MindMiners Blog

Millennials e a Geração Nem Nem: trabalho, educação e tendências de consumo

Entra e sai geração, o desafio de entender o comportamento, os anseios e motivações é constante. Neste estudo original, pesquisamos os Millennials, confira!


Preguiçosa. Qualificada. Sonhadora. Digital. Apesar de muito se falar sobre a Geração Y, o mundo do consumo parece ainda não ter conseguido se conectar com esses jovens. Donos de opiniões fortes e de comportamentos incoerentes, o amadurecimento tardio dos Millennials preocupa. Afinal, o que pensam sobre o futuro? E onde querem chegar?

Nem trabalham, nem estudam? Apesar de 1/6 dos Millennials da nossa amostra integrarem hoje os chamados “Nem Nem”, a grande maioria desta geração está em busca de independência e de novas oportunidades.

Mas, qual a relação da Geração Y com o mercado de trabalho? O que esperam do futuro? Será que são mesmo conectados com o conceito de economia compartilhada?

A MindMiners conversou com 1000 brasileiros entre 18 e 32 anos para mostrar como o amadurecimento tardio e os valores dessa geração estão impactando o consumo. Isso porque, apesar de se considerarem trabalhadores e ambiciosos, ainda moram com pais ou familiares e dependem deles para pagar suas despesas.

Entenda o que caracteriza o emprego perfeito, ondem sonham construir carreira, o que acreditam ser itens indispensáveis para a sua vida e como encaram as diferenças entre ser e ter na hora de pensar no futuro.

Boa leitura!

Photo by Jens Johnsson / Unsplash

Perfil Millennial

Geração qualificada. Metade dos entrevistados possui ou está cursando educação superior. 1/4 dos entrevistados está desempregado. Já os contratados em modalidade CLT seguem sendo maioria.

Entre os 47% dos respondentes que não estuda atualmente, 28% também não trabalha. Essa é a Geração Nem Nem, que corresponde a 158 pessoas dentro da amostra da pesquisa (16%). Já o grupo dos que trabalham e estudam é composto por 300 pessoas (30%).

Em relação ao seu perfil profissional, os Millennials se consideram ambiciosos (51%), trabalhadores (75%) e estudiosos (65%). Apenas 39% se considera preguiçoso. 46% acreditam ainda que a Geração Y é empreendedora.

Photo by Marvin Meyer / Unsplash

Trabalho

As empresas de tecnologia são indicadas como o emprego ideal. O Google lidera a lista, com 31% das respostas. Apple e Microsoft aparecem em seguida, com 3% cada um. Netflix e Facebook receberam 1%.

Entre os 25% dos Millennials que está desempregado, mais da metade (57%) está desempregada há mais de um ano. O ambiente online reúne as principais fontes de busca por novas oportunidades.

Flexibilidade. Os Millennials se mostraram dispostos a aceitar empregos que paguem menos ou que estejam fora de sua área de formação. Apenas a mudança de cidade apresentou um pouco mais de resistência.

Photo by Thought Catalog / Unsplash

Moradia, renda e despesas

60% dos entrevistados ainda mora com os pais. Entre os integrantes da Geração Nem Nem, 67% ainda vive com familiares. Apenas 3% mora sozinho.

Entre 15 e 25 anos. Essa é a faixa etária em que os Millennials deixaram a casa dos pais e familiares. Para os que ainda vivem lá, a idade aumenta: pretendem sair com até os 30 anos.

De 2 a 10 anos. Esse é o tempo que nossos entrevistados acreditam necessitar para alcançarem renda suficiente para financiar o estilo de vida dos seus sonhos.

Photo by NEW DATA SERVICES / Unsplash

Relatório na íntegra

Gostou do estudo sobre os Millennials e a Geração Nem Nem?

Dessa vez, focamos no perfil da Geração Y, na sua visão sobre educação e trabalho e em hábitos relacionados a moradia, renda e despesas. Mas você pode conhecer também alguns de seus hábitos de consumo e sua opinião sobre economia compartilhada.

O que você achou do nosso estudo sobre os Millennials e a Geração Nem Nem?

Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, com os gráficos, basta preencher o formulário abaixo: