5 dicas para vencer a concorrência e se destacar no mercado

Competir com os concorrentes e tornar-se a primeira opção de escolha dos consumidores é o sonho de todo empresário. Porém, com o mercado cada vez mais competitivo, essa acaba sendo uma tarefa bastante difícil.

Separamos aqui 5 dicas para vencer a concorrência e ocupar uma posição de destaque.

1 – Conheça seus concorrentes

Tão importante quanto saber quem é o seu público-alvo é saber quem são seus concorrentes. Para isso, é fundamental conhecer os produtos e serviços que a concorrência oferece e analisar seus pontos fortes e suas limitações. Saber como os seus concorrentes jogam te ajudará a antecipar sua jogada. Você pode fazer uma pesquisa de lembrança de marca, ou de avaliação de saúde da marca de seus concorrentes, e comparar com os resultados dessas mesmas pesquisas, realizadas em relação à sua marca.

Veja mais em nosso blog: Lembrança de marca: entenda como você é recordado pelo cliente

2 – Conheça seu público alvo

Quem é o público que a sua empresa quer atingir? Responder a essa pergunta é fundamental para que você saiba com quem está lidando. Procure identificar as demandas, os desejos, as necessidades e as expectativas do seu público-alvo. Conhecer algumas variáveis, como faixa etária e hábitos de consumo, também pode ser útil na hora de traçar o perfil dos consumidores e oferecer as soluções que eles procuram.

Uma ferramenta muito útil para esse tipo de diagnóstico é a plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, que permite fazer as mais variadas pesquisas digitais, com agilidade e um custo bastante acessível, permitindo que você colete o máximo de informações e tome as melhores decisões de marketing com o objetivo de vencer a concorrência.

3 – Encontre seu diferencial competitivo

Agora que você já conhece seus concorrentes, responda à seguinte pergunta: qual é o diferencial que a sua empresa oferece?
Por que o consumidor escolhe comprar de você e não de outra marca? Não há como combater a concorrência se você não oferece algo diferente, único. Esse diferencial pode ser um atendimento personalizado, produtos, serviços e promoções exclusivas, brindes, programas de vantagens etc. Tenha bem claro qual é seu diferencial e o fortaleça ao máximo, para manter a preferência de seus clientes diante da concorrência.

4 – Invista em marketing

Investir em marketing está entre as dicas para vencer a concorrência que muitos acabam negligenciando em tempos de crise.
Um grave erro, porque quem não é visto não é lembrado. O marketing é responsável por garantir visibilidade à sua marca e fazer com que ela tenha reconhecimento entre o público e no mercado. Não adianta oferecer bons produtos e serviços se o seu potencial cliente não souber que a sua empresa existe. Quer saber qual o valor ideal para investir em marketing?

Confira este post em nosso blog: Como investir em marketing e manter sua verba sob controle?

5 – Treine a equipe de atendimento

Dentre as dicas para vencer a concorrência, é bem provável que essa seja a mais subestimada de todas. Isso porque muitos profissionais preocupam-se mais em oferecer produtos que superem a qualidade daqueles oferecidos pelos concorrentes. A questão é que, além da qualidade do produto, o cliente procura também ser bem atendido. As chances de um consumidor adquirir um produto da sua empresa podem aumentar consideravelmente quando ele recebe um atendimento amigável, que o faz se sentir especial.

Dessa forma, um programa de treinamento eficaz da equipe de atendimento pode fazer com que a sua empresa se diferencie no mercado.

Mensurar a satisfação no atendimento por meio de uma pesquisa também é importante. Veja como fazer isso com uma pesquisa específica: Pesquisa de satisfação de atendimento ao cliente

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações