Plano de marketing de lançamento de um novo produto: 6 dicas

Quem tem um negócio está sempre pensando em um jeito de fazê-lo crescer. Para isso, o lançamento de novos produtos é uma estratégia que visa atender novas necessidades dos clientes e conquistar mais fatias do mercado atual ou mesmo outros mercados.
O plano de marketing para lançamento de um novo produto é uma forma estruturada de esclarecer os detalhes sobre como uma empresa pretende atingir seus objetivos em relação a esse lançamento.

Nesta postagem, você vai ver algumas dicas importantes para que seu plano de lançamento funcione perfeitamente.

6 dicas: o plano de marketing para lançamento de um novo produto

Um bom plano de marketing é vital para o sucesso do lançamento de novos produtos. Portanto, separamos algumas dicas para te ajudar na hora de elaborar um sólido plano de marketing para lançamento de um novo produto no mercado.

1. Descubra quem pode se interessar por seu produto

Saiba quem está usando produtos similares, quem possivelmente irá comprar o novo produto e como será beneficiado por ele.
Descubra qual benefício ele oferece ao mercado e qual problema ele resolve para os consumidores. Em seguida, defina quem são as pessoas interessadas em ter seus problemas resolvidos ou necessidades atendidas por ele.

2. Investigue a concorrência

Avalie como seu produto se diferencia ou se compara com as ofertas de produtos atuais. Lembre-se também de analisar a concorrência indireta. Concorrentes indiretos são aqueles que oferecem os mesmos benefícios que o seu, mas são de outro segmento. Por exemplo: se você está lançando um novo aparelho portátil para fazer exercícios em casa, um suplemento alimentar para emagrecer pode ser um produto substituto para aqueles clientes que têm como objetivo perder peso ao usar seu aparelho. Identifique as razões pelas quais os clientes compram atualmente produtos semelhantes de outra marca e como você poderá atraí-los para comprar o seu novo produto.

Este e-book gratuito da MindMiners vai ajudar você: Como conhecer e analisar os concorrentes da sua empresa

3. Defina o orçamento

Você precisa definir com antecedência o quanto deseja gastar nas ações prioritárias do seu plano de marketing. Muitas vezes essa verba está pré-determinada pela empresa e você terá que adequar seu plano de marketing para lançamento de um produto a esses limites orçamentários. Por isso, ter um orçamento fixo vai te ajudar a se controlar financeiramente e evitar prejuízos.

Veja mais aqui: Como investir em marketing e manter sua verba sob controle?

4. Determine sua estratégia de comunicação

Um plano de marketing para lançamento de um novo produto só será bem-sucedido a partir do momento que você conhecer bem quem é o seu público-alvo e como se comunicar com ele. Dessa maneira, será possível escolher as mídias ideais para divulgação: TV, rádio, revista, Facebook, Instagram, LinkedIn, folhetos, e-books, catálogos, participações em eventos, site, landing page, e-mail marketing, entre tantas outras. Para isso, uma pesquisa de “Planejamento Estratégico de Mídia” pode ser bastante útil.
Em nossa plataforma de pesquisa automatizada Miners Compass, você conta com um questionário pronto e certificado por especialistas para fazer uma pesquisa como essa.

5. Teste conceitos

Antes de pôr seu plano em prática é fundamental testar os conceitos dos produtos, das campanhas que serão veiculadas e até das embalagens. Um pré-teste de conceito de campanha pode avaliar se ele agrada ao público, se a mensagem transmitida é a correta e se passa credibilidade e confiança. Com o conceito validado, é possível fazer um pré-teste de comunicação, avaliando as próprias peças, sejam filmes ou imagens, e descobrindo que sentimentos elas despertam sobre o público e seu impacto sobre a decisão de compra e engajamento. A própria embalagem do produto pode ser testada, avaliando-se sua atratividade, seus pontos fortes e fracos e se estimula o desejo de compra. Pesquisa digitais são uma forma ágil e acessível de fazer isso, veja como: O questionário essencial de pesquisa para lançamento de novos produtos

7. Monitore o andamento do plano

É muito importante acompanhar todo o processo do plano de marketing para lançamento de um novo produto no mercado.
O produto precisa estar absolutamente pronto quando for anunciado. Após a execução do plano, fique de olho nos resultados de cada ação. Analisar frequentemente o que está acontecendo facilita a tomada de decisões e proporciona agilidade para implementar qualquer mudança que se faça necessária durante o trajeto. Fazer pós-testes de comunicação e analisar a satisfação dos clientes por meio de pesquisa são excelentes maneiras de conseguir monitorar resultados.

Além disso, você pode fazer um diagnóstico do seu plano de marketing a qualquer momento, usando nossa ferramenta online: Raio-x do seu plano de marketing

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações