Entenda a diferença entre pesquisa de marketing e pesquisa de mercado

Diferença entre pesquisa de marketing e pesquisa de mercado

Apesar de serem utilizadas muitas vezes como sinônimos, pesquisa de marketing e pesquisa de mercado não são a mesma coisa. As metodologias para sua execução podem até ser parecidas, mas o escopo, os objetivos e as entregas possuem características próprias.

Por isso, se você é um gestor e em algum momento precisará contratar ou ler uma pesquisa, é fundamental saber quais são as diferenças entre pesquisa de marketing e pesquisa de mercado.

Neste post, apresentaremos definições, conceitos e particularidades da pesquisa de marketing e da pesquisa de mercado. Nosso objetivo, com isso, é te ajudar na hora de escolher entre uma ou outra e de se comunicar com clientes, equipes e parceiros.

Diferença entre pesquisa de marketing e pesquisa de mercado

Pesquisa de marketing

O que é e para que serve pesquisa de marketing?

De acordo com os autores Kotler e Keller (2006), “a pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing”. Difícil, né?

Vamos voltar então a conceitos básicos. Você se lembra dos quatro princípios básicos do Marketing, mais conhecidos como os seus 4 Ps: produto, preço, praça e promoção? Todo e qualquer problema relacionado a um desses aspectos diz respeito ao marketing.

Portanto, para que sua empresa possa investigá-los, você deverá realizar uma pesquisa de marketing. Em outras palavras, pesquisa de marketing é uma forma de coletar dados pertinentes que vão orientar suas decisões na hora de solucionar problemas relativos à empresa.

Caso tenha interesse em se aprofundar ainda mais e compreender a relação entre o marketing e a pesquisa de marketing, te convidamos a visitar este artigo.

Pesquisa de mercado

O que é e para que serve pesquisa de mercado?

Para Barabba e Zaltaman, ao definir o que é pesquisa de mercado em marketing, trata-se do “processo de ouvir a voz do mercado”. É o que ocorre quando, por exemplo, você deseja saber se consumidores estão satisfeitos com o seu produto ou serviço, se receberam bem uma mudança de preço ou na embalagem, como percebem sua marca em relação aos concorrentes, e assim por diante.

Aqui você poderá entender como uma pesquisa de mercado poderá te ajudar no seu planejamento de comunicação.

Principais diferenças entre pesquisa de marketing e pesquisa de mercado

Pode parecer sutil, mas a diferença entre pesquisa de marketing e pesquisa de mercado está no ponto de vista. Quando uma empresa analisa sua competitividade dentro de um segmento, comparando o preço de seu produto com o preços dos concorrentes, trata-se de uma pesquisa de marketing. Agora, se a análise leva ainda em consideração a opinião de quem consome, essa também é uma pesquisa de mercado.

Isso significa dizer que uma pesquisa de marketing nem sempre são de mercado, mas uma pesquisa de mercado é sempre um tipo de pesquisa de marketing.

Como saber por qual optar na hora de contratar uma pesquisa?

Uma empresa de sucesso precisa monitorar e se adaptar de forma constante às mudanças do mercado e do comportamento do seu consumidor. Sendo assim, o segredo está em saber combinar pesquisa de marketing e pesquisa de mercado, trazendo essas práticas para dentro da cultura da empresa para transformar o processo de tomada de decisão.

O que achou desse conteúdo? Se precisa realizar uma pesquisa de marketing ou pesquisa de mercado, o próximo passo é aprender a construir um bom questionário. Siga nossas dicas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz