MindMiners em 10 anos

Conheça os principais marcos da MindMiners ao longo desses 10 anos fazendo história no mercado de pesquisas.


clock
5 min
MindMiners em 10 anos

Dezembro de 2023: 10 anos de MindMiners! Se tivéssemos que escolher uma palavra para representar este momento, ela seria: Impacto! O que está por trás da realização de mais de 10 mil projetos de pesquisa e mais de 50 milhões de entrevistas no MeSeems, nosso painel proprietário?

O desejo incessante de ajudar  as pessoas a prosperarem oferecendo informações valiosas para suas decisões

Hoje podemos contar uma história de evolução, que é alicerçada em pilares escolhidos cuidadosamente para respaldar a nossa cultura e nosso modelo de negócio: Competência, Autonomia, Cooperação, Impacto e Autenticidade.

Em toda a construção do nosso trabalho, essas são as bases que nos permitem evoluir para transformar o mercado da pesquisa.

E evoluímos! Desde a criação do CNPJ do MeSeems, o painel que é a alma da MindMiners,  (dezembro/2013) até o recorde de mais de 5 milhões de usuários cadastrados no app, muita água rolou. E “tá rolando!”, como costuma brincar um de nossos fundadores, o Lucas.

Mas por que o MeSeems é o coração da MindMiners? Pois foi com ele que iniciamos; é por meio dele que iniciamos trazer disrupção para o mercado. De lá pra cá, já conseguimos coletar mais de 50 milhões de respostas para projetos de marcas como Itaú, Nestlé, Ambev, Natura, Heineken, Riachuelo, BRF e Vivo.

E como ajudamos essas e muitas outras marcas a contar suas histórias ao longo desses 10 anos, hoje viemos contar um pouquinho de como foi (e está sendo) a nossa também. Mergulhe na jornada dos principais marcos da MindMiners.

2013: O start com MeSeems - para mais Autenticidade

Estar inconformado com a maneira como as coisas são feitas é o pano de fundo para muitas iniciativas que vemos por aí. Esse também foi o sentimento de três jovens que queriam conversar com consumidores para desvendar aspectos do comportamento de uma forma diferente do que costumava ser praticado pelo mercado naquela época.

O principal desejo era garantir agilidade na realização de pesquisas e possibilitar sua democratização na realização de projetos.

As cabeças jovens, inovadoras e inconformadas de Renato Chu, Lucas Momm e Thomas Vilhena, fundadores da MindMiners, se juntaram para fazer a diferença e trazer impacto para o mercado de pesquisa ágil.

Hoje, além de um negócio estruturado que permitiu toda a evolução nesse modelo de pesquisa, ultrapassamos a barreira das metodologias “quanti”. Mas isso é apenas um spoiler por enquanto e você vai conferir mais detalhes ao final.

2014 - 2015: MeSeems vira app - o resultado da Cooperação

2014, ano seguinte à fundação, foi cheio de marcos importantes para essa trajetória: fechamos nossa primeira parceria (o GRAACC), firmamos nosso primeiro contrato e lançamos o aplicativo MeSeems para Android e iOS. O MeSeems é nosso painel de respondentes proprietário, exclusivo e que permite conectar pessoas por todo o Brasil.

Com nosso constante desejo por evolução e impacto, continuamos em busca de crescimento e, em 2015 alcançamos a marca de 100 mil usuários no app lançado no ano anterior.

Esse foi um período de ganho de maturidade de negócio, onde entendemos que só com Cooperação o MeSeems alcançaria esse marco, e criamos também os primeiros grupos de discussão no painel. Junto disso, alcançamos nosso primeiro R$1 milhão em receita, em dezembro de 2015.

2017: um ano, muitos marcos - o valor do Impacto

À medida que conquistou espaço no mercado de pesquisas, a MindMiners deu vários saltos importantes em sua história, mas 2017 foi diferente. Foi um ano marcante porque tivemos uma novidade em nosso branding.

A marca MeSeems, que até então era usada para nomear o painel de respondentes e a startup, passou a ser utilizada apenas para o painel. Sentimos a necessidade de criar uma nova marca para nos comunicarmos com o mercado B2B e, assim, nos diferenciarmos e fortalecermos relacionamentos.

Nesse ano, lançamos:

  • a marca MindMiners;
  • a nossa plataforma de pesquisas;
  • a nossa querida news Questione Mais (e se em seis anos você ainda não conhece ou não é assinante, tá perdendo tempo, hein?);
  • a primeira HAC (que nasceu como “Next”), o principal evento de insights para o mercado, e
  • o primeiro estudo original MindMiners — com o tema “Os novos papéis da mulher”.

Todos esses processos passaram e ainda passam por transformação ano após ano. Desde a nossa plataforma de pesquisas até o nosso evento anual mais importante, buscamos constantemente formas de evoluir o nosso trabalho e impactar a vida das pessoas.

E vem muito mais novidades por aí, afinal, nos questionamos sempre e vamos em busca de respostas para evoluir e transformar todos os dias a nossa marca!

2020 - 2022: Levels acima - remando sempre pela Competência

Como muitas empresas brasileiras, em 2020 iniciamos nossa adequação à LGPD, processo essencial para garantir a segurança, integridade e respaldo legal a dados de clientes, parceiros e nossa base de respondentes, que à essa altura já ultrapassava 1 milhão de usuários cadastrados.

Em 2020, também lançamos as nossas metodologias de pesquisa e a versão MVP da ferramenta Clusters.

Nossa plataforma foi ganhando robustez, novas features. Tudo para oferecer sempre a melhor solução de consumer insights. Clusters também sofreu mudanças e melhorias, sendo apresentado oficialmente ao mercado em 2022, com o lançamento em uma das edições da HAC que mais marcaram a história da MindMiners, com o tema Brasilidades.

Com tantos desafios pelo Brasil, tantas brasilidades em um único país e tantas oportunidades para as marcas se conectarem com milhares de perfis de consumidores, essa foi ou não uma estreia de sucesso?

2023: muitas evoluções - foco na Autonomia

Dez anos se passaram desde a abertura daquele CNPJ, lembra? E aquela primeira celebração pelos 100 mil usuários, cedeu a vez para que 2023 fosse o marco dos 5 milhões. Sim, hoje são mais de 5 milhões de pessoas registradas em um dos apps de pesquisa mais bem avaliados do Brasil.

Mas não só esse é o motivo de celebração e que faz de 2023 um ano super especial para a 1ª década da MindMiners. Acompanhe quantas realizações têm nos transformado em uma empresa diferente dos demais players de pesquisa:

Realização de pesquisas qualitativas

Entre os objetivos, está a necessidade de ajudar clientes com demandas para esse tipo de projeto, muito solicitado, combinando diferentes e mais aprofundadas abordagens de pesquisa. Ou seja: agora na MindMiners, Quali e Quanti andam juntas!

Lançamento da Comunidade para Profissionais de Consumer Insights do Brasil

Esse é um espaço exclusivo para apaixonados por pesquisas e pelo comportamento dos consumidores. É um canal de trocas, aprendizados, networking e muita parceria.

Reestruturação de Clusters e das metodologias

Em especial, uma que tem se tornado cada vez mais essencial para marcas conectadas e inovadoras, a Influence Mapping. Ela foi lançada em 2021 com o nome de Celebrity Screener e se expandiu, ganhando novas possibilidades para ajudar as marcas a identificar os influenciadores com mais fit para representá-las.

Lançamento de metodologia automatizada na plataforma

Com o MaxDiff, uma funcionalidade que leva as análises de preferência e importância para o próximo nível, já que permite entender conceitos, preferências e imagens de marca, características do produto, ou claims publicitários. Eu ouvi autonomia?

E por falar em autonomia, ela sempre esteve no nosso DNA. Nosso modelo de DIY (Do it yourself) tem permitido cada vez mais que nossos clientes consigam realizar pesquisas de forma autônoma, flexível e de acordo com as necessidades de cada projeto.

Isso quer dizer que com a MindMiners não é preciso ficar preso a metodologias mais engessadas e que não permitem a customização ideal de cada demanda.

No modelo DIY, o fluxo da pesquisa ganha muito mais agilidade e granularidade, sem impactar na qualidade das respostas — fator essencial para ajudar a entender qual, exatamente, é a questão que precisa ser observada para a marca implementar suas ações.

O céu é o limite

Nesses 10 anos, a MindMiners segue comprometida com sua evolução constante e inovação, evoluindo, se transformando e impactando o mercado de pesquisas pelo Brasil. Além do aprimoramento das metodologias e de todos os nossos serviços, em 2024 também estaremos com novo site.

Se em 10 anos construímos tudo isso, nosso desejo é ir ainda mais longe, abrindo portas para que mais empresas possam questionar mais e fazer a diferença na vida de seus consumidores.

Se você chegou até aqui é porque, de alguma forma, acredita no nosso trabalho. À quem torce pelos próximos 10, muito obrigada!E se você ainda não conhece nosso site atual, onde mostramos como funcionam os nossos serviços, aproveite para conhecer!


Início