Como criar uma pesquisa de pré-teste de comunicação com a MindMiners

Uma avaliação prévia de uma campanha publicitária é essencial para uma boa comunicação.


clock
6 min
Como criar uma pesquisa de pré-teste de comunicação com a MindMiners

Avaliar a eficiência dos esforços de comunicação é fundamental para desenhar uma estratégia de marketing assertiva. Para isso, dentre as possibilidades de metodologias de pesquisa existentes, o pré-teste de Comunicação é um dos mais utilizados.

Essa metodologia avalia o potencial e a eficiência de uma campanha publicitária antes de sua veiculação. Ao indicar pontos fortes, pontos fracos, ações e emoções despertadas no público desejado, ela possibilita a realização de ajustes que, consequentemente, ajudarão na entrega do ROI esperado.

Neste artigo, falaremos sobre os benefícios gerados por essa metodologia de pesquisa para as empresas, assim como compartilharemos as melhores práticas para sua realização usando a plataforma de consumer insights da MindMiners. Boa leitura!

O que é a metodologia de pré-teste de comunicação?

A pesquisa de pré-teste de comunicação é uma ferramenta essencial para garantir que a mensagem por trás da campanha de uma marca ou produto seja transmitida da forma correta.

O principal objetivo dessa metodologia é mostrar se uma comunicação possui os atributos e características necessárias para se conectar com o público-alvo e, assim, gerar engajamento.

Ao apresentar uma avaliação completa da campanha antes mesmo dela ser lançada, esse tipo de pesquisa trará respostas para perguntas que, normalmente, intrigam profissionais de Marketing e Comunicação: o público consegue compreender o que está sendo dito? A campanha coloca minha marca em evidência e a diferencia dos concorrentes? Ela é capaz de estimular interesse pelo meu produto / serviço / solução?

Diante da ressignificação de papéis dos times de Marketing e agências de publicidade, e de uma cobrança para que sejam cada vez mais data driven, uma pesquisa de pré-teste de comunicação se torna ainda mais estratégica por garantir a alocação do budget na comunicação certa, que será capaz de garantir os resultados esperados.

Quais são os benefícios da pesquisa de pré-teste de comunicação para as empresas?

Qualquer empresa que deseja lançar campanhas com mais confiança deve realizar uma pesquisa de pré-teste para testar a efetividade de uma comunicação antes da sua veiculação.

Nesse contexto, destacam-se três benefícios principais desse tipo de pesquisa. Veja quais são:

1 - Comparar diferentes caminhos criativos

Caso você esteja na dúvida de qual caminho seguir, uma pesquisa de pré-teste de comunicação possibilita apresentar para seus respondentes mais de uma opção de campanha. Dessa forma você entenderá, comparativamente, qual será capaz de entregar o melhor resultado para escolher.

2 - Otimizar investimentos em mídia

Depois da realização da pesquisa, você poderá definir seu plano de comunicação e mídia com a segurança de quem sabe que a campanha que será veiculada é assertiva e entregará os resultados esperados. A depender do que o pré-teste indicar você tem ainda a possibilidade de usar esses dados para buscar a aprovação de um budget maior, visto que terá os dados e argumentos necessários para mostrar seu potencial de sucesso.

3 - Ampliar o ROI de uma campanha

Ter uma avaliação completa antes da veiculação ajuda a traduzir quais elementos e argumentos da campanha mais funcionam para o target pretendido. Sabendo disso, seu time poderá realizar os ajustes necessários a fim de ampliar o potencial de engajamento e conversão gerados.

O que é recomendado para uma pesquisa de pré-teste de comunicação?

Ao conduzir uma pesquisa de pré-teste de comunicação, é importante seguir alguns critérios que garantam a qualidade dos resultados obtidos. Aqui estão algumas recomendações essenciais para orientar o processo de pesquisa:

1 - Amostra representativa de tamanho adequado

Recomenda-se realizar a pesquisa com pelo menos 200 respondentes. Isso proporciona uma base sólida de dados e insights, permitindo análises mais robustas e confiáveis por meio de uma boa amostragem.

2 - Perfil da amostra

O perfil da amostra da pesquisa deve ser um espelho do target da sua campanha. Isso significa dizer que, se você deseja impactar consumidores de categoria, eles serão o público a ser ouvido no estudo. Uma sugestão adicional é incluir ainda consumidores da categoria que tenham o costume de consumir os canais de comunicação em que se pretende circular a campanha.

3 - Possibilidades de diferentes leituras

Podem ser feitas leituras de consumidores do seu produto, a fim de realizar análise comparativa entre consumidores x não consumidores do produto. Recomenda-se uma base mínima de 100 casos para realizar esse tipo de leitura.

