5 dicas para entender o que deu errado na sua campanha publicitária

De forma geral, uma campanha publicitária visa alcançar os objetivos traçados nas estratégias do marketing. Seja aumentar o conhecimento da marca, apresentar as características de um determinado produto ou apoiar as vendas em um curto prazo, toda e qualquer campanha publicitária deve ser avaliada quanto ao seu resultado.

Se uma boa ação é aquela que pode atingir seus objetivos, uma campanha ruim pode causar danos irreparáveis à imagem da empresa. Por isso, neste post vamos entender o que pode dar errado em campanhas publicitárias e como trabalhar em cima desses erros para que eles não acontecem novamente.

Como uma pesquisa bem elaborada pode evitar erros?

Antes de mais nada, é bom ressaltar que, para criar uma campanha publicitária de sucesso, é necessária uma pesquisa prévia com os consumidores que representam o público-alvo da campanha.

Por meio dessa pesquisa você avaliará o comportamento desses consumidores e verificará alguns pontos importantes, tais como:

  • O segmento do mercado mais atingido pela campanha;
  • A estratégia de comunicação mais adequada;
  • as formas de mídia mais impactantes.

Esses três pontos são apenas exemplos de análises que uma pesquisa com foco em comunicação permite realizar antes da veiculação de um VT, por exemplo. Com isso, é possível criar uma campanha mais assertiva e reduzir gastos desnecessários com formatos que trariam pouco impacto.

Como entender o que deu errado na campanha publicitária?

Você planejou sua campanha, recebeu todas as recomendações do marketing, fez uma boa pesquisa de comunicação e avaliou as melhores estratégias e mídias. Porém, ainda não sabe se os seus objetivos foram alcançados, nem como entender o que deu errado na campanha publicitária?

De fato, é muito importante avaliar o trabalho — até para alterá-lo, se necessário. Portanto, vejamos, a seguir, como detectar os pontos que podem ter sido equivocados e as maneiras de trabalhar para que sejam melhorados:

1. Confira o target da campanha

Antes da criação, o setor de marketing traça estratégias e define diretrizes para a campanha publicitária. Nesse sentido, é fundamental para o publicitário ter muito bem definido qual é o seu público-alvo, ou quem deve ser atingido pela ação. Afinal, não tem como atingir toda a população, certo?

Pense em um produto. Agora, imagine uma campanha de promoção para o seu lançamento. Inevitavelmente, há pessoas que não se interessariam por ele, logo, não seriam atingidas pela divulgação. Por isso, é essencial para o custo da campanha avaliar qual é, onde está e como chegar no seu público-alvo.

E, para avaliar se o target escolhido está sendo impactado corretamente, basta verificar o engajamento do público. Nas redes sociais, por exemplo, avalie os comentários recebidos, de forma quantitativa e qualitativa.

2. Avalie o foco na resolução de um problema

Uma campanha publicitária deve evidenciar a solução de um problema do seu público-alvo. Você pode mostrar um excelente produto, com inovações tecnológicas nunca antes vistas, mas, se ele não atende alguma necessidade do seu público, não haverá motivos para comprá-lo.

Por isso, é preciso conhecer muito bem o produto ou serviço que está sendo evidenciado, sabendo das suas aplicações, diferenciais e pontos a melhorar. Dessa forma, a campanha pode focar naquilo que é realmente um diferencial aos olhos do público.
Assim, se uma campanha visa aumentar as vendas em um curto período, verifique se isso está sendo alcançado, de onde esses clientes estão vindo — se são novos ou recorrentes — e quais canais estão sendo mais produtivos.

3. Conheça bem o mercado alvo

Se definir o alvo da campanha é importante, conhecer o seu mercado é essencial. Afinal, com um mercado tão volátil, a imagem de uma empresa pode mudar radicalmente em pouco tempo. E, sem acompanhar essas mudanças, você pode perder oportunidades ou piorar ainda mais a sua imagem.

É importante, portanto, estar atento ao mercado alvo, suas tendências e mudanças. Inclusive, as redes sociais são ferramentas muito interessantes para essa avaliação. Verifique as informações obtidas sobre o mercado. Avalie se sua campanha seguiu a tendência do mercado e atente às necessidades do público.

4. Escolha a forma de comunicação de acordo com o público

Tenha em mente que cada nicho tem uma forma de se expressar e comunicar. Se você cria uma campanha voltada aos jovens, por exemplo, a maneira de comunicação deve ser mais despojada, descontraída.

Mas tome cuidado: isso não significa que ela deve ser radical demais. Há um limite tênue entre a irreverência e o constrangimento. Portanto, avalie com cuidado como o seu público se comunica e onde ele está presente.

Avalie se a forma de comunicação da campanha seguiu as informações levantadas no conhecimento do público-alvo. Certifique-se que as mensagens transmitidas foram corretamente recebidas pelo público.

5. Defina o orçamento publicitário

Por fim, é preciso saber que toda campanha publicitária tem um custo. E negligenciar esse ponto pode trazer sérias consequências para a empresa.

Criar uma campanha com um custo elevado, mas um baixo retorno, pode gerar um peso muito grande no orçamento e comprometer até outras atividades. Por outro lado, limitar demais o custo pode reduzir também o seu impacto, prejudicando o seu objetivo.

Avalie o custo da campanha e como foi o seu retorno, de acordo com os objetivos traçados.

Como avaliar a campanha?

Para verificar a eficiência da sua campanha publicitária, é essencial definir os KPIs — Key Performance Indicators — do seu negócio. Esses são os indicadores principais que permitem avaliar o desempenho de uma atividade.

Cada negócio tem métricas que influenciam diretamente o objetivo traçado. Por exemplo, se a sua empresa cria uma campanha nas redes sociais para aumentar a visibilidade da marca, é interessante avaliar se o tráfego no site aumentou. Sendo assim, o número de visitantes seria um bom KPI. Afinal, por meio dessa definição, pode-se avaliar as ações trabalhadas e encontrar os melhores resultados e oportunidades.

Enfim, depois de tudo isso, o que podemos fazer para entender o que deu errado na campanha publicitária é avaliá-la sob vários ângulos. Seja na definição do público-alvo, nos diferenciais do produto, no conhecimento do mercado, nas formas de divulgação ou até no custo da campanha.

Além disso, é extremamente importante a realização de uma pesquisa bem-feita antes da criação de uma campanha.

Isso indicará os melhores caminhos e evitará, além de um investimento desnecessário, um efeito negativo à marca. E, para avaliar o desempenho da campanha e criar uma marca de sucesso, lembre-se de utilizar os KPIs.

E então, gostou do post? Agora que você já sabe como entender o que deu errado na campanha publicitária, aproveite para ler também sobre a pesquisa de marketing e veja por que ela é tão importante!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz