MindMiners Blog

Millennials: uma comparação com a Geração X

Alguns anos os separam, mas existem características que os diferem em vários aspectos. Entenda como se comportam Millennials e Geração X neste estudo.


Digitais, os Millennials enxergam a tecnologia como parte natural de todas as esferas de sua vida. Curiosos, estão em uma constante busca por inovação e propósito. Mas, o que dizer sobre eles quando o assunto é trabalho, consumo e política? Será que são mesmo tão diferentes da geração que os antecedeu? Quais as diferenças entre Geração X e Millennials?

Os Millennials se encontram hoje em um estágio do ciclo de vida que muito interessa às empresas: estão ganhando relevância no mercado de trabalho e adquirindo poder de consumo.

Com o objetivo de entender melhor as opiniões dessa geração, elaboramos um estudo em parceria com o Grupo Padrão. Ele foi construído em duas etapas: a primeira aconteceu em julho de 2016, com uma amostra de 1300 entrevistados, e teve como foco a Geração Y (os Millennials). Já a segunda, realizada em outubro do mesmo ano, ouviu 1000 pessoas da Geração X, para que fosse possível criar uma base de comparação comportamental.

A metodologia permitiu a identificação de diferenças de opinião a respeito de tendências e movimentos sociais, bem como em relação à visão sobre trabalho e aspectos culturais das empresas que nos deixaram surpresos.

Quer saber o que descobrimos sobre as Gerações X e Y? Quer entender melhor o que é Geração Millennial? Então, vem com a gente entender a importância de se estudar gerações e o impacto desses novos comportamentos na economia e no futuro da sua empresa.

Boa leitura!

Photo by Eliott Reyna / Unsplash

Hábitos de consumo

As gerações X e Millennial consideram uma casa própria o bem mais importante. Para a geração Y, dos Millennials, ter um smartphone é tão importante quanto ter um plano de saúde.

Quando observamos a percepção das gerações quanto ao uso de smartphone em sala de aula: 23% dos Millennials considera isso uma prática aceitável, contra 13% da Geração X.

Tanto a Geração Millennials quanto a Geração X se sentem incomodados com a presença dos vendedores nas lojas. 40% dos entrevistados preferem o celular para tirar dúvidas.

Photo by Brooke Cagle / Unsplash

Visões sobre o trabalho

Um bom salário segue como a principal motivação na hora de escolher um emprego tanto para a Geração Y (65%) quanto para a Geração X (61%).


Um terço dos Millennials que se dizem satisfeitos com seu trabalho atual pretende mudar de emprego em menos de dois anos. Na Geração X, equivalem a 20%.

Apesar do número representativo alto para as duas gerações, os Millennials (51%) tem significativamente mais vontade de serem empreendedores do que a Geração X (45%).

Photo by Alexis Brown / Unsplash

Comportamento social

Quando o assunto são instituições ligadas à religião, a Geração Y (dos Millennials) é menos religiosa: apenas 38%, contra 52% da Geração X.

Mais de 20% da Geração X considera o aumento da prática de casais homossexuais adotando filhos como uma tendência ruim, em comparação com somente 9% da população Millennial.

Os Millennials se posicionam, politicamente, de maneira mais “liberal”. Um terço da Geração Y é a favor da legalização da maconha, em comparação a 19% da Geração X.

Photo by Priscilla Du Preez / Unsplash

Relatório da pesquisa da Geração Millennial em comparação com a X na íntegra

Gostou do estudo sobre as Gerações X e Millennials?

Dessa vez, focamos em tendências sociais e políticas na pesquisa da Geração Millennial em comparação com a Geração X, assim como em sua satisfação com o trabalho. Mas você pode saber o que nossas entrevistadas disseram também sobre tecnologia, o uso de smartphones e planos para o futuro.

Gostou do estudo sobre os Millennials?

Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, com os gráficos, basta preencher o formulário abaixo: