4 exemplos de plano de marketing para uma empresa

Um bom exemplo de plano de marketing de uma empresa deve ajudar a identificar os desejos e necessidades de seus clientes, a situação atual da empresa, estudar o mercado e a concorrência. Se for bem elaborado, com objetivos bem definidos e propostas claras e diretas, o plano de marketing pode melhorar significativamente o desempenho de uma organização. Para começar a elaborar um plano de marketing, você deve priorizar alguns pontos principais.

Os 4 pontos principais de um plano de marketing

1- Análise da situação da empresa

Para iniciar um plano, devemos entender a situação atual da empresa. A análise deve compreender como os fatores internos e externos influenciam os negócios. Usualmente, a ferramenta usada para isso é a matriz SWOT, que determina as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação ao seu negócio.

2- Entenda seu público-alvo

Reúna informações que vão muito além de idade, gênero e classe social. É preciso identificar seus potenciais clientes, conhecendo suas características e rotinas, os problemas que enfrentam diariamente e como seu produto ou serviço poderá ajudá-los.
Crie as chamadas personas: uma personagem fictícia que retrata os valores, hábitos, crenças e costumes de seus clientes.

Confira em nosso blog: Como criar uma persona a partir da pesquisa de público-alvo

3- Estude a concorrência

Conhecer a concorrência permite entender como os demais players estão se posicionando para que você possa se diferenciar e mostrar todo valor de seus produtos ou serviços para seus clientes, com um posicionamento que se encaixe nas características de suas personas. Este e-book da MindMiners pode ajudar muito nesse momento: Como conhecer e analisar os concorrentes da sua empresa

4- Defina as ações relativas dos 4 Ps do mix de marketing

Com todas essas informações bem definidas, será preciso determinar as melhores ações para atender às necessidades de seus clientes em relação a:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Exemplos de planos de marketing de uma empresa

Não é fácil ter acesso a um exemplo de plano de marketing de uma empresa. Geralmente, essa informação é confidencial. Por meio de uma pesquisa na internet, encontramos algumas apresentações, modelos e menções que podem te ajudar a dar o pontapé inicial no seu plano de marketing.

1- Exemplo e plano de marketing de longo prazo: Coca-Cola

A Coca-Cola revelou, nesses dois vídeos, como fez um planejamento de marketing de longo prazo para aproveitar oportunidades em um novo cenário de consumo de mídia por seu público. Com isso, quer agregar valor à vida das pessoas e tem planos para duplicar o consumo da bebida até 2020. Jonathan Mildenhall, vice-presidente de Estratégia de Publicidade Global e Excelência Criativa da The Coca-Cola Company, foi o responsável por liderar a construção da visão criativa global e a estratégia de marcas da empresa. Ele próprio explica nesses dois vídeos como a Coca-Cola planejou aproveitar as oportunidades para transformar a narração unidirecional em uma narrativa dinâmica e interativa com seus consumidores, atendendo ao comportamento do novo consumidor. O objetivo é agregar valor e importância à vida das pessoas. Jonathan descreve o desafio da criação de conteúdo de uma maneira esclarecedora, lembrando-nos que “cada ponto de contato com um cliente deve contar uma história emocional”.

Sem dúvida, um fantástico exemplo de plano de marketing de uma empresa:

2- Plano de marketing da Monsoy

A Monsoy é a marca de sementes de soja da Monsanto, empresa norte-americana líder mundial em herbicidas e sementes transgênicas. Encontramos um plano de marketing elaborado para a empresa pela agência Salem e que aborda assuntos como: públicos de interesse, processo de compra, processo de decisão e influência, relacionamento com o produtor, concorrência, posicionamento etc.

4- Magazine Luiza: um exemplo de plano de marketing publicado em revista acadêmica

Esse estudo de caso de uma revista científica universitária nos permite observar estratégias de marketing adotadas pela empresa Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do país. Fidelização do cliente, publicidade, e-commerce, preços competitivos, promoções e campanhas, responsabilidade social e parcerias são alguns dos assuntos abordados.

E o seu plano de marketing, como ele foi desenvolvido? Quer fazer um diagnóstico e descobrir agora mesmo? Use nossa ferramenta online e avalie a efetividade do seu plano de marketing: Raio-x do seu plano de marketing

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações