Principais estratégias de marketing para o seu negócio B2B

Mercados cada vez mais competitivos obrigam líderes empresariais a buscarem soluções criativas para seus negócios serem notados. Existem diversos caminhos, mas algumas práticas se destacam entre as principais estratégias de marketing. Algumas delas podem funcionar ainda melhor de acordo com o segmento de atuação da empresa. Muitos líderes hesitam em aderir a alguns destes tipos de estratégia por receio de envolver custos excessivos. Isso nem sempre vale como desculpa, pois algumas das principais estratégias de marketing são acessíveis e geram retorno rapidamente.

Se a sua empresa já utiliza algumas delas, vale a reflexão sobre a viabilidade de aderir a outras estratégias.

5 das principais estratégias de marketing usadas atualmente

1- Marketing de conteúdo

As novas gerações de consumidores têm um grau de exigência mais elevado do que antes. Portanto, não basta que as empresas digam que seus produtos ou serviços são melhores do que os da concorrência. As pessoas esperam mais do que isso, cobram também a criação de um relacionamento entre marcas e clientes, querem participar desse processo e se engajar com a empresa. A melhor forma de fazer isso é com marketing de conteúdo. Por este caminho, a empresa atrai a atenção do seu público-alvo por meio de temas relevantes e que dizem respeito à sua área de atuação. Uma vantagem do marketing de conteúdo é a economia gerada com anúncios online. Isso acontece a partir do momento em que o SEO (Search Engine Optimization) do seu site evolui e seu ranking no Google melhora.

Com isso, o investimento em publicidade online pode ser reduzido porque as pessoas já são impactadas de forma orgânica.

2- Gerenciamento de redes sociais

Outra das principais estratégias de marketing é a atuação em redes sociais. Não se trata apenas de criar uma fanpage no Facebook, mas de mantê-la atualizada e com conteúdos relevantes e de interesse para o público da sua marca. Hoje em dia, milhares de empresas estão presentes nas redes sociais, porém nem todas entregam um conteúdo de valor. Quando uma marca cativa seu público, pode conquistar um efeito viral por meio do compartilhamento com amigos. Para negócios focados no B2B, vale dar uma atenção especial ao LinkedIn. A maior rede social corporativa é muito acessada por gestores empresariais que buscam captar talentos e também possíveis parceiros de negócio. Uma empresa que tem uma conta atualizada regularmente e posta conteúdos relevantes tem muito mais chances de ser encontrada, se destacar e iniciar um contato com possíveis prospects.

Leia em nosso blog uma comparação entre o uso de uma estratégia de mídia social em comparação com a tradicional: Como fazer uma campanha publicitária: redes sociais x mídia tradicional

3- Co-marketing

A ideia de compartilhamento é um dos pilares do mundo atual. Se caronas e quartos de apartamentos podem ser compartilhados, por que não trazer esse conceito para o campo do marketing? O co-marketing é o estabelecimento de uma relação estratégica entre duas empresas que possuem um público em comum, mas não são concorrentes diretas. A união de esforços é mutuamente benéfica em muitos casos, sobretudo para players de menor porte. Um projeto de co-marketing pode envolver ações online e offline, de acordo com a disponibilidade de verba das empresas envolvidas. A limitação de budget desperta algumas dúvidas que somente uma pesquisa é capaz de responder.

4- Adesão a causas sociais

A preocupação com causas sociais e humanitárias nem sempre recebe a atenção devida das empresas. Porém, trata-se de uma estratégia poderosa, pois cria um vínculo genuíno com os consumidores que vai além da compra. Marcas que demonstram sensibilidade para escolher uma causa e apoiá-la de forma verdadeira podem conquistar legiões de seguidores e até mesmo advogados da marca. Cabe também a observação de que, se poucos estão fazendo, aqueles que fazem se destacam ainda mais e têm muito a ganhar. Dentre as principais estratégias de marketing, essa carrega um diferencial importante. Empresas que demonstram preocupações com causas sociais e humanitárias tendem a chamar a atenção dos mais jovens, a geração Y, tão engajada. Mas, para que essa iniciativa realmente traga resultados, é preciso que seja verdadeira e alinhada com o modelo de negócios da empresa.
Não basta apenas divulgar o apoio a causas e movimentos que “estão na moda”, é necessário muito mais que campanhas na mídia para convencer o novo consumidor de que sua empresa realmente está engajada com determinada bandeira social.

Sem ações concretas, o tiro pode sair pela culatra, como aconteceu com a Pepsi neste comercial estrelado por Kendall Jenner, criticado por banalizar casos de protesto nos EUA.

As novas gerações são exigentes não apenas no papel de consumidor, mas também de profissional. Isso significa que aderir a causas sociais é uma estratégia que também facilita a atração e captação de profissionais que estejam despontando.

5- Pesquisas junto ao consumidor

Conhecer o público da sua marca em detalhes é um dos ensinamentos básicos do marketing. Existem alguns caminhos para isso, mas o que apresenta melhor custo-benefício é utilizar uma plataforma de pesquisa automatizada. A utilização deste recurso permite desenvolver um visão estratégica mais assertiva, com o uso de pesquisas digitais tanto no planejamento de campanhas quanto em seu aperfeiçoamento, testes de conceito e de caminhos criativos.

Um bom exemplo é a Miners Compass, plataforma criada pela MindMiners para ampliar o acesso dos nossos clientes a pesquisas. Com essa ferramenta, líderes e gestores têm a oportunidade de criar questionários customizados para compreender seu target e obter outras informações que necessitem para desenvolver suas estratégias.

A MindMiners oferece questionários certificados e proporciona a forma de coletar os dados e compilar as respostas. Clique aqui para conhecer o Miners Compass.

Posts relacionados

Deixe um comentário

3 Comentários em "Principais estratégias de marketing para o seu negócio B2B"

avatar
  Subscribe  
recentes antigos mais votado
Notificações
Vera Jordan
Visitante

Excelentes dicas disponíveis aqui!

Hugo
Visitante

Parabéns pelo post! abriu um grade de informações extremamente úteis.

mm
Admin

Obrigado Hugo, que legal você ter gostado! Temos vários artigos em nosso blog, se quiser uma ajuda ou dica conte com a gente!