Páscoa 2021: comportamentos e sentimentos sobre o feriado!

Novamente comemorada durante o isolamento social, a Páscoa ainda não terá seu formato tradicional, mas será celebrada! Quer saber como será que os brasileiros se adaptaram para poder comemorar o feriado esse ano? Confira o artigo do estudo exclusivo.


clock
3 min
Páscoa 2021: comportamentos e sentimentos sobre o feriado!

Comemorada pela segunda vez durante o isolamento social por conta da pandemia de COVID-19, a Páscoa sempre é celebrada por 61% das pessoas, que não deixam de se reunir com a família e amigos para a celebração. Esse ano, principalmente com as medidas de isolamento estando igualmente rígidas e com a grande alta de casos de COVID-19 nos hospitais, a Páscoa continuará diferente do que estamos acostumados.

Para entender os novos comportamentos e sentimentos sobre a comemoração da Páscoa, a MindMiners entrevistou 500 usuários da rede social de opinião MeSeems, de todas as regiões do Brasil, faixas etárias, classes sociais e gêneros.

A comemoração pode esperar

A celebração da Páscoa é uma das maiores que temos no Brasil, sendo recheada por diversas tradições. Rituais religiosos, reuniões de família e amigos, viagens e passeios são algumas das atividades que mais são realizadas durante essa data, com um destaque especial para o almoço no domingo de Páscoa, que é a tradição mais popular segundo 59% dos respondentes.

Porém, levando em consideração o cenário pandêmico que estamos passando, as coisas serão um pouquinho diferentes e muitos deixarão a tradição de reunir toda a família e os amigos em pausa até o próximo ano, logo, 64% pretendem comemorar a Páscoa somente com quem moram em suas casas.

Parece que a Páscoa terá que esperar um pouco mais para ser comemorada com mais tranquilidade e felicidade por todos.

Mas apesar do cenário tão diferente do tradicional, 37% dos respondentes pretendem comprar peixes/frutos do mar para fazer o clássico prato principal do feriado e assim, trazer o máximo possível das tradições que costumavam ter durante a data.

E os chocolates, será que terão também esse papel de trazer mais felicidade e normalidade para a data?

O coelhinho vai vir esse ano?

É impossível falar de Páscoa sem pensar em chocolate, isso é um fato.

Neste ano, o consumo de chocolates e doces não irá diminuir significativamente quando comparado com o ano anterior. Em geral, o mesmo percentual de pessoas que consomem esses alimentos pretende manter o consumo esse ano. Então vamos saber quem leva o coração dos fãs de chocolate nessa época?

56% Costuma comprar chocolates (bombons e barras) para comemoração da Páscoa. E 49% pretende manter esse hábito em 2021.

Quando perguntamos aos nossos respondentes qual é a primeira marca lembrada quando o assunto são os ovos de chocolate, a Nestlé é a campeã!

Quando falamos de ovos de chocolate, qual a primeira marca/produto que vem à sua cabeça?

Dentre os que declararam que não iriam comprar ovos de chocolate esse ano, 55% afirma que o motivo é por conta dos preços que estão muito altos, então questionamos os respondentes: caso o preço não fosse levado em consideração, qual marca escolheriam? E assim, os produtos da Cacau Show acabaram levando a melhor, sendo os mais cobiçados pelo público:

Esqueça o preço dos ovos de Páscoa. Se você pudesse escolher qualquer marca de graça, qual você escolheria?

Além disso, o preço do produto também é considerado como o principal fator de decisão na hora de compra de um ovo de chocolate:

Por esse mesmo motivo, 33% dos respondentes afirmam que irão comprar ovos caseiros, pois além de serem mais personalizados, possuem os preços mais acessíveis.
Será que essa forma de consumir ovos de chocolate tende a crescer mais nos próximos anos? Já estamos atentos e monitorando diversos hábitos dos fãs de chocolate graças ao nosso Cluster de Chocólatras!

Chocólatras: o que fazem, como vivem, do que se alimentam?

O amor pelo doce não é a única coisa que une os fãs de chocolate, eles também demonstram ter outros padrões de hábitos diferenciados da base geral em outros cenários.

Com a certeza de que a Páscoa será diferente esse ano e 64% dos respondentes afirmando que as restrições de circulação e funcionamento dos estabelecimentos comerciais irão se manter até lá, os chocólatras precisarão ser ainda mais criativos para aproveitar as horas de lazer além do feriado, levando em consideração que seus hobbies favoritos de maior destaque da base geral incluem viajar, ir ao cinema, shows, visitar exposições de arte, shoppings, bares e restaurantes.

Tendo esses comportamentos em mente, há um excelente cenário para as marcas de chocolate fazerem novas propostas de experiências para seus consumidores.

Esses dados correspondem ao Cluster de Chocólatras da MindMiners que está disponibilizado em nossa plataforma e é baseado nas respostas de pessoas de todas as idades, regiões e classes sociais que declararam consumir chocolate no mínimo 4 vezes por semana através do nosso painel de respondentes exclusivo, o MeSeems.

Quer conhecer melhor o comportamento do consumidor de chocolate além do período da Páscoa? Saiba mais sobre os Clusters!


Início