Qual é a diferença entre viabilidade e mapeamento na base de respondentes MeSeems?

Entenda como é o processo de encontrar um target específico na base do MeSeems, e como esse processo ficou fácil e transparente com a ajuda da tecnologia.


clock
3 min
Qual é a diferença entre viabilidade e mapeamento na base de respondentes MeSeems?

Ao realizar uma pesquisa de mercado, um dos grandes desafios é encontrar o público correto. Em pesquisas com metodologias tradicionais, como face-to-face ou CATI (telefone), encontrar um target específico pode demorar dias e ter um alto custo de investimento.

Porém, com a metodologia mobile e a plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, este processo se torna mais fácil e transparente. Nosso painel, o Meseems, possui uma representatividade em todas as faixas etárias, classes sociais e regiões do país, podendo fazer recortes sociodemográficos e comportamentais — tudo para atender o seu objetivo.

Imagine que você precise realizar uma pesquisa de mercado utilizando um público mais específico. Por exemplo: conversar com mães, vendedores, profissionais com cargo de gerência, consumidores de determinada marca, ou qualquer outro exemplo de targets comportamentais e/ou demográficos.

Para mapear esse target específico dentro da nossa base de respondentes, realizamos um processo que chamamos de viabilidade e mapeamento.

Mas no fim das contas, o que isso significa? Mapeamento e viabilidade são a mesma coisa? Leia o nosso artigo e entenda como cada um dos processos funciona!

O que é viabilidade, afinal?

A viabilidade é um indicador estatístico do número mínimo de amostragem com as características que procuramos. Para descobrir a viabilidade de uma determinada demanda de cliente basta fazer uma pesquisa rápida. Por exemplo:

Um de nossos clientes precisa de uma pesquisa com 500 pessoas, que sejam consumidoras de cerveja, residam na região sul do país, com idade **entre 25 e 45 anos e da classe social AB.

Como já temos as principais informações demográficas dos respondentes no nosso painel, enviaremos a pesquisa de viabilidade para um público já filtrado por idade, classe social e região.

A próxima etapa é enviar uma pesquisa para essas pessoas selecionadas a fim de entender sobre seus hábitos de consumo — já que queremos identificar quem toma cerveja, certo?

A pesquisa seria como essa apresentada abaixo:

Lembrando que a segunda pergunta só será apresentada para quem responder que consumiu cerveja, na questão anterior.

Mesmo com uma quantidade baixa de respostas (comparado com a demanda da pesquisa principal), por meio de uma dedução estatística, é possível termos uma ideia inicial de quantas pessoas vão responder à pesquisa principal de nossos clientes.

É para esse objetivo que serve o mapeamento da viabilidade. Veja o exemplo abaixo de como ficaria nossa viabilidade:

Legenda da tabela:

Requisito: Perfil avançado que buscamos.

Pesquisa de Viabilidade

Respostas: Quantidade de respostas, dentro do requisito na viabilidade.

Base: É a quantidade de pessoas que responderam à essa pesquisa de viabilidade.

Viabilidade: Olhando para a pesquisa de viabilidade, qual a porcentagem de pessoas que se encaixam dentro do perfil que procuramos.

Pesquisa Principal

MeSeems: Tamanho da base amostral que temos sem contar o requisito. Neste caso, temos o número de 7.500 de usuários dentro do perfil primário.

FS (Fator de Segurança): Nem todas as pessoas vão responder nossas pesquisas ou responder de maneira correta, então temos sempre que ter um fator de segurança para entregarmos as respostas. Esse número pode variar dependendo da complexidade exigida do requisito.

Possível: Finalmente, é o número de respostas que vamos conseguir na nossa pesquisa principal dentro do perfil que procuramos.

Com nossa viabilidade feita e com os dados já analisados, conseguimos observar que é possível realizar a demanda de pesquisa principal de 500 respostas dentro do perfil que foi alinhado com o cliente.

E o que é mapeamento?

O processo de mapeamento nada mais é que a ampliação da viabilidade.

Com base nas informações obtidas com a pesquisa de viabilidade, enviamos a pesquisa para uma quantidade maior de pessoas para que possamos atingir os 500 respondentes da proposta de projeto inicial.

O mapeamento nos mostrou que temos 3.793 pessoas dentro das características demográficas que precisamos e que são consumidoras de cerveja.

Dessas pessoas, escolheremos 500 de forma randômica para disparar a pesquisa final, exatamente para o target que o cliente final quer investigar.

Quer entender melhor sobre a nossa base de respondentes? Baixe o nosso Panel Book e conheça todos os perfis demográficos e comportamentais disponíveis na nossa plataforma de Human Analytics.

(crédito da foto de capa: Jacek Dylag)


Início