O Brasil é feito de contrastes. De norte a sul, os sotaques mudam, os sabores se transformam, os ritmos se alternam, as paisagens se renovam. Mas, em meio a tantas diferenças, algo nos conecta: a brasilidade.
No nosso mais recente estudo original “Brasilidades - Edição 2025”, buscamos entender o que nos torna únicos em cada canto do país e o que nos aproxima enquanto povo.
O estudo é baseado em uma pesquisa quantitativa online realizada com 2.400 respondentes que fazem parte do nosso painel de respondentes MeSeems. As entrevistas foram realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março de 2025 em nossa plataforma de Consumer Insights.
Mas afinal, o que significa na prática, ser brasileiro?
Orgulho de ser brasileiro
Apesar dos desafios, 77% da população sente algum tipo de orgulho por ser brasileira. Nosso jeito de ser é o que mais desperta esse sentimento. Mas o que exatamente isso quer dizer? Para a maioria, ser brasileiro é sinônimo de força, resiliência e alegria.
Mas a lista não para por aí: também nos vemos como criativos, bem-humorados, hospitaleiros, trabalhadores e acolhedores. Essa combinação de características sustenta nossa identidade e fortalece o senso de pertencimento e o orgulho nacional.
A natureza também ocupa um lugar especial na nossa construção simbólica. Para muitos, ela é a representação mais fiel do Brasil — reflexo da diversidade e da beleza que nos definem.
Marcas mais conscientes, consumidores mais exigentes
O estudo revelou uma expectativa clara: 67% dos brasileiros acreditam que as marcas devem assumir maiores responsabilidades sociais. E essa demanda por posicionamento não vem sozinha.
Além disso, 48% afirmam que comprariam mais de marcas que representassem melhor suas regiões e culturas. No entanto, apenas 40% conhecem uma marca que represente bem sua região. Na imagem abaixo você pode conferir a variação desse percentual em cada um dos 5 cantos do país e quais são as marcas que melhor os representam segundo os nossos respondentes.
Por outro lado, quando olhamos para o Brasil como um todo, o cenário pouco muda. Apenas 51% acreditam que exista uma marca que represente bem o país inteiro. Entre as marcas mais citadas por menção espontânea por representar o Brasil estão:
Essa percepção levanta uma questão relevante: as marcas estão, de fato, conectadas à essência da brasilidade? Compreender os diferentes Brasis é fundamental, mas se conectar com a identidade nacional de forma genuína é o que gera vínculos duradouros.
O papel da pesquisa nesse processo
Para construir estratégias relevantes, é essencial que as marcas conheçam a fundo o perfil e os hábitos de seus consumidores. A Pesquisa de Hábitos e Atitudes é uma das ferramentas mais eficazes nesse sentido.
E antes de lançar qualquer campanha, é possível avaliar seu impacto com antecedência por meio da Pesquisa de Pré-teste de Comunicação, garantindo maior assertividade e melhores resultados.
Marcas, qual o próximo passo?
Ainda há muito espaço para as marcas se conectarem de maneira mais profunda com os consumidores. Para isso, é preciso compreender não apenas a identidade nacional, mas também as particularidades de cada região.
Captar essas nuances é o primeiro passo para desenvolver estratégias autênticas, que respeitam a diversidade do país e estreitam os laços com quem realmente importa: o consumidor brasileiro.
Quer conhecer mais dados de consumo de cada uma das regiões do Brasil? Clique no botão abaixo e baixe o estudo original completo.