Respondentes online criam viés nos resultados de uma pesquisa digital?

Na hora de pensar em realizar um projeto de pesquisa, diversas questões são colocadas na mesa: quais são minhas dores ou objetivos com essa pesquisa? Qual o melhor questionário para esse problema? Qual a metodologia correta? Qual o prazo para entrega dos dados? Quem serão meus respondentes? E, por fim, qual a minha verba para essa ação? Talvez, essa última pergunta, na maioria dos casos, seja a primeira a ser feita.

Isso porque a verba disponível (ou indisponível) tem sido, muitas vezes, o motivo pelo qual empresas acabam adotando o hábito de realizar pesquisas em plataformas de surveys online ou forms para, em seguida, enviar o link com o questionário para conhecidos/amigos e/ou postando em redes sociais da marca. Essa seria a opção mais em conta, certo? 

“Não estou contratando uma empresa para desenvolver o questionário. A plataforma é gratuita, e consigo respondentes facilmente” 

Pense quantas vezes um conhecido seu da área de comunicação, ou profissional de determina agência, lhe enviou um questionário por e-mail. Diversas, certo? Agora, pense em quantas vezes o target que o conhecido buscava não eram profissionais de comunicação e sim consumidores de determinado produto. Ou homens e mulheres das classes CDE e quem respondeu foram pessoas da classe AB. 

O que ocorre nestes casos é um enviesamento dos dados de resposta. Nesses casos, somente pessoas de determinada cidade, círculo profissional e classe social respondem a pesquisa. É por isso que, quando a MindMiners fala sobre a importância de conhecer quem são os respondentes online de suas pesquisas, muitas pessoas ignoram.

Hoje vamos mostrar que um painel de respondente online não enviesam os resultados, desde que os usuários ali reunidos e/ou selecionados correspondam ao público pretendido pela empresa ou marcaQuer ver? Boa leitura!

Aproveitei que vamos falar sobre pesquisa online e veja como a pesquisa evoluiu e mudou nos últimos anos!

Como funciona um painel de respondentes online?

Um painel de respondentes é uma prática para melhor tomada de decisão dos profissionais de marketing e comunicação, com relação a realização de pesquisas de mercado. Existem painéis tradicionais, os quais procuram seus respondentes na rua ou em seu domicílio no horário comercial, na maioria das vezes, porém buscando inovação e agilidade a MindMiners reúne estes respondentes em um painel online e disponível 24 horas por dia. 

Na prática, portanto, quando você ouvir sobre um painel de respondentes de pesquisa saberá que ele diz respeito a um grupo de indivíduos reunidos em um único local,  no caso do MeSeems, o qual falaremos a seguir, o local é um aplicativo para compartilhamento de informações e opiniões.

MeSeems: vantagens e critérios de qualidade

A MindMiners coleta respostas para os projetos de pesquisa a partir da sua base de respondentes online, o MeSeems. Ela funciona como um aplicativo de opiniãoque reúne mais de 400 mil usuários dos mais variados perfis. Todas essas pessoas estão prontas para responder as mais diversas pesquisas. Saiba quais são os benefícios em utilizar um painel aplicativo, clicando aqui.

Nosso painel garante agilidade na entrega e transparência nos resultados da pesquisa, uma vez que não é necessário realizar o recrutamento de respondentes e nossos clientes podem acompanhar os resultados que chegam em tempo real por meio da nossa plataforma de pesquisa automatizadaMiners Compass. 

Quem responde minhas pesquisas?

Ao utilizar nossa base de respondentes na hora de coletar respostas para o seu questionário, você evita que sua pesquisa seja respondida apenas por amigos, conhecidos de conhecidos ou pessoas de uma mesma empresa.

O fato dos respondentes estarem online influencia meus resultados?

Um questionamento recorrente que recebemos é se um painel de respondentes que funciona como um aplicativo poderia estar direcionando os resultados. Uma pessoa que possuí o aplicativo MeSeems é mais influenciada por mídia digital do que uma pessoa que não tenha acesso a internet ou realize seu uso recorrente?

Comparativo: pesquisas MindMiners x pesquisas de outros institutos

Para comprovar que não é necessário ter esse tipo de preocupação, comparamos os resultados de pesquisas de institutos tradicionais e empresas referências no mercado brasileiro, disponíveis na internet, com uma pesquisa elaborada pela MindMiners em nossa base MeSeems. Os resultados você vê abaixo.

Acessar a internet é cada vez um hábito mais comum. Não existe um único local para acesso. E, olhando números de uma pesquisa de 2016 da Kantar Ibope Media. o local de maior acesso é “em casa”, seguido do “trabalho”:

Os resultados da pesquisa MindMiners mostram a mesma ordem de local de acesso. Apresentamos ainda outros locais possíveis de acesso para melhor ilustração do atual cenário.

Continuando nossas comparações, observe esta pesquisa da Kantar Ibope Media realizada em 2016:

As duas principais atividades realizadas na internet são, em ambas pesquisas: “acessar redes sociais” e “assistir e/ou baixar vídeos”. As outras duas atividades presentes no ranking sofreram poucas variações, se pensarmos que ambas pesquisas foram realizadas com um ano de diferença. A ação de “ouvir música” demonstra um crescimento que pode ser justificada, principalmente, pelo fácil acesso a ferramentas como Spotify, Deezer, Apple Music, dentre outros.

O IBOPE, tradicional instituto de pesquisa e conhecido por sua frente de atuação ligada à política ou de opinião, realizou uma pesquisa sobre aplicativos em 2015. Abaixo você consegue visualizar quais são os dois aplicativos mais utilizados na pesquisa do IBOPE e da MindMiners. Alguma diferença? 

A base MeSeems também está pronta para responder como um conjunto de consumidores online ou e-consumidores. A eBit realizou um estudo entre 2016 e 2017, com o título de Webshoppersque trazia perguntas como: ao realizar compras online, qual é a forma de pagamento que você prefere utilizar?”

O pagamento à vista, como declarado pelos respondentes MeSeems, continua sendo o principal método escolhido

Conheça outras análises comparativas entre a MindMiners e institutos

Gostou das comparações entre as pesquisas da MindMiners com pesquisas de outros institutos? Esses são apenas alguns exemplos. Nosso exercício de comparação vai muito além disso e está disponível para download. Baixe o relatório comparativo completo.

Esperamos que a mensagem central desse artigo tenha ficado clara para você: pesquisa digital bem feita, além de não enviesar os resultados, é também uma opção mais ágil e com um melhor custo benefício.

E, que tal começar agora mesmo seu primeiro projeto de pesquisa onlineFale com nossa área de atendimento ou cadastre-se em nossa plataforma.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz