Descubra como a M. Dias Branco mensurou, com ajuda da MindMiners, a eficiência de uma campanha publicitária da marca de alimentos Fortaleza, antes de seu lançamento na mídia.

A empresa referência em alimentos no nordeste brasileiro, M. Dias Branco, sabe que o lançamento de uma campanha publicitária de sucesso depende de muitos fatores. Um dos principais fatores é a aprovação e compreensão por parte do target comprador do produto anunciado.

O CONTEXTO DA PESQUISA

Uma campanha publicitária da marca Fortaleza foi validada por meio de uma pesquisa de pré-teste de comunicação, o questionário foi estruturado pela MindMiners, empresa referência em pesquisa digital.

A metodologia de pré-teste permitiu que a equipe da M. Dias Branco entendesse a performance do vídeo junto ao target feminino, a força da celebridade na peça, e a lembrança e entendimento da promoção divulgada. Você pode assistir o filme aqui:

A pesquisa contou com uma amostra de 200 mulheres do painel de respondentes exclusivo da MindMiners, o MeSeems, e o campo de coleta digital ocorreu entre os dias 29 e 31/08/2018

O QUE A PESQUISA MOSTROU

APROVAÇÃO DO TARGET

Após mostrarmos a peça em vídeo, perguntamos para as mulheres entrevistadas o quanto elas gostaram da propaganda: 70% disseram que gostaram ou gostaram muito do anúncio, e 79% disseram que a propaganda combinava com a marca Fortaleza.

O que você GOSTOU nessa propaganda?

Exemplo de respostas abertas na pesquisa:

“A possibilidade de fazer compras e concorrer”
“poder saborear e ainda participar para ganhar”
“As novas embalagens, as possibilidades dos prêmios, a atriz (mãe de família) que passa segurança”

LINGUAGEM DA CAMPANHA

A peça publicitária tinha como objetivo divulgar uma promoção, por conta dos 65 anos da marca Fortaleza.

83% declararam lembrar dos prêmios mencionados, após assistir a peça, mostrando a clareza na comunicação e objetivo da Fortaleza. O entendimento sobre a mecânica promocional é alto, 86% das respondentes acharam muito fácil/fácil entender como participar da promoção presente no vídeo.

80% disseram ter um alto interesse em  participar da promoção.

PERFORMANCE DA CELEBRIDADE

A atriz Juliana Paes foi a escolhida para a peça, e a sua presença foi vista como algo prioritariamente positivo.  98% das respondentes conhecem a atriz, e83% das mulheres declararam que a Juliana Paes combina muito/combina com a marca Fortaleza.

Em uma pesquisa de pré-teste de comunicação é essencial entender como aquele anúncio impacta a imagem da marca. 58% das entrevistadas disseram que a presença da Juliana Paes deixa a propaganda muito melhor.

Por que você acha que a Juliana Paes melhora muito a propaganda?

Exemplo de respostas abertas na pesquisa:

“Porque ela é muito simpática e transmitiu a mensagem de forma clara e alegre”
“porque ela parece uma mulher que gosta de cuidar da casa dela”
“ela tem muito carisma e combina com a marca Fortaleza”

Carisma, chamar a atenção e transmitir confiança são os elementos que justificam a declaração de que deixa a propaganda melhor.

Avalie a eficácia de sua comunicação antes do lançamento de sua próxima campanha

A pesquisa de pré-teste de comunicação permite de maneira rápida entender se mensagem da comunicação está sendo transmitida corretamente, quais sentimentos a comunicação transmite e o quanto transmite credibilidade e diferenciação. Faça como a M. Dias Branco e avaliei o potencial e eficiência de sua comunicação com a MindMiners.