Collabs Entre Marcas: Uma Tendência Que Veio Para Ficar?

As collabs entre marcas podem ser as estratégias certas para movimentar negócios parceiros. Entenda como funciona!


clock
6 min
Collabs Entre Marcas: Uma Tendência Que Veio Para Ficar?

O vermelho intenso do tomate foi o ponto de partida para a Heinz, uma das marcas de ketchup mais famosas, criar uma coleção exclusiva e cheia de personalidade para a Approve, empresa brasileira de roupas de streetwear.

A collab entre marcas foi uma estratégia para a Heinz reforçar o posicionamento de cool brand para uma geração diversa e única por meio das roupas da Approve. E essa, viu uma oportunidade para transmitir a modernidade e diversidade de seus produtos pela intensidade da cor do principal insumo de sua parceira.

As collabs são parcerias entre empresas, pessoas ou entre empresas e pessoas, para criação de produtos em conjunto a fim de alcançar novos públicos. É uma forte estratégia de mercado e tem crescido bastante nos últimos anos.

Você sabe o porquê disso se tornar uma tendência? Tem interesse em saber como realizar uma collab de sucesso e não sabe por onde começar? Que tal pela leitura deste artigo? Aproveite para entender melhor!

Por que as collabs são uma tendência?

As collabs entre marcas são uma tendência em diversos setores, principalmente no da moda e alimentação, mas não se resumem a eles. Qualquer marca pode realizar collab em parcerias relevantes para o negócio, pois o objetivo principal é promover a junção dos valores entre uma marca com os de outra.

É a partir daí que surgem os principais aspectos que fazem das collabs uma estratégia que veio para ficar: trabalhar a diversidade de produtos, ideais e valores das marcas em conjunto, alcançando mais e mais pessoas.

Para isso, as marcas precisam avaliar estratégias que realmente fazem sentido para as partes e escolher bem quais serão os pontos centrais de suas campanhas.

Photo by Approve

Nesse momento, também precisam avaliar quem serão os influencers (ou artistas) que representarão a empresa — como é o caso da Adidas com a Beyoncé — e o posicionamento dela no mercado.

Saiba também que é bem improvável que você encontre collabs entre empresas concorrentes, afinal, o objetivo desse tipo de parceria é alcançar novos públicos, principalmente de segmentos diferentes ou complementares.

Além disso, grandes collabs são tendências, pois têm como objetivo:

  1. mesclar conceitos de produtos, ideias ou posicionamento de mercado;
  2. aliar processos criativos a favor da geração de receitas;
  3. reforçar a visibilidade e o impacto positivo da marca na mente do público-alvo;
  4. criar experiências que permaneçam vivas com o consumidor.

Quais as vantagens de investir em collabs entre marcas?

Conseguir entrar em um segmento em que, normalmente, a empresa não teria acesso é uma das vantagens de realizar parcerias entre marcas, e esse foi um dos focos da collab entre a Supreme e Louis Vuitton.

A Supreme é uma marca de streetwear mundialmente famosa e ficou conhecida no mercado da moda como símbolo de uma subcultura e de ruptura de barreiras.

Embora seus produtos sejam vistos como “não tão caros”, suas coleções são exclusivas e limitadas, especialmente quando feitas em collab com empresas como Louis Vuitton (marca francesa) e Comme des Garçons (marca japonesa).

Não há como negar o alcance de marca por meio desse tipo de interação, mas não só por tipo de produto e nichos diferentes, como também pela conquista de novos territórios geográficos.

Além disso, de maneira geral, as collabs oferecem para ambas as partes benefícios como:

  • ampliação de awareness da marca;
  • possibilidade de aumentar o portfólio, principalmente com produtos exclusivos;
  • aumento do engajamento entre os consumidores;
  • expansão da visibilidade da empresa, tanto nas redes sociais quanto entre as pessoas — pelo boca a boca entre os amantes da marca — e, assim, gerar mais vendas.

Quanto ao lançamento de produtos exclusivos, queremos chamar a sua atenção para o fato de que essa exclusividade não envolve apenas preço — que é um fator determinante para aumentar o ticket médio dos negócios.

Tenha em mente que, cada vez mais, exclusividade também se refere ao valor e à lembrança da marca na mente dos consumidores de modo muito mais perene do que o monetário.

Estamos falando também do valor percebido da empresa no mercado e o que faz com que o público mais fiel aceite enfrentar certos desafios para ter aquilo que ninguém (ou pouquíssimas pessoas) mais terá.

