Na etapa prévia de lançamento de um produto é possível realizar uma série de testes para minimizar erros e otimizar investimentos. Entre eles, o teste de conceito é um dos mais utilizados nessa etapa, onde é possível realizar a avaliação de um produto ou serviço através do conceito que traduza o que ele pretende oferecer.
Uma pesquisa de teste de conceito permite avaliar o potencial de um produto/serviço a partir de percepções, necessidades e desejos associados a ele.
A metodologia MindMiners de teste de conceito procura, portanto, coletar feedbacks de consumidores reais, mapeando forças e fraquezas do conceito, propostas de valor e identidade daquele produto/serviço. Isso significa que você poderá focar seus esforços nas ideias com maior potencial de sucesso, economizando tempo e dinheiro.
Impacto do conceito, avaliação de atributos, associação de marca e intenção de compra são apenas algumas das dimensões contempladas em uma pesquisa de teste de conceito.
Na prática, você poderá testar novos produtos e serviços em diferentes estágios de desenvolvimento para otimizar esforços e ampliar resultados.
Quando realizar o teste de conceito?
Qualquer empresa que vai lançar um novo produto ou reposicionar um produto antigo pode (e deve) realizar uma pesquisa de teste de conceito para avaliar a efetividade de um produto e de sua comunicação antes de lançá-lo.
Ela pode ser ainda mais estratégica para marcas que buscam entender qual caminho seguir nas etapas de desenvolvimento de um novo produto ou qual a melhor estratégia para o desafio de reformular um produto ou uma linha completa.
Com a metodologia MindMiners de teste de conceito você encontrará respostas para as seguintes perguntas:
- Como os potenciais consumidores reagem ao conceito do produto?
- A proposta de valor trazida pelo conceito é clara?
- O que meu conceito traz de único? E que tipo de sentimentos/apelo ele desperta?
- O que as pessoas mais gostam no conceito do meu produto? E do que elas menos gostam?
- O conceito estimula a intenção de compra do produto?
Como é o questionário de um teste de conceito?
Na plataforma da MindMiners você encontrará dois modelos de questionário de teste de conceito prontos para uso. Um para testar uma único conceito - Teste de conceito de produto - e outro para comparar 2 a 10 conceitos distintos - Comparativo de conceitos de produto.
Para pré-visualizar as perguntas dos questionários das metodologias MindMiners, basta clicar no ícone de "olho", ao lado do botão "Começar projeto".
As perguntas (e a sequência em que são apresentadas) foram pensadas para avaliar forças e fraquezas do(s) conceito(s) do(s) seu(s) produto(s).
- Impacto do conceito: após apresentar o conceito, as primeiras questões buscam identificar o quanto os respondentes gostaram, do que mais gostaram e do que menos gostaram.
- Avaliação de atributos: buscar mensurar o interesse despertado a partir do conceito, a relevância atribuída ao produto e o apelo dos benefícios percebidos.
- Associação de marca: avalia a relação do respondente com a marca e o nível de conexão da marca com o conceito.
- Intenção de compra: intenção de comprar, frequência de uso do produto e, para os casos nos quais se aplicar, se o respondente estaria disposto a substituir o produto/serviço que utiliza pelo apresentado na pesquisa.
- Sensibilidade de Preço (PSM): Esse bloco de perguntas é opcional e pode ser utilizado para determinar qual o melhor opção de preço para o produto, com base no conceito apresentado e percepção de valor dos consumidores.
Quais resultados um teste de conceito irá me entregar?
A pesquisa de teste de conceito da MindMiners foi desenvolvida com o objetivo de entregar insights como:
- Avaliação visual e didática do(s) seu(s) conceito(s), com possibilidade de compará-los para identificar qual o mais indicado.
- Entendimento da reação despertada em seus potenciais consumidores pelo(s) conceito(s) de produto(s) testado(s).
- Grau de interesse despertado pelo(s) conceito(s) e seu impacto na intenção de compra daquele produto/categoria.
- Mapa das forças e fraquezas do conceito de um produto.
- Oportunidades e gaps do produto para a promoção de melhorias.
Impacto do conceito: a primeira parte do questionário de teste de conceito busca identificar, após o conceito do produto/serviço ser apresentado, o quanto o consumidor gostou do que viu e/ou leu. Para isso, a pesquisa avalia dois aspectos principais:
- Pontos fortes: o que os respondentes mais gostaram.
- Pontos fracos: o que os respondentes menos gostaram.
A plataforma da MindMiners gera uma nuvem de palavras com os termos mais citados, de modo a oferecer insights qualitativos e facilitar a análise.
Avaliação de atributos: já a segunda parte mensura uma série de atributos que, somados, garantem o sucesso do conceito. São eles: interesse despertado, relevância atribuída ao produto e aos benefícios oferecidos por ele.
Associação de marca: um bom conceito não pode ser eficaz por si só. É necessário que ele tenha sinergia com a marca que o está promovendo. Aqui, será possível avaliar essa relação a partir da perspectiva do potencial consumidor.
- Relação com a marca: o respondente já conhecia a marca anteriormente? Que tipo de relação possui com ela?
- Conexão marca e conceito: o conceito combina com a marca por trás do produto?
Intenção de compra: todo conceito objetiva ser forte e marcante o suficiente para despertar uma necessidade ou um desejo no consumidor. Por isso, na última parte do nosso questionário, buscamos compreender o impacto causado.
- Intenção de compra: qual a sua intenção de comprar esse produto?
- Frequência de uso do produto: pensando nesse conceito, como ficaria a sua frequência de uso do produto?
Caso o seu produto ou serviço venha como substituto para alguma solução já disponível no mercado, será possível avaliar ainda a probabilidade do respondente de realizar essa troca.
Comparação entre conceitos: caso você opte por nosso questionário de teste de conceito comparativo, você receberá os resultados das questões correspondentes a cada conceito avaliado. Com os resultados da pesquisa, será possível comparar os conceitos a partir do ponto de vista dos respondentes, identificando pontos fortes, melhorias necessárias e potencial de engajamento de cada um.
- Conceito 1: aqui você poderá visualizar onde o primeiro conceito se destaca, se a mensagem foi devidamente captada e quais ajustes poderiam ser feitos.
- Conceito 2: o mesmo será apresentado pensando no segundo conceito, sempre criando um paralelo com o primeiro conceito avaliado.
- Preferência: ao final, o respondente indicará qual o conceito favorito, oferecendo assim todos os insumos necessários para que você faça sua escolha com segurança e com a certeza de que seu produto/serviço será um sucesso de vendas.
Sensibilidade de Preço (PSM): Com esse bloco de perguntas você poderá construir o intervalo de valores da sua precificação, considerando o valor máximo que os respondentes estariam dispostos a pagar, assim como o valor mínimo. São 4 critérios de avaliação do preço:
- Valor considerado barato demais
- Valor considerado barato
- Valor considerado caro, mas que ainda consideraria comprar
- Valor considerado caro demais
A partir desses resultados, você poderá construir um gráfico no qual identificará o ponto ótimo e, portanto, o preço ideal para o seu produto/serviço.
Por fim, através do teste de conceito você será capaz de identificar fortalezas e fraquezas do seu novo produto ou serviço e com isso realizar um lançamento (ou relançamento) muito mais assertivo.
Teste agora mesmo o conceito do seu produto ou serviço!
Faça um trial da nossa plataforma e veja essa metodologia na prática