Pets

O mercado de pets faturou quase R$ 52 bilhões em 2021 e é um dos segmentos promissores, impulsionado inclusive durante a pandemia. Confira alguns dados do setor para ter insights!


clock
3 min
Pets

Se considerarmos os mais de 215 milhões de brasileiros (em 2022), no mínimo 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha. Esse é um dos motivos que fazem o setor de produtos para animais de estimação estar em alta nos últimos anos e faturar quase R$ 52 bilhões em 2021.

A nível mundial, o Brasil é o 3° país com o maior número de animais de estimação, o que nos faz ter um terreno muito fértil para atuar nesse mercado.

Isso acontece porque o relacionamento dos seres humanos com os animais de estimação se intensifica cada vez mais, o que impulsiona o segmento, que é um dos poucos setores que conseguiram crescer até mesmo durante a pandemia.

Tendo em mente este cenário tão aquecido e a relação forte e familiar entre humanos e animais de estimação, a MindMiners conversou com 1500 pessoas das classes A, B e C, de todas idades (16+) e regiões do Brasil por meio da nossa plataforma de human analytics.

O objetivo foi entender os hábitos, as preferências e o comportamento de tutores de animais de estimação. A partir do nosso estudo original, identificamos dados como:

62% dos respondentes têm pelo menos um animal de estimação. Desse total, 73% têm cachorro, 42% gatos e 19% outros animais, como aves, peixes, roedores e répteis.

Quando falamos de quantidade de bichinhos em casa, 49% dos respondentes têm apenas um animal. Desses, destacam-se as pessoas que têm cachorros, que são os que mais concordam que ter apenas um doguinho já é o suficiente.

Quando falamos dos tutores de gatos, vemos um empate de 31% entre os que dizem ter 1 e 2 animais. Já ouviu falar que todo gato precisa de um amiguinho? Parece que é verdade.

Pets, para quê te quero?

Ter uma companhia é o principal motivo para querer um bichinho, segundo os respondentes. Porém, existem diversas outras razões e elas são bem variadas, principalmente se observamos de geração em geração:

Dos respondentes que não têm um animal de estimação,  38% informam que os principais motivos são por não ter o espaço necessário para criar um animal (33%); por não ter tempo para cuidar (27%) e por falta de dinheiro (22%).

Apesar disso, 36% dessas pessoas disseram que gostariam de ter um, principalmente cachorro (71%) e gato (30%).

Vamos às compras?

Algo que os tutores estão de acordo é que, com certeza, haverá muitas despesas nos cuidados, como com alimentação, limpeza, lazer ou saúde dos animais de estimação.

Inclusive, 5 em cada 10 tutores ainda vão além e dizem não economizar dinheiro quando buscam por bons produtos para os seus bichinhos.

E se falamos de compras e produtos, não podemos deixar de falar de sustentabilidade. As pessoas que têm animais de estimação demonstraram esperar iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente por parte das marcas, além do uso de ingredientes mais naturais e renováveis.

64% concorda com a alternativa: Prefiro marcas de produtos para animais de estimação que sejam ecológicas e preservem o meio ambiente.

De acordo com os dados obtidos pela ferramenta Clusters da MindMiners, os donos de pets reforçam (mais do que pessoas que não têm pets) a cobrança para que as empresas ajudem os consumidores a serem responsáveis com o meio ambiente.

“As empresas deveriam ajudar os consumidores a serem responsáveis com o meio ambiente”

Legenda: Azul escuro: Tutores de animais de estimação; Azul claro: Pessoas sem animais de estimação

Quer saber o que mais os donos de gatos e os donos de cachorros pensam? Como o mercado pet pode ser um terreno fértil para diversos setores desenvolverem produtos?

Acesse o relatório completo logo abaixo! Aproveite para conhecer melhor esses e muitos outros dados, tendências e insights que podem te ajudar a entender como o mercado pet está ganhando os brasileiros!

Baixar estudo de Pets completo!

Início