Exemplos de collabs entre marcas que são sucesso

Iniciamos este texto citando o case entre Heinz e Approve que tem o ketchup como pano de fundo para cenário criativo para as produção das peças dessa collab. No entanto, existem várias outras parcerias nesse sentido e, certamente, você já viu algumas delas.

Havaianas e Oreo

Tirar o melhor proveito das experiências afetivas por meio do sensorial foi uma estratégia certeira da coleção Havaianas e Oreo TOP.

Sob o conceito de “novo shipp do momento”, as marcas Havaianas e Mondelēz Brasil criaram uma coleção de chinelo de tira, com cheiro de chocolate e solado que imita as camadas do biscoito, um par de meias estampadas e um porta fones de ouvido, no formato tradicional do biscoito Oreo.

chinelo de dedo Havaianas com temas do biscoito Oreo, tiras na cor azul
Photo by cloud.e.havaianas.com

Anacapri e Leite Moça (Nestlé)

A coleção “Adocica, meu amor!”, é o resultado da parceria entre Anacapri e Nestlé em comemoração aos 100 anos da empresa de alimentos, dona do Leite Moça, no Brasil.

Na campanha, foram utilizadas referências da identidade visual do Leite Moça e dos doces feitos com o alimento para produção de tênis, chinelos, bolsas, flats, entre outros produtos. A ideia da parceria foi aproximar o público mais jovem do universo do Leite Moça, já que, para a marca, o relacionamento é mais forte com o público mais maduro.

Como você deve ter reparado, as collabs são fortes no segmento da moda. Porém, também existem exemplos fora desse contexto, quer ver?

chinelo na cor creme com tira amarela ao lado de duas latas de Leite Moça para representar a coleção Adocica
Photo by Mundo Marketing 

McDonald´s e Ovomaltine

Ovomaltine é uma bebida que agrada tanto o mercado, principalmente o público jovem, que o McDonald 's não perdeu tempo de incluí-lo nas suas receitas. A parceria rende muito sucesso até hoje e até já foi alvo de disputas do passado.

Photo Turismo em Foco

Como identificar boas collabs para a empresa?

Ainda que as collabs sejam ótimas estratégias para reforço e lembrança de marca, é preciso adotar algumas medidas para não cometer erros em campanhas com parceiros. Veja algumas delas.

Invista em pesquisas para conhecer o seu público

Conhecer bem a sua persona é o primeiro passo para analisar se uma collab tende a dar bons frutos, assim como a identificar bons parceiros para realizar campanhas de sucesso. Como planejar uma ação sem saber se ela fará sentido para o seu público?

Ainda, pode ser que a sua empresa admire uma marca, queira fazer uma collab, porém, na prática, as atividades e estratégias não se complementam e não darão retorno efetivo para nenhuma das partes.

Além disso, é importante escolher uma marca que tenha princípios e valores parecidos com os da sua. Exemplo negativo disso é escolher uma marca vinculada a uma churrascaria se a sua empresa tem o veganismo em sua principal atividade.

Apostar nesse tipo de estratégia é perigoso, pois pode soar falso ou oportunista para o mercado e acarretar em perdas para o negócio, como deixar uma lembrança da marca nada positiva para o público.

Com isso em mente, invista em uma pesquisa de marketing para entender quem, de fato, é a sua persona, e identificar, pela voz do consumidor, quais marcas são as mais queridas e reconhecidas por ele no mercado.

Agora, precisa saber se uma collab foi eficiente?

Tenha a tecnologia como aliada para mensurar resultados

Entender qual é a realidade de um negócio antes e depois da realização de uma campanha é o ponto de partida para saber se uma parceria foi bem-sucedida ou não. Por isso, é importante realizar um pós-teste de comunicação e avaliar a aceitação da ação entre os consumidores.

Para isso, as pesquisas de mercado online também são ótimos recursos para ajudar a entender o que deu certo, o que precisa ser redirecionado ou excluído das atividades feitas em collabs.

Esperamos que você finalize esta leitura ciente de que sim, as collabs entre marcas vieram para ficar, mas para que isso tenha sucesso é preciso escolher bem os parceiros, entender os objetivos da campanha e, acima de tudo, conhecer o seu público a fundo.

Se este assunto foi útil para as estratégias da sua empresa, o que acha de conhecer o nosso blog e conferir outras dicas como essas?

Foto de capa: Anacapri


Início