MindMiners Blog

Perfil da mulher: novos papéis

Descubra como as mulheres e seus novos papéis estão transformando a maneira como cada uma delas encara o mundo.


Independente. Mãe. Empreendedora. Dona de casa. Consumidora. Feminista. Quantas mulheres cabem dentro de uma só? E o que se passa na cabeça de cada uma delas quando o assunto é carreira, maternidade, assédio ou igualdade de gênero? Descubra isso e muito mais em nossa pesquisa sobre as mulheres e seus novos papéis.

Sabemos que cada mulher possui uma identidade própria, que é um resultado das escolhas feitas, valores e ideais construídos ao longo da vida. Mas conhecer de fato essas mulheres, saber como encaram as tarefas do dia a dia e entender como planejam seus passos em direção ao futuro faz toda a diferença na hora de uma marca pensar em como se relacionar com o público feminino.

Para isso, em nosso trabalho de pesquisa sobre as mulheres, durante quatro dias, conversamos com 1000 delas em todo o Brasil por meio de um questionário online.

Quer saber o que elas disseram? Então, vem com a gente descobrir como essas mulheres e seus novos papéis estão transformando a maneira como cada uma delas encara o mundo e, principalmente, definindo o que e de quem consomem. Venha conhecer o perfil da mulher moderna brasileira.

Boa leitura!

Jornada dupla

Apesar de 58% das mulheres entrevistadas trabalharem fora, seu dia é dividido entre o emprego e a casa. A rotina semanal de, em média, 40 horas passadas fora do lar (período integral) é somada a outras quase 10 horas dedicadas às tarefas domésticas e cuidados com a família.

Quando o assunto é a reforma da previdência, nossa pesquisa sobre as mulheres brasileiras revelou que a jornada dupla de trabalho acaba justificando a opinião das mulheres de que, por isso, elas têm o direito a se aposentar mais cedo do que os homens. Atualmente, enquanto a proposta tramita no Governo, o texto final propõe a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Ainda diante da percepção comum de que mulheres não possuem as mesmas oportunidades que os homens no mercado de trabalho, mais de 1/3 das entrevistadas afirmou já ter tido sua capacidade profissional rebaixada por ser do sexo feminino.

Motivações

Já quando se trata de igualdade no período de licença maternidade para homens e mulheres, opiniões bastante distintas são colocadas na mesa. Não há um consenso sobre qual seria a solução ideal, principalmente se considerarmos situações especiais como adoção de bebês por casais do mesmo sexo ou fatalidades como o falecimento da mãe.

Independentemente dos desafios e da preocupação com o cargo que ocupam, hoje, se tivesse que optar pela maternidade ou pela carreira, a maioria das mulheres ainda optaria pelo sonho de ser mãe. Daí a importância de tantas empresas oferecerem vantagens como, por exemplo, creches dentro de sua própria estrutura.

Essência feminina

Para falar de si mesmas e descrever o perfil da mulher moderna, elas optam por palavras que remetam à força e ao fato de não desistirem com facilidade, reforçando a ideia de que o sexo feminino passa longe de ser frágil.

Já segundo nossas pesquisa sobre as mulheres, a maternidade é encarada como um ato de doação e como a maior representação de amor. Uma espécie de missão na qual o filho passa a ser o centro do universo e da vida daquela mulher.

Apesar de vivermos novos tempos e de as mulheres terem assumido múltiplos papéis, a cobrança pela maternidade ainda se faz presente nas famílias e círculos de amizades. Muitas ainda são vítimas de preconceito por optarem por não ter filhos.

Relatório de nossas pesquisa sobre os hábitos das mulheres na íntegra

Gostou do estudo sobre o perfil da mulher moderna e seus novos papéis? Dessa vez, focamos em carreira e maternidade. Mas você pode saber o que nossas entrevistadas disseram também sobre feminismo, assédio e violência de gênero, além de conhecer as marcas e as personalidades que mais as representam.

Para ter acesso ao conteúdo da pesquisa sobre as mulheres na íntegra, como os gráficos, basta preencher o formulário abaixo:

Gostou do estudo sobre os novos papéis da Mulher?

Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, com os gráficos, basta preencher o formulário abaixo: