MindMiners Blog

3 tipos de pesquisa de mercado para alavancar seus resultados

Descritiva, exploratória e causal. Esses são os tipos de pesquisa de mercado que vão ajudar você a alavancar os resultados da sua empresa.


Conhecer seu público-alvo e compreender as suas necessidades são desafios comuns a todas as empresas.

O que diferencia os players de maior sucesso é a proatividade para buscar soluções que ajudem a entender o consumidor. Para isso, existem diferentes tipos de pesquisa de mercado, cada um deles focado em um determinado objetivo.

Na sua empresa, por exemplo, é feito um mapeamento aprofundado do comportamento do seu target?

O primeiro passo para alavancar os resultados é conhecer as pessoas que podem se interessar por seus produtos e serviços. Dentre os tipos de pesquisa de mercado, há três que merecem um destaque especial: exploratória, descritiva e causal.

Antes de entrarmos propriamente nos conceitos, uma boa sugestão é o e-book Passo a passo para desenvolver uma pesquisa de mercado de sucesso. Esse material é perfeito para líderes que desejam entender melhor seus consumidores e não sabem qual caminho seguir.

Os 3 principais tipos de pesquisa de mercado

1- Pesquisa exploratória

O início de um projeto costuma ser marcado por muitas dúvidas. Faltam informações básicas que vão nortear os passos seguintes e ajudarão a sedimentar um caminho de sucesso. Pesquisas exploratórias funcionam como a etapa inicial de um estudo e têm como principal objetivo oferecer ideias a serem trabalhadas.

Esse tipo de pesquisa tem um caráter mais livre, ou seja, não tem uma limitação acerca do que se quer descobrir. Toda dúvida é pertinente e pode representar uma grande descoberta para enriquecer as etapas seguintes. Os questionários, portanto, são mais flexíveis e sua formulação fica a cargo do profissional responsável pela pesquisa.

Não se deve esperar conclusões estatísticas de uma pesquisa exploratória. Afinal de contas, ela funciona como preparação do terreno para descobertas mais sólidas nas demais pesquisas. Existem uma série de técnicas para aplicar esse tipo de pesquisa de mercado, inclusive com abordagens complementares. A pesquisa exploratória já foi tema de uma postagem em nosso blog. Confira agora mesmo e aprenda mais sobre esse tipo de pesquisa de mercado e seus diferentes métodos.

2- Pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva tem um caráter mais palpável em relação à pesquisa exploratória. Ela parte de uma situação em que já existem insights e informações, mas isso não está consolidado. A pesquisa descritiva visa, essencialmente, validar hipóteses e encontrar possíveis falhas no planejamento desenvolvido. Esse tipo pesquisa funciona bem quando a análise é segmentada.

Algumas das categorias historicamente eficazes são: classe social, idade, região e gênero. Essas informações básicas representam uma adição valiosa ao planejamento, pois rendem um perfil demográfico.

A pesquisa descritiva também se caracteriza por testar ideias levantadas em uma etapa anterior. Para isso, a relação entre duas ou mais variáveis gera dados estatísticos que corroboram ou não com hipóteses iniciais.

Sob essa ótica, ela tem um caráter qualitativo na análise, mas é uma abordagem fundamentalmente quantitativa. Desta forma, é plausível dizer que a pesquisa descritiva se aprofunda no tema previamente trabalhado na pesquisa exploratória.

As percepções dos brasileiros sobre a publicidade

Baixe nosso estudo original:

3- Pesquisa causal

Como seu nome sugere, a pesquisa causal determina relações de causa e efeito. Com base nas descobertas feitas em pesquisas exploratórias e descritivas, a empresa passa a fazer testes de validação. Diversas variáveis são aplicadas com o objetivo de legitimar ou desmentir insights obtidos anteriormente.
Não tem um caráter dicotômico (certo ou errado), ou seja, alguma variável pode se mostrar parcialmente adequada, por exemplo.

Duas aplicações muito comuns da pesquisa causal são seu emprego para determinar a adequação do uso de verbas de marketing e fazer testes de campanha, para verificar a efetividade de seus resultados e fazer algo se necessário.

Aprenda muito mais sobre os tipos de pesquisa de mercado

Para você se familiarizar ainda mais com os tipos de pesquisa de mercado, vale a pena conhecer os termos relacionados a esse campo. Com o e-book Glossário completo de pesquisa de mercado, é possível ampliar o domínio sobre esse recurso para aplicá-lo em seu negócio.

Outra sugestão de conteúdo gratuito é o e-book que mostra como os gestores podem se beneficiar da pesquisa de mercado. Com este material, você vai entender em detalhes os conceitos por trás de cada um dos tipos de estudos.