Como ser mais feliz em tempos VUCA?

Como nós conseguimos gerar conexões sólidas, planejar o futuro mesmo com incertezas e compreender as novas realidades entre tantas ambiguidades?


clock
6 min
Como ser mais feliz em tempos VUCA?

O conceito de mundo VUCA surge a partir do acrônico de quatro palavras em inglês: Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza) Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade). VUCA descrevia situações características ao contexto de uma guerra, mas que, a partir das mudanças impostas pela tecnologia, passou a ser aplicado para descrever o contexto em que vivemos atualmente.

Você também tem sentido a velocidade do mundo diferente? Se antes nossa vida era pré-determinada com um roteiro quase que imutável, hoje em dia, com o volume e facilidade de trocar informações, tivemos que elevar a agilidade da nossa capacidade de resposta aos acontecimentos do nosso entorno e do mundo.

Tecnologia. Inovação. Informação. Tudo isso cresce hoje de forma exponencial. Um caminho sem volta. Diante dessa certeza, e de mundo cada vez mais VUCA, como nós conseguimos gerar conexões sólidas, planejar o futuro mesmo com incertezas, criar soluções para um contexto tão complexo e compreender as novas realidades entre tantas ambiguidades?

Fomos em busca dessas respostas!

Antes de entrar, Mind The Gap

Com o intuito de aprofundar nosso entendimento sobre o que é o mundo VUCA e como podemos lidar com suas consequências, reunimos 17 profissionais de diferentes empresas para a terceira edição do nosso wokshop de co-criação Mind the Gap.

Confira como foi o evento e descubra quem participou dessa experiência:

Os questionamentos gerados a partir da exposição da especialista Verônica Rodrigues e das discussões entre os participantes durante o evento, deram origem a um estudo exclusivo sobre o tema. Entrevistamos 1.000 usuários da rede social de opinião MeSeems, de todas as regiões do Brasil, faixa etárias, classes sociais e gênero.

O tempo tem corrido mais rápido?

Os nossos parâmetros para contar horas, dias e semanas pode não ter sido alterado, mas, nas últimas décadas, o sentimento é de que cada vez estamos mais sem tempo. Pense na seguinte situação: você está andando na rua de sua cidade e encontra um(a) amigo(a) com o qual não se encontrava há anos/meses e, ao perguntar como está sua vida, ele(a) responde: “Está tudo corrido, mas está tudo bem.”

Se identificou com a situação? Passou por algo parecido recentemente? Usou essa frase ou outra semelhante para contar como anda sua vida? Isso podem ser sintomas do mundo VUCA.

A volatilidade do mundo atual muitas vezes impossibilita o estabelecimento de padrões, rotinas e processos, seja no âmbito pessoal, familiar, regional, nacional ou até mesmo mundial.

Entre os respondentes do nosso estudo, 55% disseram concordar em algum grau com a afirmação: “Sinto que está cada vez mais difícil organizar uma rotina sem que eu tenha que mudá-la ao longo da semana várias vezes”. E ainda: apenas 26% afirmou conseguir estabelecer sempre uma rotina para atividades básicas diárias.

40% disseram considerar sua rotina pouco equilibrada na divisão de tempo para trabalho, lazer, tarefas domésticas e cuidados pessoais.
Analog timepiece
Photo by Djim Loic / Unsplash

Por que as rotinas estão desequilibradas?

Será que 24 horas por dia não são suficientes para todas as nossas atribuições diárias? Se pararmos para pensar sobre a nossa relação com o tempo na atualidade, a evolução da tecnologia nos possibilitou aproveitar mais horas em um único dia. Por outro lado, na ânsia de aproveitar cada dia ao máximo, nossas atividades cotidianas estão aumentando consideravelmente.

Quando perguntados sobre quais seriam os principais fatores que contribuem para o desequilíbrio na rotina dos entrevistados, os termos mais citados foram “tempo” e “trabalho”.

“Muitas tarefas a cumprir ao mesmo tempo.” – Homem, 23 anos, classe B, Simão Dias - SE
“Falta de tempo para organizar tudo e excesso de atividades acumuladas, tanto do trabalho quanto da faculdade.” – Homem, 29 anos, classe B, Rio de Janeiro - RJ
“Filhos e muito trabalho doméstico” - Mulher, 53 anos, classe D, Natal - RN

Se sobra trabalho e atividades domésticas, falta lazer e atividades físicas. Ainda que praticar exercícios e ter hobbies contribuam para um aumento na produtividade das pessoas, segundo o que apurou a pesquisa da Universidade de São Francisco nos Estados Unidos, essas são atividades para as quais os respondentes gostariam de dedicar mais tempo em meio a rotina.

