As categorias de produto mais lembradas no Dia do Consumidor 2018

Dia do consumidor 2018

O Dia do Consumidor 2018 chegou a diversos e-commerce que se prepararam  para realizar promoções para venda de produtos, dando grandes descontos para os seus consumidores.

Mas a verdade é que essa data é menos conhecida que a Black Friday, por exemplo, quando há grande alarde sobre promoções e descontos.

Muitas pessoas conhecem o Dia do Consumidor como data promocional de vendas, mas os produtos adquiridos são de categorias diferentes da Black Friday.

Curiosidade: os internautas conhecem o Dia do Consumidor como algo relacionado, estritamente, a compra de produtos, mas seu foco não foi sempre o consumo.

Seu nome correto é: Dia Internacional do Direito do Consumidor.

A data foi escolhida em homenagem ao famoso discurso do presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, em 15 de março de 1962.

Em seu discurso, Kennedy apontou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

O dia do consumidor 2018: dados da pesquisa

O Dia do Consumidor é um marco pelos direitos dos brasileiros no momento e após uma compra.

Mas acabou transformado numa oportunidade comercial.

Hoje em dia, a data já é quase um sinônimo da Black Friday.

Para entender melhor essa transição, a MindMiners realizou uma pesquisa com o objetivo de fazer uma comparação entre as principais categorias de produtos que os brasileiros pretendem comprar no Dia do Consumidor 2018, em comparação a Black Friday de 2017.

A MindMiners entrevistou 500 brasileiros, com idade entre 18 e 60 anos, das classes ABC e das 5 regiões do país.

A pesquisa foi realizada entre 09/03/2018 e 11/03/2018, com a base proprietária de respondentes da MindMiners, o MeSeems.

O Dia do Consumidor vem ganhando conhecimento e interesse dos brasileiros.

55% dos respondentes declararam conhecer a data e 22% afirmaram ter realizado compras nessa data no ano passado.

Ainda assim, a Black Friday continua sendo uma data mais conhecida pelos consumidores.

Em nossa outra pesquisa sobre o tema, 98% das pessoas declararam saber o que é a Black Friday.

Na última edição da Black Friday, em 2017, 85% dos respondentes pretendiam comprar/olhar os preços em busca de promoção.

Este é o mesmo número, 85%, de pessoas que pretendem realizar a ação de comprar/olhar o preço durante o Dia do Consumidor 2018.

Ambas as ações chamam a atenção por conta de seus descontos!

Com foco no Dia do Consumidor 2018, atenção para insights importantes: das pessoas que compraram algum produtos na edição de 2017, somente 7% não tem interesse em comprar em 2018.

E das pessoas que não compraram em 2017, 53% vão ver os preços e promoções no dia 15/03/2018.

Se compararmos somente quem declarou: “Sim, pretendo comprar em alguma destas datas”, os percentuais sofrem uma pequena diferença:

  • Na Black Friday 2017, 41% dos entrevistados declarou ter interesse na compra de produtos,
  • já em nossa pesquisa sobre o Dia do Consumidor 2018, esse percentual vai para 34%.

Isso pode estar relacionado a falta de conhecimento se os preços, durante o Dia do Consumidor, serão realmente baixos ou vantajosos como a Black Friday.

Em nossas duas pesquisas realizamos a mesma pergunta:

“Quais as principais categorias de produto você pretende comprar no…”, somente variando a data, Black Friday 2017 e Dia do Consumidor 2018.

Ranking dos produtos mais procurados no dia do consumidor 2018

Quando comparamos o ranking de categorias de produtos mais procuradas pelos respondentes nas duas datas, é possível notar diferenças significativas na intenção de compra dos consumidores.

Enquanto na Black Friday os respondentes buscavam promoções de celulares, roupas, notebooks e eletrodomésticos, no Dia do Consumidor 2018, o setor vestuário de roupas fica em primeiro lugar no ranking, seguido por moda & beleza, celulares e livros.

Uma possível tendência de análise é a Black Friday passar uma ideia de preços baixos e descontos, principalmente, nas categorias de tecnologia.

As duas datas estão próximas, se pensarmos na jornada do consumo e tempo de vida útil de produtos tecnológicos, a Black Friday em novembro e o Dia do Consumidor em Março.

Em análise comparativa, os percentuais de celular, notebook, eletrodomésticos e televisão apresentam uma queda na busca/interesse de compra desde a Black Friday até o Dia do Consumidor.

Quem comprou um celular em novembro dificilmente vai comprar um novo em março, as duas datas são concorrentes entre si e precisam procurar nichos específicos de atuação.

Um grupo de produtos que não foi apresentado no ranking da Black Friday 2017, mas ganha destaque no Dia do Consumidor 2018 é a compra de cervejas e bebidas alcoólicas.

16% dos respondentes declararam ter interesse em promoções, ficando na frente da categoria de Passagens Aéreas.

O Dia do Consumidor é uma data nova para muitos brasileiros, e uma grande oportunidade para o e-commerce e varejo.

A realização de pesquisas de mercado com consumidores reais garante ter um maior foco em seus investimentos de mídia, na divulgação de produtos em seu site ou PDV, os principais motivos e hábitos no momento da compra, controle de estoque e distribuição, entre outros benefícios.

Precisa fazer pesquisa de mercado?

Cadastre-se gratuitamente na Miners Compass, nossa plataforma de pesquisa automatizada, e monte seu primeiro projeto de pesquisa.

Se preferir, solicite uma demonstração gratuita de uso e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações