Como o tempo de resposta por pergunta impacta o sucesso da sua pesquisa?

Entenda qual o tempo de resposta por pergunta adequado em uma pesquisa de mercado e como isso influencia as respostas.


clock
3 min
Como o tempo de resposta por pergunta impacta o sucesso da sua pesquisa?

Diversas vezes falamos aqui no blog sobre melhores práticas e dicas para elaborar seu questionário de pesquisa, sempre com o intuito de aumentar sua taxa de respostas e obter insights mais valiosos. Alguns artigos como dicas para o seu questionário ser respondido até o fim e uso de uma base de respondentes online exemplificam bem isso. Mas, com o crescimento e aceleração das atividades de um negócio, cada vez precisamos fazer mais coisas em menos tempo. Isso impacta diretamente também os respondentes, que  não possuem tempo livre para responder pesquisas com uma hora de duração, por exemplo.

Pensando em tudo isso, elaboramos esse artigo para entender qual o tempo de resposta por pergunta em uma pesquisa de mercado e como isso influencia as respostas.

Tempo de resposta médio em pesquisa de mercado

Não existe um tempo de resposta médio definido por pergunta. Isso porque cada tipo de pergunta demanda uma certa quantidade de tempo e esforço – além deste tempo de resposta médio variar conforme o tamanho de sua pergunta.  Por exemplo: perguntas abertas, aquelas para as quais o respondente escreve a resposta utilizando suas próprias palavras, apresentam um tempo médio de resposta mais alto se comparado com perguntas fechadas de resposta única.

Para que você consiga compreender na prática, recentemente elaboramos uma pesquisa  na plataforma de pesquisa automatizada, com foco na lista de compras de presentes para o Natal 2017. Seu questionário contemplava perguntas abertas e fechadas. Uma das perguntas fechada tinha como objetivo compreender quantos reais (R$) as pessoas estavam propostas a gastar em presentes:

Como destacado no box na parte superior direita, os respondentes demoraram em média 9s por resposta. Mas, isso é rápido ou não?

Vamos nos colocar agora no lugar do respondente. Aqui, uma primeira reflexão é necessária: quanto eu tenho para compra de presentes? Apesar de demandar alguns segundos para pensar, como a pergunta já  traz algumas opções de respostas, o tempo de resposta médio diminui, se comparado com uma pergunta aberta:

Em seguida, questionamos quem é a primeira pessoa na qual o respondente pensa na hora de comprar um presente de Natal. Uma pergunta de caráter aberta, com tempo de resposta médio de 15s – apenas alguns segundos a mais do que a questão anterior, não é mesmo?

Quiz: perguntas abertas sempre terão um maior tempo de resposta?

Não necessariamente. As perguntas fechadas, dependendo da quantidade de opções de resposta apresentadas, podem tomar mais tempo de seu respondente. Vamos fazer um teste?

Pegue o cronômetro em seu aparelho celular e prepare-se para uma pergunta:

PS: Esta mesma pergunta estava no questionário do nosso estudo de Natal. Será que, para os leitores do blog, esse número será o mesmo?

O que impacta o tempo de resposta em um questionário de pesquisa?

Vimos aqui que o tempo médio de resposta em perguntas de resposta fechada múltipla pode ser maior que em perguntas abertas. Tudo depende do nível de complexidade e quantidade de opções de resposta da pergunta do seu questionário.

Já as perguntas de resposta fechada única costumam apresentar um tempo de resposta mais rápido, na maioria dos casos. No exemplos abaixo, somente trabalhamos com 3 opções de resposta, com tempo de resposta de 8 e 5 segundos, respectivamente:

O veredito final é: não existe um tempo médio definido a partir do tipo de pergunta – ou mesmo de acordo com o tamanho do questionário. Mas, para aumentar sua segurança e garantir que seu questionário foi respondido com atenção, nossa plataforma de pesquisa automatizada permite que você visualize o tempo médio por questão do seu questionário.


Início