Ferramentas de BI: conheça as 8 melhores para utilizar na sua empresa

Você sabe o que é Business Intelligence (BI)?

Em linhas gerais, pode-se dizer que o Business Intelligence é uma prática que consiste em reunir e analisar uma série de dados relacionados à atividade do seu negócio para, depois, transformá-los em informações relevantes para os processos de tomada de decisão.

Esses dados podem ser de natureza interna ou externa. Para gerenciá-los da melhor maneira possível, você pode recorrer a ferramentas de Business Intelligence. E é sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Separamos aqui uma lista com as 8 principais ferramentas de BI que vão te ajudar na obtenção de insights valiosos e na obtenção de melhores resultados.

Confira!

As 8 principais ferramentas de BI

1 – IBM Watson Analytics

O IBM Watson Analytics é uma ferramenta que opera sob a tecnologia de cloud computing (computação na nuvem). Isso significa dizer que todos os dados a serem trabalhados não ficam armazenados em um ambiente físico.

Por meio do IBM Watson Analytics, é possível visualizar e analisar os dados que sua empresa possui de maneira inteligente, confiável e de fácil compreensão. Com essa plataforma, o analista consegue fazer determinados questionamentospara o sistema e encontrar as respostas instantaneamente.

Uma das grandes funcionalidades do Watson é entender perguntas feitas em linguagem natural, com suas próprias palavras, para a obtenção de insights.

2 – Microsoft Power BI

Como você já deve ter percebido, o segundo item da nossa lista de ferramentas de BI foi desenvolvido por uma gigante no mercado de informática.

O Microsoft Power BI tem como uma de suas principais características a possibilidade de integrar diferentes fontes de dados, como planilhas de Excel, redes sociais etc. Além disso, essa ferramenta possibilita a criação de dashboards e relatórios dinâmicos em questão de minutos.

Os painéis do Microsoft Power BI oferecem ao analista uma visão ampla das métricas utilizadas, que são atualizadas em tempo real e encontram-se disponíveis para visualização em desktop, tablet e smartphone.

3 – Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita. Para utilizá-la, basta ter uma conta no Gmail.

O interessante do Data Studio é que ele se conecta às outras fontes de dados do Google, como o Google Sheets, o AdWords e o Trends, para criar um dahsboard totalmente personalizável que pode beneficiar times das mais diversas áreas.

Outra funcionalidade dessa plataforma é que ela gera relatórios de fácil compreensão, personalizados e que podem ser compartilhados. Com o Data Studio, você pode criar até cinco relatórios com edição e compartilhamento ilimitados.

4 – BIRT

O BIRT é umas das ferramentas de Business Intelligence open source. Isso significa que o código usado para programar esse software é aberto e, por isso, o usuário pode fazer determinadas modificações e personalizar a plataforma de acordo com suas necessidades.

Dessa forma, desenvolvedores podem moldar a ferramenta da melhor forma para seu negócio, sem o uso de recursos padrão, mas criando exatamente o que necessitam para as peculiaridades do seu negócio.

Vale ressaltar que, apesar de ter acesso livre, o BIRT não conta com um serviço de suporte técnico justamente por não se tratar de uma ferramenta comercial.

5 – Jaspersoft

O Jaspersoft é um gerador de relatórios hospedado em nuvem que permite ao usuário criar layouts mais sofisticados com gráficos, tabelas de referência cruzada, imagens e muitos outros recursos visuais.

Além disso, os relatórios também podem ser acessados via smartphone ou tablet.

Confira este vídeo, em inglês, que mostra as funcionalidades do Jaspersoft, clicando aqui.

6 – Project BI

Das ferramentas de Business Intelligence que citamos aqui, essa é a mais focada em atender às necessidade de um gestor de projetos. O Project BI permite que o usuário determine quais projetos são, de fato, rentáveis para a organização. Isso ajuda a priorizar um em detrimento do outro, o que facilita a identificação de gargalos e otimiza a gestão como um todo.

7 – Adobe Analytics

O Adobe Analytics é uma das ferramentas de BI que possibilita implementar, em tempo real, diversas análises e segmentações mais detalhadas em todos os canais de marketing.

Além disso, essa plataforma permite identificar qual é o público-alvo de maior relevância para a sua campanha.

Os relatórios são personalizados e podem ser compartilhados por e-mail ou pelo smartphone.

8 – Miners Monitor

Desenvolvido pela MindMiners, o Miners Monitor é um estudo que compara os índices de satisfação dos clientes de marcas que atuam no mesmo segmento. Com ele, você tem acesso a informações exclusivas e atualizadas.

Em nossos dashboards, você terá mais poder de customização. Ou seja: no Miners Monitor, você consegue explorar os dados a partir de filtros de análise para segmentar os respondentes por gênero, idade, região ou por período (trimestre); tudo isso de acordo com suas preferências. Dessa forma, você escolhe exatamente o que deseja monitorar. Vale a pena conferir!

Essas foram as nossas 8 dicas de ferramentas de BI para você usar nos negócios. Escolha as suas e mãos à obra!

Posts relacionados

Deixe um comentário

2 Comentários em "Ferramentas de BI: conheça as 8 melhores para utilizar na sua empresa"

avatar
  Subscribe  
recentes antigos mais votado
Notificações
Jonathan Ludgero
Visitante

Gostaria de saber a respeito da ferramenta Oracle BICS.