49% gostaria de ter mais tempo para dedicar ao lazer.
42% gostaria de ter mais tempo para praticar atividades físicas.

Ainda que o trabalho seja algo que, de acordo com a opinião dos respondentes, em alguns momentos inviabiliza uma rotina equilibrada, 27% gostaria de dedicar mais tempo para essa atividade.

subway train in motion
Photo by Mario Calvo / Unsplash

O que esperar do futuro em um mundo VUCA?

Uma das principais características dessas novas configurações da sociedade é a agilidade na qual diversos fatores que influenciam nossas vidas podem se alterar. E isso já está sendo percebido pelas pessoas. Entre os respondentes, 62% concordou em algum grau com a afirmação “Sinto que as coisas no mundo estão mudando mais rápido do que eu consigo acompanhar”.

Seja no âmbito social ou pessoal, essas mudanças podem causar sensações de incerteza e insegurança, que nos impedem de ter clareza para tomar decisões - principalmente aquelas que impactam a longo prazo.

67% consideraram a tarefa de planejar o futuro como difícil ou muito difícil.
63% concordou em algum grau com a afirmação “Gostaria de ter mais clareza sobre como estará o mundo no futuro para tomar decisões em relação a vida pessoal”.
Man in a watch typing
Photo by Brad Neathery / Unsplash

Para os profissionais desse novo mundo

A agilidade com que as demandas sociais mudam não influencia apenas a esfera pessoal de nossas vidas.  As relações de trabalho e as formas como tarefas profissionais estão distribuídas em nossa vida também estão sofrendo impactos.

Ainda que apenas a minoria (20%) dos respondentes tenha afirmado não conseguir separar a vida pessoal da profissional na maior parte dos momentos, muitos já estão sentindo outros efeitos do mundo VUCA. De acordo com o relato dos participantes da pesquisa, o brasileiro está se sentindo pressionado no trabalho. Seja pela necessidade de ter resposta para resoluções de problemas complexos, ou até mesmo para tomar decisões ágeis.

58% dos respondentes afirmou se sentir pressionado ou muito pressionado para ter as respostas certas para resolução de problemas complexos no trabalho.
68% dos respondentes afirmou se sentir pressionado a tomar decisões de maneira ágil no seu trabalho sempre ou na maioria das vezes.

E quando falamos em trabalho, novamente surge a sensação de que não existe tempo suficiente para todas as atividades. 61% dos respondentes concordou em algum grau com a afirmação: “Gostaria de ter mais tempo para realizar as atividades do trabalho com mais calma.”

65% classificam a vida profissional atual como acelerada ou muito acelerada.
Spacious boardroom
Photo by Nastuh Abootalebi / Unsplash

Como ficam marcas e empresas nesse contexto?

Além de lidar com as questões internas para promover ambientes mais resistentes as armadilhas do mundo VUCA, as empresas precisam enfrentar o desafio das inovações promovidas pelos avanços da tecnologia que podem modificar por completo diversos setores.

Quem não se lembra de marcas que fizeram parte do nosso passado recente e desapareceram do mercado, ou então foram adquiridas e modificaram sua atuação? A previsão é para que 40% das 500 empresas listadas na Fortune 500 da Forbes, desapareçam nos próximos anos.

Em um contexto tão volátil é preciso que as companhias, mesmo as mais consolidadas e estruturadas em seus mercados, se preparem para adaptações aos novos contextos de maneira rápida e assertiva, uma vez que os espaços de tempo para transformações também estão cada vez menores.

Photo by You X Ventures / Unsplash

É possível ser (mais) feliz nesse contexto?

Diante de tanta complexidade, volatilidade, incerteza e ambiguidade, nós precisamos resistir aos reflexos dessas novas configurações de sociedade e instituições. Viver em contextos com tantas variáveis pode ser cansativo, mas felizmente existem formas de nos encaixarmos e resistirmos aos pontos negativos que tudo isso gera.

De maneira prática, existem alguns modelos de exercícios individuais e coletivos que podem ser feitos. Mas, no geral, todos nós podemos começar identificando quais são os momentos em que as características do mundo VUCA se apresentam em nosso cotidiano. Somente com a consciência de que essa é e será nossa realidade daqui pra frete, nós já teremos um primeiro passo para continuarmos felizes e resistentes, independentemente das mudanças que virão.

E aí? Preparado para exercitar sua felicidade em tempos VUCA?


Início