Qual a importância da pesquisa de mercado para um bom planejamento de comunicação?

Entenda a importância da pesquisa de mercado para os profissionais de comunicação nas etapas iniciais do planejamento estratégico.


clock
3 min
Qual a importância da pesquisa de mercado para um bom planejamento de comunicação?

Dentro da estrutura de uma agência, o departamento de planejamento é percebido como uma espécie de cérebro. Não por acaso os profissionais da área de planejamento em comunicação são conhecidos por seu olhar atento para tudo o que acontece no mundo do consumo e nos mercados de seus clientes.

Ao reunir e processar informações vindas dos mais variados lugares é que se tornam capazes de traçar as diretrizes estratégias que guiarão as marcas atendidas ao encontro de seus objetivos de Marketing.

O grande desafio dos planners, no entanto, tem sido encontrar informação de qualidade. Dados mapeados em fontes de dados secundários, por exemplo, são sempre uma boa alternativa para orientar a construção do planejamento.

Mas, quando o cliente possuí um problema muito específico ou quando as perguntas a serem respondidas estão diretamente relacionadas a hábitos e opiniões de um determinado target, a tarefa de definir uma estratégia se torna árdua. É nesse momento que os objetivos da pesquisa de mercado ficam bastante claros.

O objetivo desse post é mostrar qual a importância da pesquisa de mercado e como ela pode auxiliar os profissionais nas etapas iniciais da construção de um planejamento, além de compartilhar o que há de novo em termos de metodologia para as situações mais comuns de seu dia a dia.

Vamos lá?

Entenda qual a importância da pesquisa de mercado

Objetivos de um planejamento de comunicação

"Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”A famosa frase de “Alice no País das Maravilhas” é bastante representativa do trabalho do planejamento. Mais do que responder perguntas, cabe aos profissionais da área, em uma fase inicial, listar todas as questões sobre a marca, o segmento e os consumidores que seguem como incógnitas.

A partir daí, serão eles os responsáveis por investigar, buscando esclarecer caminhos possíveis, riscos e oportunidades de cada uma.

E, acredite: em todos os casos, os caminhos possíveis costumam ser infinitos. Cada um deles implica em esforços distintos e, consequentemente, levarão a resultados diferentes.

Como fazer essa escolha? Considerando que existe um negócio em jogo, optar por um ou por outro caminho deve ser, antes de tudo, uma escolha racional, o que só ressalta a importância do estudo de mercado.

Isso porque é objetivo central de um planejamento é traçar as diretrizes que guiarão uma marca em seus esforços de comunicação. Definição de posicionamento, de público-alvo, de propostas de valor, de conceito de branding e de frentes de ação são apenas alguns exemplos de entregas esperadas.

A importância da pesquisa de mercado para a definição da estratégia

Para orientar as escolhas, a informação é um elemento fundamental. Mas é preciso entender que, normalmente, informações pouco confiáveis levam a caminhos também incertos.

Dados secundários, obtidos a partir de pesquisas em sites, bibliografia especializada e até mesmo em pesquisas públicas são alternativas comuns por não demandarem tempo ou investimento. No entanto, assim como você tem acesso a eles, muito provavelmente o seu concorrente (ou o concorrente do seu cliente) também tem.

O mundo ideal seria, portanto, realizar uma pesquisa sob medida para cada demanda.

Outra questão refere-se à elaboração de um bom questionário. Trata-se de uma tarefa demorada e que, muitas vezes, gera insegurança, dada a importância da pesquisa de mercado, uma vez que não sabemos exatamente quais perguntas incluir, se elas estão criando algum tipo de viés e, principalmente, se serão capazes de entregar as respostas desejadas.

Nos últimos anos, a pesquisa digital chegou para transformar o segmento e oferecer soluções bem mais acessíveis, sob medida e, principalmente, em um tempo recorde de execução. Não é mais necessário ir para a rua.

Os painéis de respondentes já estão formados e reúnem pessoas prontas para responder sua pesquisa em questão de minutos. Caso tenha interesse em conhecer, o MeSeems, painel de respondentes da MindMiners, já é o maior do Brasil.

Outra tendência são as plataformas automatizadas de pesquisa. Com apenas um clique, e de acordo com seu problema de pesquisa, é possível selecionar um questionário pronto e certificado, dispará-lo para a base e acompanhar, em tempo real, a coleta das respostas.

O questionário também pode ser gerado de forma automática, garantindo que um projeto de pesquisa possa ser executado de forma completa em menos de uma semana.

Segurança para a definição do plano de ação e métricas

Uma vez concluída a pesquisa, se executada corretamente, você terá em mãos as respostas e insights que necessita para fazer escolhas e, consequentemente, traçar a estratégia do seu cliente com segurança.

Aqui os ganhos não estão relacionados apenas a tempo. Ao embasar suas decisões a partir de dados coletados junto ao consumidor, não há questionamentos na hora da apresentação e da defesa que representem perigo. Todo o seu raciocínio de planejamento estará embasado por informações confiáveis.

Agora que você já sabe qual a importância da pesquisa de mercado, que tal conhecer mais a fundo as etapas de um projeto de pesquisa? Gostou desse conteúdo? Você pode saber mais sobre pesquisa automatizada aqui.


Início