Páscoa 2020: como a pandemia do COVID-19 pode influenciar na comemoração

As mudanças de comportamento na comemoração e troca de chocolates na Páscoa 2020 por conta da Covid-19


clock
4 min
Páscoa 2020: como a pandemia do COVID-19 pode influenciar na comemoração

Ainda que seu significado central seja religioso, assim como outras datas comemorativas, a Páscoa se tornou também um momento de encontros e reuniões familiares. Contudo, diante de algumas mudanças no cenário mundial e das recomendações de isolamento social, que ocorreram por conta da pandemia de COVID-19, a forma como as famílias brasileiras irão comemorar a data em 2020 irá mudar?

Para entender o impacto e como as pessoas irão se adaptar para essa comemoração, entrevistamos 690 usuários da rede social de opinião MeSeems, de todas as regiões do Brasil, faixas etárias, classes sociais e gêneros.

Um momento de união

De fato, os respondentes confirmam que é uma data importante para confraternizações, pois 54% costumam se reunir com familiares durante a Páscoa. Entre as principais tradições está o almoço de domingo, praticado sempre ou na maioria das vezes por 64%  dos respondentes.

44% concorda em algum grau que a Páscoa é uma oportunidade para aproveitar o feriado e viajar.

Por outro lado, em um cenário de poucas certezas, os respondentes ainda estão bem divididos sobre o que fazer ou não na Páscoa de 2020.

28% disse que não irá comemorar;
29% pretende comemorar, mas de maneira diferente;
28% pretende comemorar normalmente;
13% ainda não decidiu como irá comemorar.

Uma Páscoa mais econômica

Comparando aos anos anteriores, de maneira geral, as principais categorias de alimentos serão menos consumidas/compradas para a celebração de 2020. Além de comprar menos, o consumidor entende que esse não será um ano para investir mais em itens de alimentação específicos para Páscoa, pretendendo, na maior parte das vezes, manter os gastos ou gastar menos em relação ao ano passado.

44% dos respondentes pretendem comprar Ovos de Páscoa em 2020.
Quais desses itens você pretende comprar para a Páscoa de 2020?

Por que não seguir a tradição de comprar ovos?

Os principais motivos para quem não pretende comprar Ovos de Páscoa em 2020 são financeiros. Não só pelo fato de ser um momento de crise, no qual as pessoas tendem a gerenciar melhor gastos, mas também pelo preço desses itens, que parecem não agradar o consumidor.

48% afirmou que os preços estão muito caros;
25% afirmou estar desempregado/economizando.

Outro motivo que surgiu de maneira espontânea foi o fato de estarmos passando por uma pandemia de coronavírus (COVID-19), o que afetou não só o lado financeiro, mas também a mobilidade para realizar essa compra.

Ocorrência de respostas abertas da pergunta: "Qual(is) o(s) motivo(s) para você não comprar ovos de chocolates nessa Páscoa?"

Mesmo para aqueles que pretendem comprar Ovos de Páscoa, a maior parte parece ainda estar esperando um melhor momento para fazê-lo, pois 70% afirmou que ainda não comprou nenhum.

Apenas 15% já comprou todos os Ovos de Páscoa que queria.

Quem serão os presenteados com Ovos de Páscoa:

Para quem você já comprou os ovos de Páscoa e/ou chocolates para presentear na Páscoa de 2020?
55% dos entrevistados pretende comprar Ovos de Páscoa para menos pessoas do que comprou em 2019.

Se não pode sair, onde comprar?

Mesmo com as recomendações para que todos evitem sair de casa e aglomerações, a maior parte dos respondentes que já compraram ovos de páscoa fizeram em Supermercados/Hipermercados. Isso pode ter acontecido por conveniência, já que a maior parte das pessoas precisa ir até esses locais para compras de itens básicos de alimentação e higiene pessoal, ou então uma antecipação das compras, que podem ter ocorrido antes das ações de quarentena/isolamento social.

Onde você comprou os Ovos de Páscoa/chocolates para presentear na Páscoa desse ano?
21% dos entrevistados pretendem comprar Ovos de Páscoa por meio digital (e-commerce).

Uma Páscoa diferente?

As ações de quarentena/isolamento social determinadas para conter a pandemia do coronavírus (COVID-19) com certeza tornarão essa data diferente para a maior parte das famílias brasileiras, uma vez que já vimos que a reunião familiar é uma das principais tradições. 82% dos respondentes afirmaram acreditar que o isolamento social irá se manter até a data. Dentre eles, muitos irão cancelar ou adiar encontros familiares e viagens, mudando a comemoração para que ela seja feita apenas entre as pessoas que já moram juntas.

69% irá comemorar apenas com as pessoas que moram juntas;
47% irá cancelar encontros familiares;
37% irá adiar encontros familiares;
32% irá cancelar viagens.

E, mesmo em alguns casos em que não será possível entregar na data ou presencialmente os ovos, 35% dos respondentes que ainda vão comprar afirmaram que o farão mesmo com a continuação da quarentena/isolamento social.  O que muda agora são as formas de entregá-los aos presenteados:

Como pretende entregar os ovos/chocolate se a quarentena/isolamento continuar durante a páscoa?

E você? Já se preparou para comemorar a Páscoa remotamente?


Início