/ Estudo Original

Comportamento do consumidor na Black Friday 2019

Comportamento do consumidor na Black Friday 2019

A MindMiners e a In Loco (empresa de tecnologia em geo-localização) fizeram uma pesquisa exclusiva sobre a Black Friday 2019, entendendo quais são as categorias de produtos que os consumidores mais tem interesse em comprar, como eles tomam decisões e onde estão comprando.

Você sabe a importância de entender o comportamento do consumidor?

A pesquisa foi realizada com os consumidores do sudeste do Brasil em abril de 2019 com mil pessoas, a coleta ocorreu no painel de respondentes online, o MeSeems. Detalhes da amostra estão no final do artigo.

O compradores na Black Friday

Descobrimos que 44% dos respondentes tem interesse em comprar na Black Friday em 2019 e 48% ainda estavam indecisos quando a pesquisa foi realizada, somente 7,5% dos brasileiros no sudeste declararam que não vão comprar nada da Black Friday.

Dos shoppers na Black Friday 2019, as principais categorias são: roupas e celulares (com 36% da intenção de compras), sapatos (27%), a categoria de livros (26%), produtos de beleza e informática (com 24% ambas), eletrodomésticos (22%) e TV (21%). Veja também nosso infográfico sobre o varejo brasileiro.

A pesquisa foi destaque no portal PropMark, especializado no mercado de comunicação, propaganda e marketing. E também na Revista Varejo.

O comportamento além da Black Friday

A pesquisa procurou entender além da Black Friday, mas como os brasileiros no sudeste estão fazendo suas compras. Questionamos se os respondentes tinham o costume de procurar informações (como preço, qualidade, conforto, reviews, etc) na internet ou em lojas físicas e onde eles preferiam comprar:

1) Como decidimos uma compra da categoria de alimentos e bebidas?

Quando se trata de alimentos e bebidas, 74% procura informações em lojas físicas e 89% tem o costume de comprar, também, na loja física. Somente 17% dos respondentes disse ter intenção de comprar alimentos na Black Friday de 2019.

As 7 dicas para aumentar vendas no varejo.

2) A compra de Eletrodoméstico (fogão, geladeira, microondas, refrigeradores, etc) pelos brasileiros

63% dos respondentes disse procurar informações como preço, qualidade, e reviews na internet e redes sociais. Mas quando analisamos onde a compra é realizada, a loja física tem 55% das intenções.

O comportamento de compra do consumidor transita entre o mundo online e digital, por isso as estratégias de marketing precisam caminhar entre esses universos.

3) A compra de televisores agora é digital

Uma descoberta foi que 75% dos brasileiros no sudeste procuram informações antes de comprar um televisor pela internet, mas o que nos surpreendeu foi que 57% tem o costume de comprar pela internet também. Os novos consumidores não precisam ir na loja ver a qualidade da imagem ou tamanho da tela. Será que é uma confiança nos reviews onlines ou os preços na internet estão melhores?

Dicas para criar um plano de marketing no seu e-commerce.

4) Categorias ainda com limitações digitais

A compra de vestuário como roupas e sapatos ainda ocorre, principalmente, na loja física: roupas (83% compram na loja física) e sapatos (81% compram presencialmente).

Quando pensamos em produtos de beleza, a busca de informações está bem dividida: 53% pesquisam na internet antes de comprar e 47% pesquisam na loja física.  Agora no momento da compra, 68% dos respondentes escolhem ir principalmente na loja física. É o efeito dos influenciadores digitais?

Quer ver todos os resultados da pesquisa?

Com possibilidades de filtros demográficos comparativos? Preencha o formulário e vamos conversar sobre uma demo da pesquisa em nossa plataforma.

A amostra de 1.000 casos na região sudeste do Brasil foi dividida em 64% mulheres e 36% homens. A faixa etária é de 30% de 31 a 40 anos, 29%  de 18 a 24 anos, 25% de 25 a 30% e 16% são +41. Sendo 32% classe B2; 25%, classe C1; 15%, classe B1; classe A, 14%; C2, 11% e D&E, 3%.

Lucas Mathias

Lucas Mathias

Publicitário de formação, pesquisador de tudo e um pouco mais, amante de séries, games e culinária. ♫ From a mess to the masses ♪

Read More
Comportamento do consumidor na Black Friday 2019
Share this