço estão performando e quão importante cada um desses atributos é para seus clientes/consumidores. Com isso, você poderá identificar onde estão as oportunidades e quais mudanças podem ser feitas para criar valor e oferecer diferenciais competitivos.

Com a metodologia MindMiners de pesquisa de need gap você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual o nível de importância que seus consumidores/clientes atribuem a cada elemento/característica de um determinado produto/serviço?
  • Qual a satisfação dos seus consumidores/clientes com os atributos dos seus produtos/serviços?
  • Quais os gaps/oportunidades existentes para a implementação de melhorias?
  • O que priorizar na hora de implementar mudanças no seu produto/serviço?

Como é um estudo de Need Gap?

O questionário MindMiners de pesquisa de need gap está pronto para uso. Os blocos de perguntas (e a sequência em que são apresentadas) foram pensadas para avaliar os principais aspectos que são considerados importantes em seu produto/serviço para seu cliente/consumidor.

  • Importância de atributos e funcionalidades: identifica a importância atribuída pelo consumidor/cliente a diversas características/features/atributos do seu produto/serviço.
  • Conhecimento de marca + uso: o objetivo deste bloco é mapear a relação do respondente com a categoria de produtos avaliada, incluindo quais as marcas conhecidas e quais as marcas consumidas.
  • Satisfação com sua marca: mapeia pontos fortes e os pontos fracos da sua marca a partir da satisfação com os atributos do seu produto/serviço. Aqui, serão avaliados os mesmos atributos do bloco 1.
  • Satisfação com a concorrência: mesmas questões do bloco anterior. O foco aqui, no entanto, serão até 3 marcas concorrentes. Isso garantirá um comparativo da sua marca com a de seus competidores.

Quais resultados uma pesquisa de Need Gap vai me entregar?

A pesquisa de need gap da MindMiners foi desenvolvida com o objetivo de entregar insights como:

  • Apresentação visual e didática da importância x satisfação com cada um dos atributos do seu produto/serviço.
  • Identificação dos atributos mais importantes e menos importantes para sua categoria de acordo com seu cliente/consumidor.
  • Mapa de oportunidades e pontos de melhoria no produto/serviço.
  • Comparação da sua marca x concorrentes na avaliação de cada um dos atributos.

Importância de atributos/funcionalidades/features: esse bloco busca compreender a importância atribuída a diversas características/features/atributos do seu produto/serviço. O que estará sendo medido aqui, portanto, é o potencial de uma categoria frente às expectativas dos clientes/consumidores.

  • Pensando na [CATEGORIA DO SEU PRODUTO/SERVIÇO], o quão importante é, para você, cada uma das características a seguir?

Conhecimento de marca + uso: o bloco objetiva identificar a relação do respondente com a categoria de produtos avaliada, incluindo quais as marcas conhecidas e quais as marcas consumidas dentro desta categoria.

  • Quais dessas marcas abaixo você conhece?
  • E dessas marcas que você conhece, quais dessa você usou/consumiu no [INTERVALO DE TEMPO]?
  • E dessas marcas que você usou/consumiu, qual você usou/consumiu com mais frequência?

Satisfação com a sua marca: o terceiro bloco do questionário busca identificar os pontos fortes e os pontos fracos da sua marca a partir da satisfação com os atributos do seu produto/serviço. Observe que, aqui, serão avaliados os mesmos atributos do bloco 1. Isso possibilitará a comparação entre a importância atribuída pelo consumidor/cliente x o que o seu produto/serviço entrega. Essa distância é o que chamamos de gap.

  • De maneira geral, o quanto você diria que está satisfeito com o [PRODUTO/SERVIÇO] da [SUA MARCA/EMPRESA]?
  • Agora, considerando sua experiência com a [CATEGORIA DO SEU PRODUTO/SERVIÇO] da [SUA MARCA/EMPRESA], quão satisfeito você está com cada uma das características abaixo?

Satisfação com concorrentes: mesmas questões do bloco anterior, mas, agora, com foco em até 3 marcas concorrentes. Isso garantirá um comparativo da sua marca com a de seus competidores para identificar como estão posicionados na avaliação de cada atributo.

  • De maneira geral, o quanto você diria que está satisfeito com o [PRODUTO/SERVIÇO] do [CONCORRENTE]?
  • Agora, considerando sua experiência com a [CATEGORIA DO PRODUTO/SERVIÇO] do [CONCORRENTE], quão satisfeito você está com cada uma das características abaixo?

De modo geral, a pesquisa de Need Gap facilita a identificação de oportunidades de melhoria do seu produto/serviço para ele esteja sempre alinhado com as expectativas atuais dos seus consumidores!

Quer descobrir os gaps entre sua marca e seus concorrentes?
Faça um trial da nossa plataforma e veja essa metodologia na prática


Início