Pesquisa Online: 5 Passos Que Vão Ajudar a Entender o Seu Mercado

Conheça os passos para realizar uma pesquisa de mercado online completa com agilidade, praticidade e segurança.


clock
3 min
Pesquisa Online: 5 Passos Que Vão Ajudar a Entender o Seu Mercado

As pesquisas de mercado são ferramentas importantes para compreender todo o ecossistema em que o seu negócio está inserido: comportamento do consumidor, satisfação dos clientes, força da marca, concorrência, entre outros.

Graças aos avanços tecnológicos e ao maior acesso à internet, já é perfeitamente possível realizar esse tipo de pesquisa de forma totalmente online. Hoje, você pode recorrer a uma plataforma automatizada de pesquisa e desenvolver o seu estudo com agilidade, praticidade e segurança.

Pensando nisso, elaboramos um passo a passo de como fazer uma pesquisa de mercado digital. Confira e saiba como utilizar esse recurso de forma estratégica!

Como fazer uma pesquisa de mercado online em 5 passos

A pesquisa de mercado digital pode ser a solução que a sua empresa precisa para entender, de forma mais rápida, os desafios mais complexos do seu segmento ou, ainda, avançar rumo a resultados melhores. Para realizá-la com eficiência, acompanhe esses passos!

Passo 1 – Definição do problema

Toda pesquisa gira em torno de um problema a ser investigado. Portanto, o primeiro passo para fazer uma pesquisa de mercado digital é determinar qual é esse problema.

No caso do seu estudo de mercado, a pergunta que vai nortear os trabalhos da pesquisa pode ser a seguinte:

  • O que é prioridade para os meus clientes na hora de escolher um produto: preço ou qualidade?

Se você identificar mais de um problema, é aconselhável que faça outra pesquisa de mercado, uma para cada objetivo. Isso acontece porque ter muitos problemas em uma única pesquisa pode representar prejuízos ao resultado final.

artem-beliaikin-pPzQP35zh4o-unsplash
Photo by Artem Beliaikin on Unsplash

Passo 2 – Definição do público-alvo e universo da amostra

Após definir o problema a ser investigado, é preciso deixar claro à quem a pesquisa será direcionada. Ou seja: quem vai responder ao seu questionário?

No caso do exemplo citado no tópico anterior, o público-alvo da pesquisa são os clientes, mas poderia ser os concorrentes, os fornecedores ou até mesmo os colaboradores.

O universo da sua pesquisa é o grupo que a sua pesquisa quer representar. Por exemplo:

  • Consumidores de classe AB
  • Jovens de 18 a 25 anos
  • Moradores do Sudeste brasileiro
  • Mulheres acima de 30 anos

a amostra é a quantidade de pessoas escolhidas para representar o universo determinado a responder à sua pesquisa.

Passo 3 – Escolha da plataforma de pesquisa digital

Uma pesquisa digital pode ser feita de diferentes formas. É possível, por exemplo, utilizar um banco de dados com os e-mails dos respondentes que compõem a sua amostra ou incorporar os questionários às redes sociais e ao website da sua empresa.

Mas, que tal utilizar uma ferramenta de pesquisa de mercado específica para isso? A MindMiners possui uma plataforma automatizada de pesquisas que será muito útil para a sua pesquisa de mercado online, proporcionando agilidade e total segurança na obtenção de respostas a um custo acessível.

Saiba mais sobre o funcionamento da nossa plataforma:

Passo 4 – Elaboração do questionário

Não há pesquisa sem perguntas, não é mesmo? Portanto, o próximo passo de como fazer uma pesquisa de mercado digital é a elaboração do questionário, que será aplicado aos respondentes escolhidos na sua amostra.

A criação do questionário é a parte mais importante da criação da pesquisa. É fundamental estudar a melhor forma de questionar os respondentes, um processo que exige muita dedicação e planejamento.

Na plataforma de pesquisa da MindMiners, você tem acesso a mais de 40 formulários prontos, com necessidade mínima de ajustes.

Você pode optar por fazer uma pesquisa com perguntas quantitativas (fechadas) ou qualitativas (abertas).

No caso citado no passo 1, você pode, por exemplo, quantificar os clientes que priorizam o preço e os que priorizam a qualidade. Além disso, é possível também pedir para que eles justifiquem a resposta (preço ou qualidade) por meio de uma questão aberta.

Saiba mais: Pesquisa quantitativa e qualitativa: qual é a melhor opção?

Passo 5 – Análise dos dados

Depois que você obter as respostas, o que fazer? Bom, essa talvez seja a parte mais delicada da sua pesquisa.

A análise dos dados coletados é o que vai  permitir que você chegue à conclusão do seu estudo. Lembra da pergunta que você fez lá no primeiro passo? Pois chegou a hora de respondê-la.

Se você optar por utilizar a nossa plataforma automatizada, você terá acesso a relatórios que são gerados automaticamente, com gráficos e tabelas que te ajudarão a converter os dados coletados em informações relevantes para o seu negócio.

Se, no final, você conseguir solucionar o problema do passo 1, é porque a sua pesquisa de mercado foi realizada com sucesso. Caso contrário, talvez seja necessário rever alguma das etapas anteriores e conferir se não há nada de errado.

Ficou claro quais são os 5 passos de como fazer uma pesquisa de mercado digital? Então, aliando o que você aprendeu até aqui ao nosso guia de boas práticas na elaboração de questionários de pesquisa, você poderá colocar as mãos na massa com tranquilidade!

Aproveite para conhecer a plataforma digital da MindMiners e experimente gratuitamente os recursos disponíveis por 15 dias!


Início