Seguindo essas recomendações, você poderá realizar uma pesquisa de pré-teste de comunicação com total segurança, que será capaz de trazer insights relevantes para os ajustes que precisam ser feitos antes da campanha ir para a rua.

Qual é a estrutura ideal para o questionário de pré-teste de comunicação?

Na biblioteca de metodologias de nossa plataforma você encontrará o questionário de pré-teste de comunicação pronto para uso. Ele foi desenvolvido por nossos especialistas, o que garante a estrutura adequada, composta por blocos de perguntas que contemplam os principais aspectos que precisam ser avaliados em uma campanha e/ou comunicação.

O questionário base contempla 4 blocos principais: associação de marca, avaliação da campanha, impacto da comunicação e pré-teste de peças de apoio. Entenda o que cada um deles engloba:

1 - Associação de marca

Após exibir a comunicação, avalia o quanto o público associa tal esforço à sua marca e o quanto ele acredita que existe sinergia entre a comunicação e seu branding.

2 - Avaliação da campanha

Identifica os principais pontos positivos e negativos da comunicação, além de diagnosticar se a mensagem principal está sendo corretamente veiculada e assimilada pelo público e emoções despertadas.

3 - Impacto da comunicação

Mapeia o impacto da campanha na intenção de compra do target e seu potencial de engajamento.

4 - Pré-teste de peças de apoio

Bloco indicado para aqueles que desejam pré testar outras peças que integram a comunicação para avaliar se combinam entre si e o quanto contribuem para os objetivos da campanha.

5 - Blocos adicionais

Na plataforma da MindMiners, você sempre conta com a possibilidade de inclusão de blocos adicionais complementares à sua pesquisa, personalizando-o de acordo com suas necessidades.

No caso da pesquisa de pré-teste de comunicação, você pode optar por um questionário comparativo, que te oferecerá a possibilidade de comparar duas campanhas distintas em um mesmo questionário para economizar tempo e dinheiro para escolher a opção que te entregará os melhores resultados.

Como criar a pesquisa de pré-teste de comunicação na plataforma da MindMiners?

Nossa plataforma de Consumer Insights é bastante intuitiva e você pode criar pesquisas seguindo diversas metodologias prontas. Para criar uma pesquisa de pré-teste de comunicação por lá, siga os seguintes passos:

1 - Acesse a aba “Metodologias”.

2 - Selecione a terceira opção “Estratégia de Comunicação e Marca”, e, então, procure pela metodologia “Pré-teste de Comunicação”. Clique em “Começar projeto”.

PS: Caso seu interesse seja em realizar o pré-teste comparativo, basta selecionar a opção ao lado: Teste Comparativo de Campanha, combinado?

3 - Aparecerá a seguinte página, em que você pode editar as principais informações do seu projeto de pesquisa. Mas você também pode usá-lo na íntegra se preferir.

4 - Logo após, clique em “Editar questionário”.

5 - Edite o Setup do seu questionário incluindo as seguintes informações:

0:00
/

6 - Após preencher todos os campos, clique em “Revisar Questionário” no final da página.

7 - Revise as perguntas fixas da metodologia e adicione as que desejar. Você pode adicionar perguntas personalizadas ou do nosso banco de perguntas.

8 - Salvar questionário e configurar disparo

9 - Selecione o coletor de respostas que deseja e dispare a pesquisa.

10 - Caso opte pelo coletor MeSeems, avalie automaticamente a viabilidade da amostra desejada.

Com a nossa calculadora de viabilidade, você poderá verificar, de forma instantânea, se o painel possui o perfil desejado para sua pesquisa.

0:00
/

11 - Uma vez concluída a coleta de respostas, você terá acesso a um dashboard visual e intuitivo para analisar os resultados.

Você poderá ainda: criar diferentes filtros de análise a partir de dados como gênero, idade, classe social, região, estado/cidade para analisar mais profundamente, comparar os resultados e realizar testes estatísticos para comparar as respostas de dois ou mais grupos de respondentes para verificar se há ou não diferença significativa.

Exportar os dados em diferentes formatos, como Excel com Colunas Separadas, Excel Compilado, Excel Avançado, Teste Estatístico, IBM SPSS Analytics, Relatório em Word e Relatório em PPT.

Tire suas dúvidas

Caso tenha alguma dúvida sobre nossa metodologia de pré-teste de comunicação e o questionário pronto para uso que oferecemos, entre em contato com nosso time para entender melhor sobre o assunto!

Você também poderá contratar nossos serviços para que nossos especialistas sejam responsáveis pela condução do seu projeto do início ao fim.

Foto de Capa por JoPanwatD | Envato


Início