Eventos 2022: o que esperar da retomada?

Os eventos presenciais voltaram. Mas como o público tem reagido a isso? Acesse o nosso estudo e aproveite para descobrir!


clock
4 min
Eventos 2022: o que esperar da retomada?

Aquele momento tão aguardado chegou, que é quando finalmente podemos falar sobre o retorno dos eventos presenciais.

E isso só é possível, porque estamos agora em um novo cenário, em que a disseminação da covid-19 está mais controlada e nos permite voltar de forma gradativa a nossa rotina pré-pandemia.

Isso é um alívio para muitas pessoas que, por medo da doença, deixaram o convívio pessoal de lado e, principalmente, para os setores que dependiam desse contato mais próximo. Mas, apesar dessa grande evolução, tudo ainda é muito recente.

As restrições sociais ao longo dos últimos dois anos podem ter gerado impactos psicológicos e alterado alguns comportamentos.  Será que todos estão preparados para esta retomada? Quanto aos eventos online, eles ainda são atrativos?

Para entender essas e outras questões envolvidas, conversamos com 1.000 pessoas de todos os gêneros, idades e regiões do Brasil, pertencentes às classes ABC. A pesquisa foi realizada entre os dias 07 e 14 de abril por meio da nossa plataforma de human analytics. Todos os respondentes integram o nosso painel proprietário, o MeSeems.

Quer saber o que descobrimos? Então, continue a leitura!

Pessoas na frente de um prédio

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Photo by Aranxa Esteve | Unsplash

Afinal, quem tem participado dos eventos?

Do total de respondentes, 62% afirmaram que têm participado, e um detalhe chamou a atenção: não é porque o modelo presencial retornou que o online tem ficado para escanteio. Veja os formatos consumidos:

Somente online: 19%
Somente presencial: 8%
Ambos os formatos: 35%

A permanência do modelo online no “pós-pandemia” já era prevista, segundo um estudo da MindMiners realizado em parceria com a øclb, em setembro de 2021, que tinha como foco os eventos digitais.

O grande ponto é que a necessidade de adaptação para o mundo digital acabou incorporando o formato no dia a dia das pessoas de uma maneira mais natural com o passar do tempo. O home office, aderido por grande parte das empresas, é um bom exemplo, assim como o boom das vendas por e-commerce. Não seria diferente com o setor de eventos.

Quais são os eventos em destaque?

A pesquisa mostrou que os eventos familiares e entre amigos são os mais frequentados pelo público. A facilidade para realizar esses encontros, somada ao fato de não despender muito dinheiro e ainda permitir que grupos menores se reúnam, acaba sendo um grande incentivador.

Aliás, algumas pessoas ainda têm evitado aglomerações devido à covid-19, e participar de eventos com pessoas conhecidas e próximas gera certo sentimento de segurança.

Eventos familiares: 57%

Eventos sociais (com os amigos): 49%

Eventos musicais: 33%

Eventos culturais: 31%

Eventos educacionais: 31%

Eventos corporativos: 30%

Eventos esportivos: 21%

Eventos gastronômicos: 17%

Eventos de premiação: 12%

Outros: 4%

grupo de pessoas brindam sorridentes com bebidas
Photo by Fred Moon | Unsplash

Vida social de volta à normalidade?

No nosso estudo 42% das pessoas afirmaram que não se sentem confortáveis com a liberação das máscaras.

“A sensação de interagir com pessoas diferentes depois de tanto tempo parada foi de medo, porque ficar confinada em casa trouxe uma zona de conforto maior por estar segura e restrita ao celular, mas quando me acostumei a interagir novamente fiquei extremamente feliz e aliviada.” - 19 anos, Belém – PA

“Ainda é bem estranho visitar lugares muito cheios, principalmente agora sem o uso das máscaras, mas tento me manter calma, continuo utilizando máscara e ando com meu álcool em gel.” - 23 anos, Sumaré – SP

A segurança sanitária continua sendo uma preocupação para as pessoas, mas isso tende a diminuir com a queda no número de casos. O importante é que todos se sintam confortáveis nos encontros nesse início de retomada, até que haja mais confiança.

As máscaras já não são obrigatórias, mas disponibilizar álcool gel e realizar os eventos em ambientes arejados e que não gerem aglomerações pode fazer a diferença para uma parcela da população.

E quem não tem participado dos eventos presenciais?

A pesquisa também trouxe outro dado importante: entre todas as classes sociais, a C se mostrou menos participativa, apenas 50% têm frequentado eventos.

Um dos principais fatores tem sido o financeiro – motivo bastante plausível considerando a atual situação econômica do país, agravada, inclusive, pela pandemia. Mas em um cenário como este, vale pensar em alternativas que possam tornar os eventos mais acessíveis para determinados grupos.

Além de ter acesso às informações completas a respeito do que trouxemos neste artigo, você também verá mais dados sobre:

- As percepções sobre eventos online x presencial;

- As requisições de melhorias para os eventos;

- Os eventos mais aguardados;

- A lembrança das marcas nestes espaços. E, claro, muitos e muitos insights!

Vale a pena conferir, pois os insights ajudarão a sua marca a pensar estrategicamente em como se aproximar do seu público nesse momento e como planejar os eventos mais relevantes para a sua empresa!

E então? Gostou de acompanhar os dados? Esse foi só um pequeno spoiler do que você poderá encontrar em nosso estudo. Caso queira se aprofundar sobre o tema, disponibilizamos o nosso relatório completo. É só clicar abaixo!

Acesse nosso estudo aqui!

Início