9 qualidades essenciais para o publicitário

Não basta ser criativo. Confira outras qualidades e características necessárias para se tornar um publicitário de sucesso.


clock
4 min
9 qualidades essenciais para o publicitário

O publicitário tem um papel fundamental no fortalecimento da imagem de uma marca. Ele pode ser o responsável por criar desde a identidade visual da empresa até os comerciais que serão passados em horário nobre da televisão.

Por esse motivo, a criatividade está entre as qualidades essenciais para o publicitário. Porém, engana-se quem acha que somente ser criativo é o bastante para um publicitário de sucesso. No post de hoje, vamos mostrar quais são essas outras qualidades e como elas podem ajudar no trabalho. Confira!

Qual é o trabalho de um publicitário?

A principal responsabilidade de um publicitário é trabalhar a imagem da marca e promover seus produtos. Ele deve usar seus conhecimentos em comunicação e marketing para criar e gerenciar estratégias de vendas, campanhas publicitárias, logotipos, embalagens de produtos… Enfim, tudo que causar influência na marca e na imagem que os consumidores têm dela vai estar relacionado ao publicitário.

Quais são as qualidades essenciais para o publicitário?

O publicitário tem que saber utilizar as ferramentas de comunicação e marketing para agregar valor à marca da empresa contratante. Para isso, a criatividade é essencial e muito valorizada no mercado publicitário. Entretanto, em um mercado tão volátil como é hoje, com o comércio online crescendo a cada dia, a criatividade sozinha não é capaz de alcançar os objetivos traçados. Por isso, vamos listar abaixo outras qualidades essenciais para o publicitário de sucesso. Acompanhe:

1. Atualizado

Um profissional de publicidade tem que conhecer o mercado como um todo, não somente a marca com que ele trabalha ou seus concorrentes. É preciso estar sempre atento às novidades e acompanhar a evolução de cada negócio; pesquisar, estudar, ler muito e ver o trabalho de outros colegas. É muito importante estar buscando novos conhecimentos e novas influências, assim como sentir e saber usar as tendências do mercado.

2. Colaborador

Em geral, o profissional que trabalha com campanhas publicitárias não atua sozinho. É preciso uma equipe composta por pessoas das mais diferentes áreas para atingir bons resultados. Por isso, ele deve saber trabalhar em grupo, passando as informações necessárias e sendo claro nas tarefas e objetivos.

3. Organizado

A qualidade da organização é fundamental. Muitos publicitários trabalham com vários projetos simultâneos: se ele não tiver controle e organização sobre cada um deles, isso pode representar um investimento fracassado e até mesmo atingir negativamente a marca da empresa. É necessário organizar cada projeto, criando um cronograma de atividades com tarefas e prazos de cada uma, além de envolver toda a equipe relacionada nessa sistematização.

4. Persistente

É necessário entender que uma campanha publicitária nem sempre terá o resultado esperado imediatamente. Trabalhar a imagem de uma marca leva tempo e muita persistência. O profissional deve entender isso e não desistir de uma campanha no primeiro momento negativo. Às vezes, uma situação ruim é contornável e pode ser usada como um combustível no objetivo da campanha.

5. Convicto

O profissional deve ter certeza daquilo que está fazendo e dos seus motivos para fazê-lo. Ele deve ser convicto dos seus métodos e conseguir passar isso para a equipe, de forma que todos realmente acreditem naquilo que é passado ao público. É sempre importante lembrar que o publicitário trabalha com a formação da imagem de uma marca. Ou seja, ninguém vai receber e acreditar em uma informação da qual o próprio publicitário não tem convicção.

6. Persuasivo

Um bom publicitário deve conhecer e trabalhar estratégias de comunicação para convencer as pessoas. Na maioria das vezes, seu trabalho é feito em equipe e a persuasão começa internamente. Deve-se mostrar para os envolvidos a necessidade e os frutos que aquele trabalho pode proporcionar, com experiência e resultados. Assim, todos vão se engajar na campanha. Diante do público-alvo, o publicitário deve ter a capacidade de passar tudo aquilo que o produto ou a marca oferece, de modo claro e objetivo, utilizando recursos emocionais ou apresentando argumentos que façam os consumidores tomarem uma determinada ação.

7. Bem informado

Como acreditar em alguém que afirma a qualidade de um certo produto se ele mesmo nunca o utilizou? É essencial que o publicitário busque informações sobre os produtos da marca que ele promove. Por meio desse conhecimento, o profissional saberá quais são os melhores pontos para trabalhar (os pontos positivos do produto e que são diferenciais perante aos concorrentes) e aqueles que não devem ser destacados (que são pontos menos interessantes ou que geram um impacto menor, inexpressivo).

8. Honesto

Imagine uma campanha de um remédio para uma determinada doença. Uma pessoa compra o remédio e, após um período utilizando, constata que ele não fez efeito algum. Além do sentimento de decepção, o consumidor certamente não vai efetuar um novo pedido com a marca e, sempre que tiver a oportunidade, agirá negativamente ao produto, passando a usar meios de comunicação para criticá-lo, como as redes sociais. Criar campanhas com informações falsas é algo que não deve ser feito. Além de geralmente ser mentiras fáceis de serem comprovadas, isso pode gerar um retorno negativo imenso para a marca.

9. Intuitivo

Um bom publicitário deve enxergar oportunidades onde outras pessoas não veem. Esse pode ser um grande diferencial entre uma campanha de sucesso e outra que só será mais uma entre tantas. Vemos, principalmente na televisão, algumas propagandas que nos chamam a atenção e nos despertam um interesse até então inexistente. A intuição do publicitário para o que pode ou não atrair o público (ou, no caso das redes sociais, viralizar) deve ser algo bem explorado.

Como podemos concluir, a criatividade é muito importante para o publicitário, mas ela sozinha não é o bastante. Há várias outras qualidades essenciais para esse profissional, tais como: estar sempre atualizado, a colaboração, a organização, a persistência, a convicção, a persuasão, o alto conhecimento dos produtos da marca, a honestidade e a intuição. Todas essas são qualidades essenciais para o publicitário, tornando-o qualificado e referência naquilo que ele faz, criando campanhas de sucesso.


Início