Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?

Realizar uma pesquisa de satisfação vai muito além de perguntar: “Você está satisfeito com o serviço prestado”. A satisfação sozinha não reflete no crescimento da receita de sua empresa, para os novos consumidores as marcas precisam focar em detalhes da experiência de compra, criando momentos únicos. A pesquisa de mercado digital é sua aliada para conhecer esses momentos e medir a satisfação do cliente, trabalhando com metodologias aplicadas em grandes empresas e de insights rápidos.

Muitas vezes os consumidores não sabem dizer o real motivo deles estarem insatisfeitos, é preciso dar contextos e exemplos. Na plataforma de pesquisa automatizada, a Miners Compass, um dos questionários mais completos permite você classificar o grau de satisfação dos clientes por: qualidade, variedade, proposta de valor, preço, exclusividade, e outros fatores. Questionar, somente, a satisfação geral de seus consumidores pode gerar um viés em suas respostas e não traduzir a realidade de seu mercado.

Por onde eu começo em uma pesquisa de satisfação?

Antes mesmo de criar seu questionário ou selecionar um pronto em nossa biblioteca, a qual você confere aqui, é preciso entender quem serão seus respondentes, ou seja, quem vai responder sua pesquisa. 

1) Entreviste os seus clientes, mas procure os compradores mais recentes.

Se você trabalha na área de fast-food (temos um relatório para você), procure entrevistar pessoas que consumiram seus produtos, no máximo, nos últimos 7 dias. É difícil os consumidores lembrarem com detalhes de suas experiências após muitos dias, acabando gerando respostas ruins e que não representam o seu real produto. Já na categoria de eletrodomésticos, sua pesquisa pode ser realizada em duas etapas, logo após a compra e uma segunda onda da pesquisa após meses de uso. Isso garante entender se o grau de satisfação que seu cliente tinha no momento da compra melhorou ou piorou após o uso.

Tudo vai variar de seus objetivos de marketing e da vida útil do seu produto. Produtos com uma vida útil menor, precisam de maior agilidade na realização de pesquisa de satisfação, e produtos com uma vida útil longa, como é o caso de eletrodomésticos, a pesquisa pode ser realizada meses após a compra, dando tempo para o shopper ter experimentando em seu cotidiano o produto.

2) Elaborando um questionário.

Elaborar um questionário de pesquisa não precisa ser algo complicado. Como apresentamos, a plataforma de pesquisa automatizada, Miners Compass, trabalha com diversos questionários prontos para uso e com metodologias validadas por especialistas da área:

Os questionários acima podem ser consultados neste link. Todos permitem compreender qual a satisfação dos seus consumidores em diferentes etapas do funil de compra. 

3) Analisando e tomando ações.

Até agora, apresentamos algumas das etapas ao realizar uma pesquisa de satisfação: planejamento, escolha da amostra, definição/elaboração do questionário, execução do campo de coleta e, por fim, análise dos resultados para orientar a tomada de decisão.

Lançamos um e-book com foco na etapa de análise dos resultados. Nosso objetivo foi compartilhar boas práticas para fazer com que a sua pesquisa de satisfação sirva como base para orientar assertivamente diversas estratégias dentro da sua empresa. Para acessa-lo na íntegra clique aqui.

Pesquisa pronta para satisfação dos clientes?

Como explicamos, realizar uma pesquisa de satisfação dos seus clientes é uma atividade muito importante, podendo ser realizada regularmente ou após ações específicas do seu funil de compra. Não preocupe-se com o questionário, nossa biblioteca consegue atender suas demandas nas mais diversas áreas. Gostou deste conteúdo? Cadastre-se gratuitamente na plataforma Miners Compass ou solicite uma demonstração gratuita de uso. Saiba como conhecer melhor seus clientes e sair na frente da concorrência.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações