Exemplos de campanhas publicitárias: confira 3 para se inspirar e descubra como as pesquisas podem ajudar

As campanhas publicitárias são importantes ferramentas para divulgar um produto ou serviço, firmar um posicionamento e/ou estabelecer qual imagem a marca quer transmitir para o seu público-alvo.

Neste artigo você vai conferir 3 exemplos de campanhas publicitárias para se inspirar e entender de que forma as pesquisas podem ajudar você a ser bem-sucedido nessa missão.

A importância das pesquisas para uma campanha publicitária eficiente

Para que uma campanha publicitária dê certo, é fundamental saber mensurar o seu potencial. Nesse sentido, as pesquisas de pré-teste de comunicação e planejamento estratégico de mídia podem fornecer uma visão mais ampla sobre o potencial desempenho de uma campanha e ajudar a direcionar os investimentos do projeto.

As pesquisas permitem testar a eficiência da campanha e, a partir do feedback de consumidores reais, fazer as devidas adequações. Além disso, é possível trazer a percepção do público para cada etapa de desenvolvimento da campanha, desde a fase de planejamento até a veiculação.

Pensando na pré-campanha, os principais itens a serem mensurados com uma pesquisa são o recall da campanha, o poder de engajamento/persuasão da mensagem transmitida e seu impacto na intenção de compra.

Os dados coletados servirão para determinar qual segmento de mercado se encaixa de maneira mais adequada no target da campanha, bem como quais estratégias de veiculação da mensagem são mais apropriadas.

É muito comum vermos marcas e agências investindo apenas em pesquisas que medem o que aconteceu após a veiculação de uma campanha.

Como você pôde perceber, as pesquisas são uma importante etapa da campanha. Mas é preciso deixar claro que com a realização de pesquisas pré-campanha fica muito mais fácil evitar o desperdício de recursos e os riscos à reputação da marca, por exemplo.

 

3 exemplos de campanhas publicitárias

Bom humor, uma causa engajadora e emoção.

Essas são três armas poderosas nas mãos de quem quer fazer uma boa peça publicitária, principalmente se for um vídeo que pode viralizar na internet.

Confira, a seguir, três exemplos de campanhas publicitárias que se tornaram um sucesso.

1- #SaiZica – Magazine Luiza

 

Depois de levarem ao vivo e em cores as cenas chocantes da derrota do Brasil para a Alemanha por 7 x 1, durante a Copa em nossa própria casa, as TVs responsáveis por isso estavam definitivamente zicadas.

Ao menos é o que garantia a Magazine Luiza, em sua campanha em que incentivava seus clientes a trazerem uma TV antiga até a loja e usarem como parte do pagamento de uma TV nova.

E o que fazer com as TVS antigas, todas zicadas?

Ora, nada melhor que enviá-las diretamente para nossos maiores rivais no futebol, os argentinos!

Confira um dos vídeos da campanha:

https://www.youtube.com/watch?v=FOIJYbx8PKI

2- Essa Coca é Fanta

O preconceito, muitas vezes, pode se manifestar em uma simples brincadeira, aparentemente inocente.

Acontece que a sociedade não aceita mais esse tipo de atitude. Para se conectar com seus consumidores, a Coca-Cola decidiu criar uma campanha altamente engajadora e viral, que caiu no gosto do público e se tornou uma bandeira contra o preconceito.

Resultado: com um investimento de zero reais em mídia paga, a empresa conseguiu mais de 1 bilhão (isso mesmo, nove zeros depois do 1!) de impressões.

Foi considerada a campanha orgânica mais engajadora de 2017 no Brasil.

Dê uma olhada neste vídeo sobre mais esse exemplo de campanhas publicitárias que fizeram grande sucesso:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=aiyoy2A7kPo

3- Hospital do Amor: vencer o câncer

Nem sempre é fácil tratar de assuntos delicados e que podem trazer sentimentos aflitivos para quem assiste.

É por isso que decidimos incluir em nossa lista de exemplos de campanhas publicitárias de sucesso um filme que foi buscar no amor e na emoção o antídoto para quem tende a se esquivar desse problema tão sério: o câncer infantil.

Uma animação ousada e ao mesmo tempo linda, que não esconde o medo e o verdadeiro pesadelo que uma família com uma criança com câncer precisa enfrentar, o vídeo conseguiu seu objetivo: mostrar a todos que por mais difícil que possa parecer, só com o amor a sociedade poderá vencer essa luta.

Assista, é impossível não se emocionar:

https://www.youtube.com/watch?v=naXplhurrCU&feature=youtu.be

Esses foram os nossos 3 exemplos de campanhas publicitárias de sucesso. Que tal se inspirar nessas peças e desenvolver uma campanha para a sua marca? Lembre-se de que as pesquisas de comunicação podem ser fortes aliadas no seu projeto!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações