Gameverso: onde tudo está conectado

Muito mais do que um jogo digital. Falar sobre games é falar sobre um ecossistema vasto e complexo que demanda uma compreensão profunda do público, suas preferências e comportamentos. Como as marcas têm encarado esse desafio?


clock
1 min
Gameverso: onde tudo está conectado

O universo dos games, ou "Gameverso" — como optamos por chamar —, ultrapassa as fronteiras do entretenimento digital; é um estilo de vida no qual a diversidade de experiências é tão vasta quanto a variedade de jogos disponíveis.

Fazer parte dessa cultura vai além do simples ato de jogar. É estar atento aos lançamentos mais recentes, mergulhar em conteúdos inspirados nesse universo, participar de torneios, torcer por equipes, assistir transmissões ao vivo, consumir produtos de franquias, entre tantas outras atividades.

Mas a complexidade não se limita a isso. Estamos falando de uma rica diversidade de indivíduos, de todas as idades, gêneros e classes sociais, que compartilham do mesmo interesse, cada um à sua maneira. Começando pelas plataformas: há quem prefira interagir utilizando o celular, alguns o computador e outros o console.

Na nossa pesquisa sobre Gameverso, identificamos que 74% dos brasileiros elegem os celulares e tablets como suas plataformas favoritas para jogar.

Dentre os diversos perfis de jogadores, o casual é o que mais se destaca. Essa preferência ressalta a versatilidade e a acessibilidade dos dispositivos móveis na vida dos gamers.

Além disso, dentro deste vasto universo, o que as pessoas mais fazem é, de fato, jogar. 17% interagem com a cultura gamer apenas como espectadores, acompanhando os jogos ou frequentando campeonatos de eSports, por exemplo.

Neste estudo, propomos uma imersão profunda, explorando não apenas os perfis e comportamentos dos jogadores, mas também seus hábitos. Desvendar esses mistérios pode revelar não apenas as complexidades dessa cultura, mas também oportunidades de mercado.

Para isso, conversamos com 2 mil pessoas (engajadas nesse tema), com mais de 18 anos, de todos os gêneros e classes sociais, que integram o nosso painel de respondentes: o MeSeems. As entrevistas foram realizadas em nossa plataforma de Consumer Insights.

Baixar o estudo



Início